Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Pedidos por Patentes Europeias batem recorde em 2023

O Instituto Europeu de Patentes (EPO) registou um número recorde de Pedidos de patente em 2023, com 199.275 solicitações, um aumento de 2,9% em comparação com o ano anterior. Este crescimento reflete a vitalidade da inovação global, especialmente em áreas como as tecnologias digitais e energéticas.

Os dados do Índice de Patentes demonstram que a inovação se manteve dinâmica a nível global em 2023. O EPO foi incumbido de examinar mais pedidos do que nunca, o que comprova a atratividade do mercado de tecnologia europeu e a alta qualidade dos nossos produtos e serviços.

António Campinos, Presidente do EPO

Patentes Europeias: Destaques por áreas tecnológicas

As áreas de comunicação digital (incluindo tecnologias de redes móveis), tecnologia médica e tecnologia informática lideraram em termos de volume de pedidos de patente em 2023.

No entanto, o crescimento mais significativo foi observado no campo da maquinaria, aparelhagem e energia elétrica (+12,2% em relação a 2022), impulsionado por invenções relacionadas a energias limpas, como baterias (+28%). A biotecnologia também apresentou um crescimento positivo (+5,9%).

Panorama global e europeu

Os Estados Unidos, Alemanha, Japão, China e Coreia do Sul foram os principais países de origem dos pedidos de patente em 2023. As empresas e inventores dos 39 estados membros do EPO representaram 43% do total de solicitações, enquanto os 57% restantes vieram de fora da Europa.

O número de pedidos de patente originários dos estados membros do EPO também aumentou em 2023, totalizando 85.748 (+1,8%). As empresas europeias apresentaram um crescimento acima da média em áreas como comunicação digital (+10,7%), biotecnologia (+6,4%), tecnologia informática (+4,2%) e medição (+4,0%).

Em termos de crescimento dentro da Europa, destacaram-se a Finlândia (+9,2%) e Espanha (+6,9%). Em termos de pedidos de patente per capita, a Suíça liderou o ranking, seguida por vários países nórdicos.

Portugal não faz parte dos Top 50, no entanto as empresas e inventores portugueses registaram um número recorde de 329 pedidos de patentes na Organização Europeia de Patentes (OEP) em 2023, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior.

O crescimento global de pedidos de patentes europeias no EPO foi impulsionado principalmente pelo aumento significativo de solicitações da Coreia do Sul (+21%) e da China (+8,8%). A Coreia do Sul entrou no top 5 de países de origem de patentes pela primeira vez, enquanto as solicitações da China mais do que dobraram desde 2018.

Huawei lidera ranking de empresas

A Huawei manteve a liderança no ranking dos solicitantes de patentes europeias no EPO em 2023, com um aumento significativo de pedidos para mais de 5.000. As empresas Samsung e LG ocuparam o 2º e 3º lugar, respectivamente.

Outras informações relevantes

  • Importância das patentes para pequenas empresas: 23% dos pedidos de patente originários da Europa em 2023 foram feitos por inventores individuais ou pequenas e médias empresas (PMEs). O EPO oferece reduções de taxas para incentivar a participação de PMEs no sistema de patentes.
  • Contribuição das mulheres: 27% dos pedidos de patente originários da Europa em 2023 nomearam pelo menos uma mulher como inventora. Espanha, França e Bélgica foram os países com a maior proporção de pedidos de patente com inventoras.
  • Sucesso do novo sistema de Patente Unitária: Desde o seu lançamento em junho de 2023, 17,5% de todas as patentes europeias concedidas solicitaram proteção unitária, demonstrando a popularidade do sistema entre os inventores.

Conclusão

O ano de 2023 foi um ano recorde para o EPO, com um aumento significativo de pedidos de patente em áreas inovadoras como as tecnologias digitais e energéticas. A Europa, apesar de ter apresentado um crescimento menor que a China e a Coreia do Sul, ainda se destaca no cenário global de inovação.

Para mais informações leia o Patent Index 2023 na íntegra.

Outros artigos interessantes:

  • Portuguesa Neuraspace conquista gigante dos satélites
  • Google Drive ganha, finalmente, o tão desejado modo escuro


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Pedidos por Patentes Europeias batem recorde em 2023

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×