Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cibersegurança: Faltam mais de 3 milhões de especialistas

O panorama mundial em matéria de cibersegurança encontra-se a braços com uma preocupante carência de especialistas.

Segundo um estudo recente conduzido pela organização internacional (ISC)², que oferece treino e certificações na área, há uma falta de mais de 3 milhões de Profissionais especializados em cibersegurança em todo o mundo.

Em crescimento: a procura excede a oferta

A investigação, intitulada “Cybersecurity Workforce Study 2022“, constatou que a escassez de profissionais qualificados nesta área aumentou 26,2% em relação ao ano anterior. Isto quer dizer que, se em 2021 havia uma lacuna de 2,72 milhões de profissionais, um ano depois, esse número subiu para 3,4 milhões.

Operações em risco: um alerta vermelho

70% dos responsáveis de segurança cibernética entrevistados, num total de 11.779 de várias empresas a nível global, admitiram não dispor de pessoal suficiente na área. Esta falta de especialistas está a colocar as operações das organizações em risco moderado ou extremo de serem alvo de um ataque cibernético.

Desafios e ameaças do mundo digital

Para Fabrizio Alves, CEO da VIVA Security*, a transformação digital acelerada pela pandemia de Covid-19, a par da necessidade de proteger o ecossistema digital face a novas regulações e requisitos de conformidade, são dois dos factores que ajudam a explicar a situação. O trabalho a partir de casa e o regime de trabalho híbrido contribuíram também para o aumento da demanda de profissionais de segurança cibernética.

Fabrizio Alves, CEO da Vantix

O impacto da ciberinsegurança

Quando uma empresa se encontra desprotegida, as consequências podem ser graves, variando desde ataques digitais e roubo de informações confidenciais, até vazamentos de dados, prejudicando o financeiro e a reputação da empresa.

Mitigação da escassez de talentos: soluções em vista

Para colmatar o défice de especialistas, várias empresas no Brasil e no mundo têm investido em programas de treino e certificação para profissionais de outras áreas de TI, que requerem menos tempo para serem formados. Uma alternativa cada vez mais valorizada passa pela contratação de empresas especializadas na gestão de segurança, conhecidas como Managed Security Service Provider (MSSP).

Cibersegurança: um domínio tão delicado quanto a medicina

Na opinião de Fabrizio Alves, a cibersegurança é uma área tão sensível e requer profissionais tão capacitados quanto a medicina. Além de competências técnicas, os profissionais da área de cibersegurança devem desenvolver determinados comportamentos, comparáveis aos exigidos na área da saúde. A dedicação ao estudo contínuo, o trabalho em equipa, a liderança, a resiliência, a fluência em inglês e a capacidade de lidar com situações de crise são alguns dos atributos desejáveis.

Segurança da informação mais vulnerável com a tecnologia acessível

A tecnologia cada vez mais acessível torna a segurança da informação mais vulnerável. Quando uma empresa não dispõe de infraestrutura adequada para o controlo de dados, isso repercute-se negativamente nos clientes e stakeholders.

*A VIVA Security é especializada em simplificar as operações de segurança no dia a dia de CIOs, CISOs e profissionais de TI em geral, através de um conjunto de serviços e tecnologias estratégicas, inovadoras e disruptivas, que direcionam a um horizonte de ciber-resiliência. Para saber mais, visite: https://vivasecurity.com.br

Outros artigos interessantes:

  • Grande maioria das empresas com incidentes de cibersegurança
  • ESET revela ameaça global de malware camuflado
  • Invasão silenciosa: Spyware esconde-se em aplicações populares da Google Play


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Cibersegurança: Faltam mais de 3 milhões de especialistas

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×