Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Copywriting: o que é, funções, cursos e mitos sobre a carreira

Muito além de texto que vende, o Copywriting assume papeis importantes na nossa comunicação. Seu foco é a persuasão, porém isso não significa estar atrelado a um produto. Um bom copywriter pode passar ideias de forma encantadora ou levar a ações, como a compra ou uma subscrição. Se você quer ser copywriter, é importante conhecer as funções, Cursos e outros detalhes que abordamos neste artigo.

O que é Copywriting?

Inserido no marketing como um todo, o copywriting é o cerne do marketing digital. Afinal, a luta pela atenção em meio a tantas informações é real e um bom texto pode ser a diferença entre o clique e o scroll up. De forma resumida, podemos dizer que essa é a arte de escrever textos persuasivos que vendem ideias, produtos ou serviços. Tem como objetivo convencer a pessoa a realizar uma ação, seja comprar um produto, apoiar uma causa ou se inscrever numa lista, por exemplo.

Para isso, é preciso muito estudo e preparação, a fim de entender a persona com a qual está se comunicando e usar os meios corretos para levá-la à ação. Mas essa não é a sua única função. Vamos então nos aprofundar mais no dia a dia dessa profissão.

Quais funções copywriter pode executar?

Esse é um mercado muito amplo, portanto, as funções de um copywriter são variadas e dependem do tipo de projeto em que ele está trabalhando. Conheça alguns deles:

  • Criar títulos e descrições atraentes para conseguir clicks;
  • Escrever e-mails persuasivos, levando à conversão;
  • Criar anúncios para mídias sociais, Facebook e Google Ads;
  • Escrever roteiros de vídeos, tanto informativos quanto persuasivos, para levar a uma ação;
  • Editar artigos antigos, adequando o formato e conteúdo;
  • Escrever de forma otimizada para facilitar o artigo a ser encontrado pelo Google (SEO);
  • Trabalhar em grandes redações, avaliando a qualidade das call to actions;

Esses são apenas alguns dos trabalhos que essa função traz, sendo um universo muito amplo e que permite especializações em nichos, como tecnologia, saúde, relacionamentos e mais. Claro que para chegar a maior profissionalismo, tem que estudar muito.

Quais são os melhores cursos de Copywriting?

Se você quer se tornar copywriter, existem vários cursos disponíveis tanto gratuitos, quanto pagos. Antes de escolher, leia as avaliações e veja o que as pessoas estão achando de cada um.  Alguns dos melhores cursos de copywriting gratuitos do mercado são:

  • Os cursos de copywriting, marketing de conteúdo, e SEO da Rock Content;
  • Curso de Copywriting pra iniciantes da Udemy;
  • Curso de Marketing de Conteúdo da HubSpot.

Claro que existem centenas de conteúdos pra consumir, e-books, canais no youtube e muitos recursos disponíveis gratuitamente. É só buscar e praticar muito! E falando nisso, vamos conversar sobre alguns mitos da área.

Mitos sobre copywriting

Mas será que é só fazer os cursos e pronto, já pode se considerar uma pessoa apta para o trabalho? Por mais que muitas empresas que vendem cursos tentem passar essa ideia, não é bem assim que acontece. Para se profissionalizar na área, é preciso muita prática e estudo e isso requer repetição e busca constante pelo aperfeiçoamento.

Outro mito comum é de que copywriter só tem por objetivo vender. Isso não é uma realidade, já que a copy pode ser usada pra promover uma causa social, ajudar a mudar pensamentos arcaicos ou inadequados ou até no trabalho da imagem pessoal.

Ou seja, é um campo vasto e requer muito estudo e principalmente prática, para trazer bons resultados. Leia bastante, entenda sobre o mercado, valores pagos, outros cursos e ferramentas que possam te ajudar no seu desenvolvimento. Esperamos que este artigo tenha sido útil para você e que possa ajudá-lo a ter sucesso como copywriter.

Outros artigos interessantes:

  • Que elementos fazem parte da Jornada do Cliente?
  • 7 dicas para diminuir o Jet Lag
  • As plantas choram e o som foi gravado (com áudio)


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Copywriting: o que é, funções, cursos e mitos sobre a carreira

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×