Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Portugueses batem recorde de patentes em 2023

Empresas e inventores portugueses registaram um número recorde de 329 pedidos de patentes na Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2023, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior.

Este crescimento reflete o ambiente de inovação cada vez mais dinâmico no país, com a tecnologia informática, a tecnologia médica e as “outras máquinas especiais” a liderarem os setores com mais Pedidos.

A NOS Inovação, a Universidade do Porto e a Sword Health destacaram-se como os principais requerentes de patentes, enquanto a participação de mulheres inventoras atingiu 52% dos pedidos, colocando Portugal em segundo lugar entre os Estados-Membros da OEP. A região Norte liderou o ranking regional, com 48% do total de pedidos.

Análise por setores de atividade:

  • Tecnologia informática: Este setor continua a ser o líder em termos de pedidos de patentes em Portugal, com 21% do total em 2023. A NOS Inovação foi o principal requerente neste setor, com 27 pedidos.
  • Tecnologia médica: Este setor também se destacou, com 18% dos pedidos de patentes. A Universidade do Porto foi o principal requerente neste setor, com 15 pedidos.
  • Outras máquinas especiais: Este setor registou um crescimento significativo em 2023, com um aumento de 94% nos pedidos em relação ao ano anterior. A Sword Health foi o principal requerente neste setor, com 12 pedidos.
  • Outros setores: Outros setores relevantes em termos de pedidos de patentes em Portugal incluem a química (10%), a engenharia mecânica (8%) e a biotecnologia (7%).

Top 10 de requerentes de patentes:

  1. NOS Inovação (34 pedidos)
  2. Universidade do Porto (28 pedidos)
  3. Sword Health (25 pedidos)
  4. Universidade de Aveiro (16 pedidos)
  5. Instituto Politécnico de Leiria (14 pedidos)
  6. Feedzai (13 pedidos)
  7. Novadelta (12 pedidos)
  8. Universidade do Minho (11 pedidos)
  9. Abyssal (10 pedidos)
  10. Oli Sistemas Sanitários (10 pedidos)

Participação de mulheres inventoras:

O Patent Index 2023 da OEP revela que 52% dos pedidos de Patentes provenientes de Portugal em 2023 nomearam pelo menos uma mulher como inventora.

Este valor é quase o dobro da média dos 39 Estados-Membros da OEP (27%) e coloca Portugal em segundo lugar entre todos estes Estados, sendo apenas ultrapassado pela Sérvia.

Desempenho regional:

A região Norte de Portugal continua a liderar o ranking regional em termos de pedidos de patentes, com 158 pedidos registados na OEP em 2023, o que representa 48% do total. Segue-se a região Centro (73 pedidos) e Lisboa (72 pedidos). A região Centro registou uma queda de 29% nos pedidos de patentes em 2023, em comparação com o ano anterior.

Patente Unitária:

A Patente Unitária, lançada em junho de 2023, permite aos inovadores obter proteção de patente em 17 Estados-Membros da UE com um único pedido. Desde o lançamento do sistema, os requerentes portugueses solicitaram a proteção da patente unitária para 56,9% das suas patentes europeias concedidas em 2023, um total de 78 pedidos. Esta é a segunda maior taxa de adesão entre todos os países da UE, e muito acima da média da UE de 26,2%.

Tendências globais:

A OEP recebeu 199 275 pedidos de patentes em 2023, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão, a China e a República da Coreia foram os principais países de origem dos pedidos. A República da Coreia entrou no top 5 pela primeira vez, enquanto os pedidos da China mais do que duplicaram desde 2018.

Para mais informações, consulte o Patent Index 2023 na íntegra em epo.org/patent-index2023.

Conclusão:

O recorde de pedidos de patentes em Portugal em 2023 é um indicador positivo do crescente ambiente de inovação em Portugal

Outros artigos interessantes:

  • IA Generativa: A nova fronteira da cibersegurança
  • Intel lança processador i9-14900KS: o mais rápido do mundo
  • Consumidor português valoriza reputação das marcas


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Portugueses batem recorde de patentes em 2023

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×