Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

IA na educação: 4 pontos que merecem a nossa atenção

A aplicação da Inteligência Artificial está cada vez mais presente em diversas áreas, e a utilização da IA na Educação não é exceção. Enquanto alguns acreditam que a tecnologia facilita a compreensão de conteúdos, outros tem uma visão mais conservadora, questionando se o excesso de recursos tecnológicos pode dificultar a aprendizagem.

De acordo com Michel Arthaud, professor de Química e influenciador da Plataforma Ferretto, que oferece preparação para o Enem e vestibulares, a IA na educação permite simular comportamentos humanos relacionados à inteligência, como o raciocínio, solução de problemas, percepção e tomada de decisões. Apesar de muitos ainda acreditarem que a Inteligência Artificial é um assunto restrito à ficção científica, a verdade é que já é uma realidade presente em diversas áreas, desde a investigação científica, a saúde, a tecnologia e etc. A IA na educação também é uma realidade dos nossos dias, apresentando benefícios e desafios para Alunos e professores.

A personalização do ensino é um dos pontos mais importantes para a absorção de conteúdos. Com o uso da Inteligência Artificial, os alunos parecem demonstrar mais interesse pelos tópicos abordados, havendo uma disposição para compreender as disciplinas e ampliando as frentes de conhecimento. No entanto, é importante ter cuidado para que o método tradicional de ensino não seja completamente abandonado.

O professor Arthaud destaca 4 pontos de atenção no uso da IA na educação:

1 – Reprodução de desigualdades

O uso da IA na educação pode criar desigualdades entre aqueles que têm acesso à tecnologia e aqueles que não têm, o que pode perpetuar a exclusão educacional. É necessário garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de acesso.

2 – Dificuldade em identificar plágio

Os alunos podem-se inspirar em textos disponíveis na Internet ao realizar um trabalho solicitado pelo professor. Entretanto, é preciso tomar cuidado para evitar o plágio. Existem softwares que verificam as semelhanças entre os textos localizados na internet e os textos entregues pelos alunos, mas o uso de IA pode dificultar a identificação de plágio.

3 – Desenvolvimento de habilidades essenciais

A utilização em excesso da Inteligência Artificial pode provocar nos alunos deficiências no desenvolvimento das habilidades necessárias para a aprendizagem, como a leitura, interpretação de textos, escrita e compreensão. É importante haver um equilíbrio entre o estudo tradicional e tecnológico, para que todas as capacidades sejam desenvolvidas de forma correta.

4 – Falta de contato pessoal

Por mais que a IA na educação possa ser uma revolução, é importante considerar que os planos de ensino podem ser afetados de forma direta ou indireta. A tecnologia reduz o tempo de planeamento para a criação de uma aula, mas pode reduzir a interação direta entre professores e alunos. É preciso ponderar os prós e contras do uso da IA na educação.

“A Inteligência Artificial tem muito a contribuir com a educação e o desenvolvimento dos alunos, desde que sua implementação seja cuidadosamente pensada e discutida pelas instituições de ensino”.

Michel Arthaud, professor de Química e influenciador da Plataforma Ferretto

A Educação é uma das áreas que, sem dúvida, mais benefícios pode obter com a utilização da Inteligência Artificial, mas é importante ter cuidado para garantir que a tecnologia seja usada de forma responsável e equilibrada. Ao reconhecer os benefícios e desafios da IA na educação, é possível aproveitar ao máximo as vantagens que ela oferece e garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver de forma igualitária.

Outros artigos interessantes:

  • FCT NOVA selecionada para investigar chatbots multimodais da Amazon
  • Como as redes sociais interferem no comportamento humano
  • Explorando o Top 7 de Tecnologias do Futuro


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

IA na educação: 4 pontos que merecem a nossa atenção

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×