Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

GPT-5: OpenAI afirma que não para já

Contrariando as expectativas, a Openai, tecnológica reconhecida pelo desenvolvimento de modelos linguísticos de última geração, anunciou recentemente que ainda não está a trabalhar no desenvolvimento daquele que poderá ser o seu próximo projecto, o GPT-5.

A revelação foi feita pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, durante uma conferência organizada pelo Economic Times, na Índia. “Há imenso trabalho pela frente antes do GPT-5”, afirmou Altman, esclarecendo que o desenvolvimento deste novo modelo linguístico é um processo demorado e que, de momento, está longe de ser uma realidade.

Apelo à moratória no treinamento de IA

Esta decisão surge em resposta ao apelo feito em Março último por mais de mil personalidades da tecnologia, incluindo Steve Wozniak da Apple e Elon Musk, que subscreveram uma petição a solicitar um interregno de seis meses no treino de modelos de IA superiores ao GPT-4.

Este apelo à pausa no desenvolvimento de novos modelos advém da necessidade de assegurar que a implementação de IA mais sofisticada apenas prossiga quando existir a certeza de que os seus efeitos serão benéficos e os seus riscos, controláveis.

Durante a conferência, Altman aludiu à influência que este apelo teve na decisão de adiar o trabalho no GPT-5, salientando a importância de implementar mais auditorias de segurança.

Vale lembrar também que a União Europeia procura criar uma regulamentação para o ChatGPT. Os legisladores do Parlamento Europeu estão à procura da aprovação de um projeto de regulamento amplo sobre Inteligência Artificial (IA).

Recentemente, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), apresentou a sua proposta de um pacto global para gerir as tecnologias digitais, com especial enfoque no rápido avanço da Inteligência Artificial (IA).

Outras condicionantes à evolução da IA

A decisão de colocar em pausa o desenvolvimento do GPT-5 não é, contudo, apenas reflexo das preocupações de segurança. Uma parte significativa das plataformas tecnológicas utilizadas pela OpenAI para treinar os seus modelos tem demonstrado algum desagrado com o facto de a empresa tirar partido do seu conteúdo e dados disponíveis sem custos.

Em resposta, empresas como a Reddit iniciaram a implementação de planos de subscrição de API com preços elevados, especificamente direccionados ao treino de IA.

O Futuro do GPT-5

Quanto à previsão do lançamento do GPT-5, nada ainda é certo. O antecessor GPT-4 foi lançado pela OpenAI em Março passado e, segundo Altman, ainda é cedo para avançar com uma data para o próximo lançamento. “Gostaria de poder informar sobre o cronograma do próximo GPT”, lamentou o CEO da OpenAI.

Conclusão

Em suma, a decisão da OpenAI de adiar o desenvolvimento do GPT-5 ilustra a complexidade e os desafios éticos, de segurança e financeiros que o avanço da IA acarreta. Ao mesmo tempo, esta escolha reflecte uma postura responsável, que prioriza a implementação de auditorias de segurança e a gestão dos riscos associados à IA.

O futuro do GPT-5 permanece incerto, mas a decisão da OpenAI marca um momento importante no panorama da IA, que poderá incitar um maior diálogo e reflexão acerca das consequências desta tecnologia em rápido crescimento.

Outros artigos interessantes:

  • Priberam revela Monitio: Uma plataforma monitorização de media assistida por IA
  • Google atualiza chatbot Bard após I/O 2023
  • IA transforma dinâmica laboral, revela estudo da Microsoft


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

GPT-5: OpenAI afirma que não para já

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×