Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Aos 106 anos é capa da Vogue

A tatuadora tradicional Apo Whang-Od é capa da revista Vogue aos 106 anos, tornando-se assim a pessoa mais velha a estrelar uma capa na conhecida revista de moda. A capa e o respetivo editorial foram publicados na edição filipina da revista.

Potografia de Artu Nepomuceno / Vogue Filipinas

Fotografada por Artu Nepomuceno, Apo Whang-Od exibe um belo rosto e os braços cobertos de tatuagens. Aos 106 anos, Apo é a guardiã de uma tradição antiga nas Filipinas. É essa tradição que a Revista Vogue explica e homenageia através da história da tatuadora que continua no ativo mesmo depois de ser centenária.

De acordo com a revista Vogue, Apo começou a praticar ainda adolescente a arte milenar da tatuagem Batok e é graças a ela que esta tradição não corre o risco de desaparecer.

106 anos e continua a trabalhar

Apo aprendeu com o seu pai e passou a sua longa vida a tatuar nos corpos de homens e mulheres os símbolos tradicionais que representam um marco importante nas suas vidas. A arte apenas pode ser passada entre familiares e aos 106 anos, Apo – também conhecida como Maria Oggay – leva já mais de uma década a ensinar as suas duas sobrinhas-netas.

A tatuadora da tribo Kalinga começou a ser conhecida no princípio do século e atualmente são muitos os que rumam às montanhas para serem marcados com os símbolos geométricos. Maria Oggay afirma que continuará a trabalhar e a marcar a pele de quantos o quiserem enquanto a sua vista estiver boa. A tatuadora apoia-se no trabalho dos sobrinhos-netos e atualmente, aos 106 anos, limita-se a tatuar os três pontos que são a sua assinatura, como se pode ler na interessante peça editorial da revista Vogue filipina, assinada por Audrey Carpio:

“Estamos na casa de Grace, onde ela e o seu primo Elyang Wigan, de 23 anos, têm tatuado os membros de um punhado de visitantes que chegaram a Buscalan naquela manhã. Mais tarde, a nova tatuagem vai caminhar algumas casas até ao local onde Whang-Od detém o pátio para conseguir a sua assinatura com três pontos, a única tatuagem que ela faz atualmente. Obter os pontos, que levam todos os cinco minutos a completar, tem sido descrito como mais doloroso do que as peças maiores feitas pelas mãos mais leves dos protegidos de Whang-Od. Mas o que é a dor, ou o risco de uma pequena infecção, quando se fez todo o caminho até aqui para ver a lenda viva em carne e osso?”

Apo Whang-Od trabalha em casa, na aldeia montanhosa de Buscalan, a 15 horas de viagem de Manila, com uma última etapa a ser feita a pé, por entre os terraços dos arrozais. À entrada, a placa em inglês: “Welcome! Whang-Od Buscalan Tattoo Village“.

“Falar sobre a beleza da humanidade”

A editora-chefe da Vogue Philippines, Bea Valdes, disse à CNN Internacional que a redação decidiu unanimemente que Whang-Od deveria ir para a capa. “Sentimos que ela representava os nossos ideais do que é belo na nossa cultura filipina”, afirmou a editora.

“Acreditamos que o conceito de beleza precisa de evoluir, e incluir rostos e formas diversas e inclusivas. O que esperamos falar é sobre a beleza da humanidade”, acrescentou Valdes.

Ao ser capa da edição filipina da revista aos 106 anos, Apo Whang-Od tornou-se a pessoa mais velha a ser capa da Vogue. O anterior recorde pertencia a Judi Densh. A atriz inglesa foi capa da revista Vogue britânica em 2020, quando tinha 85 anos.

Potografia de Artu Nepomuceno / Vogue Filipinas

O recorde agora estabelecido por Apo Whang-Od dificilmente será quebrado. Não serão muitas as pessoas com mais 106 anos capazes de serem fotografadas com a beleza e a dignidade conseguidas por Artu Nepomuceno.

Outros artigos interessantes:

  • Melbourne: Mercedes surpreendem na qualificação
  • O impacto da IA no ecossistema da Arte NFT


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Aos 106 anos é capa da Vogue

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×