Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Google Pixel 8: a alternativa ao Samsung DeX?

No mundo frenético dos smartphones, há uma novidade à espreita para os fãs da Google. Pelo que se conta nos bastidores, o próximo Google Pixel 8 promete revolucionar a forma como usas o teu smartphone, trazendo consigo uma funcionalidade similar à plataforma DeX, originalmente lançada pela Samsung com a série Galaxy S8 em 2017.

Um vislumbre sobre a Samsung DeX

Em resumo, a Samsung DeX é uma plataforma que permite ampliar a funcionalidade do teu smartphone ou tablet, transformando-os numa espécie de computador de bolso. Para tal, só precisas de ligá-los a um ecrã. Agora, o Google Pixel 8 pode estar prestes a oferecer um recurso semelhante.

Uma aposta na versatilidade

Nas últimas versões, a Google tem vindo a enriquecer de forma constante as funcionalidades da linha Pixel. Os recentes Pixel Fold e Pixel Tablet são disso exemplo. E não parece que vão parar por aqui.

Segundo fontes internas da Google, o Pixel 8 vai estar equipado com o processador Tensor G3, mais potente do que os seus antecessores. E como a Google está a apontar as baterias para os utilizadores que buscam maior rendimento, faz todo o sentido que estejam a pensar em introduzir algo ao estilo do DeX.

O modo alternativo USB DisplayPort

Este é um recurso que pode transformar o Pixel 8 numa autêntica estação de trabalho portátil. O USB-C, introduzido pela USB-IF em 2014, foi desenhado para ser extensível e versátil. Com suporte para o modo alternativo, as tomadas USB-C com 12 ou 24 conectores (para oferecer reversibilidade) permitem velocidades altas e suporte para diferentes aplicações.

Especificamente, o modo alternativo DisplayPort permite que os dispositivos USB-C se conectem a ecrãs sem a necessidade de adaptadores extra. Isto não é tão versátil quanto o ThunderBolt, já que não transmite o PCIe (o mesmo conector usado para a placa gráfica do PC), mas é ainda assim uma opção útil para dispositivos que não têm espaço para HDMI ou uma porta de display dedicada.

O que pode fazer o Pixel 8 com o DisplayPort?

Há duas ideias principais que circulam. Uma delas é o suporte para ecrã externo, permitindo estender a funcionalidade do teu smartphone. No entanto, existem já opções para enviar o ecrã do teu smartphone para um ecrã externo de forma sem fios.

A outra ideia, mais significativa, é a introdução de um “modo de desktop” no Google Pixel 8. Este conceito não é novo e já foi tentado por várias empresas, com destaque para a Samsung com a DeX. O desafio da Google será garantir que a implementação deste modo permita realmente aumentar a produtividade dos utilizadores.

E parece que a Google já se encontra a trabalhar nisso, com as recentes versões beta do Android 14 a terem suporte para o modo alternativo DisplayPort USB-C. Assim, com o lançamento do Google Pixel 8 com o Android 14, a Google pode finalmente introduzir esta funcionalidade.

Agora, resta-nos aguardar para ver como a Google vai implementar esta funcionalidade. Mas uma coisa é certa: este é um desenvolvimento entusiasmante para qualquer amante de tecnologia.

OUtros artigos interessantes:

  • Xiaomi 13 Ultra ao melhor preço que vais conseguir encontrar! (tempo limitado)
  • xPortal: o futuro do universo digital na ponta dos teus dedos (review 2023)
  • OnePlus Nord 3 revelado em vídeo antes do lançamento


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Google Pixel 8: a alternativa ao Samsung DeX?

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×