Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gmail aperfeiçoa encriptação e facilita identificação de riscos

O Gmail, um dos serviços de correio eletrónico mais versáteis do mercado, com aplicações robustas para web e dispositivos móveis, está sempre em busca de melhorias. A Google tem vindo a implementar funcionalidades de IA gerativas em toda a sua suíte de aplicações Workspace, e o Gmail não é exceção. As mais recentes novidades focam-se na encriptação do lado do cliente (Client-Side Encryption ou CSE), com duas funcionalidades novas que prometem facilitar a identificação de anexos de risco e contactos que não têm o CSE ativado.

Destacar quem não pode receber e-mails encriptados

Os utilizadores que não conseguem receber e-mails encriptados serão identificados com um chip vermelho. Se estiveres a enviar um e-mail encriptado para alguém que ainda não tem essa funcionalidade, o nome desses contactos será realçado a vermelho. O mesmo acontece para os contactos em cópia (campo CC). Segundo o blogue do Workspace, o e-mail não pode ser enviado até que os destinatários inelegíveis sejam removidos.

Identificação aperfeiçoada de ficheiros perigosos

A segunda novidade do Gmail é a identificação melhorada de ficheiros ou anexos considerados perigosos. O Gmail já bloqueia certos tipos de ficheiros em e-mails, retornando a mensagem “Esta mensagem foi bloqueada porque o seu conteúdo apresenta um potencial problema de segurança” sempre que um e-mail contém um ficheiro de um dos tipos bloqueados mencionados na página de suporte da Google.

Contudo, esta nova funcionalidade vai um passo além. O Gmail agora pode “verificar automaticamente” os e-mails CSE recebidos em busca de qualquer um dos tipos de ficheiros restritos. Os utilizadores não conseguirão descarregar o ficheiro, e um banner acima dos anexos explicará o motivo do bloqueio.

Quem pode usar a encriptação do lado do cliente?

A CSE no Gmail ainda é limitada às contas Google Workspace Enterprise Plus, Education Plus e Education Standard. Logo, se tiveres uma conta gratuita, não poderás aceder a estas funcionalidades de segurança. Os utilizadores e organizações elegíveis deverão encontrar estas novas adições à encriptação do lado do cliente no Gmail nas próximas semanas.

Outros artigos interessantes:

  • Aproveita: Xiaomi Redmi Pad com um desconto imperdível
  • Programa Colmeia tem meio milhão em Matosinhos para transição energética
  • Moody’s e Microsoft apostam em soluções de IA generativa


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Gmail aperfeiçoa encriptação e facilita identificação de riscos

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×