Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Programação 2024: 6 tendências para o futuro

O universo da programação está em constante evolução e mutação, impulsionado por tendências que prometem remodelar o panorama empresarial nos próximos cinco anos.

Plataformas no-code, inteligência artificial, DevOps e segurança são apenas alguns dos elementos que definem este novo paradigma, onde a agilidade, a eficiência e a inovação são os pilares do sucesso.

Programação em 2024: 6 tendências que moldam o futuro empresarial

1. Ascensão das Plataformas No-Code:

As plataformas no-code permitem que profissionais sem conhecimentos de programação criem soluções completas e eficientes, democratizando o desenvolvimento de software e reduzindo a dependência de equipas de TI. A Masterlink, por exemplo, destaca a importância desta democratização, que “aumenta a capacidade de resposta às exigências do mercado, reduz os estrangulamentos de desenvolvimento e permite pipelines de entrega contínua mais simplificados.”

2. Inteligência Artificial e Machine Learning:

A IA está a simplificar os processos de desenvolvimento, automatizando tarefas e trazendo inteligência aos negócios. A simbiose entre IA e plataformas no-code facilita a criação de aplicações personalizadas com recursos avançados, como análise de dados e modelação preditiva.

3. Hybrid Cloud e Arquitetura de Microserviços:

A programação em 2024 será híbrida, integrando soluções locais e na nuvem. A Masterlink aponta para a versatilidade das plataformas no-code e low-code como potenciadoras do desenvolvimento multiplataforma, permitindo alcançar um público mais vasto. A arquitetura de microsserviços complementa esta flexibilidade, tornando as aplicações mais modulares e adaptáveis.

4. DevOps em Alta:

A integração de DevOps melhora a colaboração entre desenvolvimento e operações, encurtando os ciclos de desenvolvimento e garantindo um pipeline de entrega contínuo. As plataformas no-code e low-code facilitam a implementação de DevOps, quebrando silos dentro das organizações e permitindo que as empresas respondam rapidamente às mudanças do mercado.

5. Segurança e Conformidade Inerentes:

A segurança e a conformidade serão elementos intrínsecos ao desenvolvimento de software em 2024. A integração de medidas de segurança desde o início do processo garante a proteção das aplicações contra vulnerabilidades. A conformidade com as regulamentações também será crucial para o sucesso das empresas.

6. Personalização para Agilidade e Competitividade:

As aplicações personalizadas serão a norma, permitindo um ajuste perfeito entre as soluções de software e os objetivos de cada empresa. As plataformas no-code e low-code simplificam a criação de soluções à medida, sem a necessidade de equipas altamente qualificadas.

Nuno Rosa, Diretor de Marketing e Operações na Masterlink, reforça o impacto das plataformas no-code: “Temos um crescente número de empresas a recorrer à Plataforma Masterlink para otimizar, simplificar e agilizar as mais distintas áreas de negócios. O facto de empresas privadas e públicas nos procurarem para estas soluções mostra que a tecnologia no-code tem o potencial de transformar por completo o universo de desenvolvimento.”

As tendências em programação para 2024 indicam um futuro mais ágil, eficiente e inovador para as empresas. A adoção de plataformas no-code, IA, DevOps e outras tecnologias será fundamental para garantir a competitividade no mercado global.

Outros artigos interessantes:

  • Satélite português Aeros MH-1 faz contacto com a Terra!
  • Microsoft e NVIDIA impulsionam inovação em saúde e ciências da vida
  • Pedidos por Patentes Europeias batem recorde em 2023


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Programação 2024: 6 tendências para o futuro

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×