Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Por que ter uma experiência de alta gastronomia pelo menos uma vez?

Mais do que realçar texturas e sabores das refeições, esse conceito de Alta Gastronomia procura oferecer uma experiência completa ao cliente

Não há quem não goste de degustar uma deliciosa comida. Pode ser a comida da mãe, aquela que você prepara após anos aprimorando ela ou do seu restaurante favorito: a verdade é que quando a fome aperta, nada como saciá-la com uma refeição preparada.

Entretanto, a Alta Gastronomia procura ir além. Presente em restaurantes chiques, hotéis de luxo e resort exclusivo, ela mira muito mais do que entregar um mero prato delicioso: toda a experiência da refeição é feita com muito esmero. Não sabe do que se trata e porque você deveria experimentá-la? Entenda melhor no texto abaixo.

O que é alta gastronomia?

Primeiro, vale entender, afinal, o que é alta gastronomia. Trata-se de um estilo de culinária cuidadoso, no qual o preparo das refeições é feito de maneira especial, por meio do uso de técnicas inovadoras ou meticulosas, capazes de lidar desde os ingredientes mais simples até os mais sofisticados.

O objetivo deste estilo é oferecer para as pessoas uma experiência ainda mais saborosa ao comer as refeições, incorporando as refeições com sabor e textura. Além disso, a alta gastronomia também tem o intuito de proporcionar uma apresentação impactante, criando um roteiro que vai desde a escolha dos ingredientes, passando pela técnica de cozimento e termina quando o cliente tem a oportunidade de saborear o prato, tendo o seu paladar impactado.

Não é por menos que a alta gastronomia está vinculada a ambientes de luxo, como hotéis e resorts 5 estrelas, além de renomados restaurantes. Mais do que servir uma boa comida, a alta gastronomia pretende oferecer uma experiência completa e inesquecível, em que o sabor diferenciado da refeição é apenas um dos atrativos do lugar.

Quais são as particularidades da alta gastronomia?

Com o passar do tempo, o conceito de alta gastronomia foi se modificando e incorporou outros tipos de cozinha, como a cozinha contemporânea. Assim, muitas das particularidades desse conceito envolvem um “cozinhar com requinte” e que obtenha um sabor diferenciado para o cliente.

Uma das particularidades é o uso de técnicas especiais de cozimento. Isso já começa com a escolha correta dos ingredientes de um prato, além da proporção exata de cada um deles, a temperatura, a forma de bater ou diluir, a montagem do prato, ordem de cocção, entre outros. Essas técnicas também são de usos variados, indo desde escolas tradicionais e consagradas da gastronomia até inovações e experimentos para chegar no resultado desejado.

Um dos grandes diferenciais da alta gastronomia e que torna essa experiência ainda mais gostosa é o fato dela, normalmente, contar com releituras de receitas tradicionais. Com isso, os chefs podem pegar um prato típico de uma localidade e encontrar novas formas de preparo, oferecendo ao cliente uma experiência completamente diferente.

O uso de tecnologia também é uma das marcas da alta gastronomia. Os melhores exemplos incluem o uso de nitrogênio ou termocirculador para realçar texturas e sabores, além de melhorar a aparência dos pratos e também os seus odores. Já um dos segredos do ramo é a associação de ingredientes marcantes, combinando diferentes composições de ingredientes (dos mais simples até os mais sofisticados) para chegar em um novo resultado.

Qual o cenário da alta gastronomia no Brasil?

E engana-se quem acha que é preciso viajar para o exterior para experimentar a alta gastronomia. Chefs, restaurantes e receitas nacionais conquistaram reconhecimento internacional nos últimos anos, mostrando a força do cenário gastronômico nacional.

Em 2022, A Casa do Porco, restaurante em São Paulo, foi escolhido como o 7º melhor restaurante no mundo pela 50Best, a lista mais conhecida do setor. Simultaneamente, o país ocupou duas posições no topo da lista de melhores sorveterias internacionais, além do pavê ser reconhecido como um dos doces mais gostosos pela lista elaborada no site Taste Atlas.

Inclusive, São Paulo pode ostentar o título de capital nacional da pizza, sendo um dos centros globais com melhor reconhecimento do mundo nesse aspecto. O ranking 50 Top Pizza World, feito pelo guia italiano 50 Top, mostrou que três pizzas feitas na capital paulista estão entre as melhores do mundo: a Pizza da Mooca, a Leggera Pizza Napoletana e a QT Pizza Bar.

Outros artigos interessantes:

  • Como explorar as Necessidades das Personas na sua estratégia de marketing
  • Samsung Galaxy S23 FE: Porquê a ausência do processador Snapdragon?
  • Meta facilita a criação e monetização de conteúdo


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Por que ter uma experiência de alta gastronomia pelo menos uma vez?

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×