Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Satélite português Aeros MH-1 faz contacto com a Terra!

Após uma semana em órbita, o nanossatélite português Aeros MH-1 finalmente fez contacto com a Terra através do teleporto de Santa Maria, nos Açores. A comunicação foi estabelecida hoje, dia 19 de março, às 14:54:19, marcando um momento histórico para o país.

Com apenas 4,5 kg, o Aeros MH-1 é um pequeno gigante que irá observar os oceanos, com especial atenção ao Atlântico, durante os próximos três anos. A sua posição privilegiada a 510 km de altitude, ligeiramente acima da Estação Espacial Internacional, permitirá uma análise aprofundada dos fenómenos oceânicos, contribuindo para uma melhor compreensão dos ecossistemas marinhos e dos padrões climáticos.

Uma missão com ambições

O Aeros MH-1 é o segundo satélite português a ser enviado para o espaço, depois do PoSAT-1 em 1993. No entanto, este nanossatélite representa muito mais do que apenas um sucessor. Ele é a “ponta de lança” de um ambicioso projeto de regresso de Portugal ao espaço, com a construção de uma constelação de satélites dedicada à monitorização do Atlântico.

O projeto, com um investimento total superior a 200 milhões de euros, envolve várias empresas e instituições académicas portuguesas, assim como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O centro de engenharia CEiiA, em Matosinhos, será responsável por processar os dados e as imagens recolhidas pelo Aeros MH-1, que serão posteriormente utilizados para diversos estudos científicos.

Um futuro promissor

O sucesso do Aeros MH-1 abre portas a um futuro promissor para a indústria espacial portuguesa. A missão demonstra a capacidade do país para desenvolver e operar tecnologia espacial de ponta, e coloca Portugal na rota para se tornar um player relevante no panorama espacial internacional.

Com o Aeros MH-1 agora em órbita e a funcionar a pleno vapor, podemos esperar ansiosamente pelas primeiras imagens e dados recolhidos pelo nanossatélite. Estes dados irão certamente contribuir para uma melhor compreensão do nosso planeta e dos desafios que enfrentamos, e ajudarão a construir um futuro mais sustentável para todos.

Acompanhe a missão

Para acompanhar a missão do Aeros MH-1 em tempo real, pode visitar o site da plataforma. Lá, você pode ver a posição do nanossatélite na sua órbita, assim como outras informações relevantes sobre a missão.

Este é um momento de grande orgulho para Portugal, e todos estamos ansiosos para ver o que o Aeros MH-1 irá conseguir nos próximos anos.

Outros artigos interessantes:

  • Teclado mecânico Logitech POP Keys com desconto imperdível: 50€ mais barato!
  • Lisbon Digital School lança especialização em Gaming e eSports
  • Asus patrocina NOS Alive em ano de vários prémios


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Satélite português Aeros MH-1 faz contacto com a Terra!

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×