Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Inteligência Artificial no mercado das criptomoedas: promessas e ilusões

A inteligência artificial (IA) pode potencialmente aumentar a transparência e a descentralização no mundo da finança descentralizada (DeFi). Análises preditivas, automação inteligente de contratos, pontuação de crédito e outras aplicações parecem promissoras. Contudo, devemos ser realistas nos nossos objetivos de IA e evitar reduções desnecessárias na responsabilização e tomada de decisões humanas, bem como objetivos irrealistas para obter lucros fáceis.

Neste artigo adaptado da Binance Academy vamos abordar a forma como a IA pode influenciar o mercado das criptomoedas.

Introdução

A inteligência artificial (IA) é facilmente uma das tecnologias mais cativantes do mundo aos olhos do público. Parece ter o potencial de mudar tantos aspetos das nossas vidas e a blockchain e a indústria cripto não são diferentes.

No entanto, temos de gerir cuidadosamente as nossas expectativas. Embora a IA traga muitas promessas, também está associada a certas ilusões; e só identificando os locais naturais para uma potencial inovação é que podemos implementar com sucesso esta tecnologia.

O potencial da Inteligência Artificial na DeFi 

Vamos começar por definir ambos os termos. Como já vimos num artigo anterior, a Finança descentralizada (DeFi) é um ecossistema de aplicações DeFi construídas em blockchains. Os produtos DeFi incluem empréstimos em criptomoeda, provisão de liquidez e plataformas de negociação descentralizadas (DEXs).

A inteligência artificial (IA), de acordo com o Dicionário Priberam, é o “ramo da ciência da computação que estuda o desenvolvimento de sistemas computacionais com base no conhecimento sobre a inteligência humana”.

Quando pensamos na Inteligência Artificial nas finanças ou no comércio, as aplicações comuns incluem software de deteção de fraudes, “bots” de transações e até “chatbots” de apoio ao cliente.

Mas o que é que liga estas duas tecnologias? À superfície, tanto a IA como a DeFi têm o poder de perturbar os sistemas financeiros tradicionais através da eficiência, transparência e acessibilidade. A DeFi mudou os produtos a que todos podemos aceder, enquanto a IA afeta a forma como interagimos com eles.

Parece haver uma oportunidade para a Inteligência Artificial melhorar a tomada de decisões e a gestão de riscos na DeFi. Mas como é que isto poderia ser feito? Podemos esperar novos produtos e serviços financeiros desenvolvidos pela IA, assim como algoritmos de negociação e mecanismos de criação de mercado.

Eis algumas formas como a IA poderia ser usada em DeFi:

Análise preditiva. A análise preditiva usa Inteligência Artificial para tentar prever resultados futuros do mercado, analisando dados históricos e aplicando-lhe modelos estatísticos. A IA pode então melhorar as capacidades de previsão através de aprendizagem automática ao longo do tempo. Em termos leigos, isto é semelhante a uma análise técnica e fundamental da IA em nome de um trader

Estas ferramentas de IA já estão disponíveis no mundo cripto e financeiro tradicional, mas agora também vemos uma oportunidade para as transações automáticas e a gestão de carteiras no setor DeFi.

Automatização de contratos inteligentes. A IA tem o potencial de aumentar a eficácia dos contratos inteligentes através da automatização. Por exemplo, um protocolo de empréstimo pode usar a IA para monitorizar constantemente o nível de garantias de um credor e prever possíveis incumprimentos antes que eles aconteçam. Esta informação poderia então ser enviada para o protocolo de empréstimo. Neste caso, a IA executaria uma função que um contrato inteligente teria dificuldades em cumprir.

Identificação de atividade DeFi desonesta. O anonimato fornecido pelos serviços DeFi pode tornar mais desafiante a escolha de comportamentos fraudulentos, um problema que a IA pode resolver olhando para as tendências em grandes conjuntos de dados para identificar atividades desonestas. O volume de transações falsas ou o movimento suspeito de liquidez, por exemplo, pode ser identificado usando técnicas de análise de dados.

Facilitar empréstimos através da pontuação de crédito. Como parte do ethos central da DeFi, os produtos descentralizados requerem pouco ou nenhum contributo humano dos emissores. No entanto, isto significa que para além dos requisitos de capital, produtos DeFi como os empréstimos em criptomoeda têm muitas vezes muito poucas ou nenhumas barreiras à entrada. 

Com uma pontuação de crédito (“credit scoring”) adequada, os emitentes de empréstimos em criptomoeda podem oferecer melhores preços aos utilizadores com registos de reembolso prováveis. No entanto, introduzir um elemento humano potencialmente enviesado neste sistema de pontuação eliminaria o aspeto da descentralização.

Uma forma de contrariar isto é implementar uma pontuação de crédito baseada em IA, que poderia analisar a carteira e o histórico de um mutuário e avaliar de forma transparente o seu potencial de reembolso.

Conselhos de investimento e gestão de carteiras. Os “bot advisors” são uma perspetiva interessante para traders e investidores nos mercados de DeFi. Uma experiência humana e interativa do utilizador aplana a curva de aprendizagem para a análise técnica e fundamental e para a análise preditiva de alto nível. Com as transações na maioria das blockchains completamente transparentes, há uma riqueza de dados para a IA analisar e usar.

Potenciais efeitos negativos da IA na DeFi

Quando olhamos para o panorama geral, podemos ver potenciais armadilhas da IA. A inteligência artificial irá sem dúvida negar a necessidade de trabalho humano em certas tarefas, o que poderá tornar certos trabalhos – e, em certa medida, também a responsabilização – obsoletos. A DeFi já é um setor desafiante para regular devido à sua natureza anónima, e envolver atores não humanos só iria agravar o problema.

Devemos também considerar as possíveis questões relacionadas com o treino da IA em conjuntos de dados limitados. Em comparação com os mercados tradicionais, a criptomoedas e outros criptoativos – e, especialmente, a DeFi – estão ainda na sua infância e como tal, temos relativamente poucos dados de longo prazo para construir uma visão equilibrada do mercado em geral.

A introdução de novas ferramentas também traz consigo riscos de segurança. Os pontos de entrada nas ferramentas de inteligência artificial e a forma como acedem aos nossos dados e carteiras também significam pontos de ataque adicionais para os hackers. E, a menos que sejam de código aberto, as ferramentas de IA são normalmente desenvolvidas por empresas privadas ou indivíduos – ou seja, a segurança destas ferramentas depende inteiramente da robustez das funcionalidades de segurança incorporadas pelos seus criadores. 

Também precisamos de pensar nos riscos de descentralização que a introdução de IA desenvolvida por privados pode trazer. Muitas vezes, há uma falta de transparência na forma exata como estas ferramentas funcionam: podemos não compreender completamente as novas atualizações ou até mesmo o que esta IA pode aceder com precisão. E, se o programador parar o suporte a esta IA, poderemos acabar por ter software redundante.

Potenciais ilusões da Inteligência Artificial na DeFi

Enquanto a IA – Inteligência Artificial – oferece oportunidades interessantes no espaço DeFi, temos de ser realistas: para tirar o máximo partido da IA na DeFi, os criadores devem concentrar-se onde ela pode fazer a diferença de forma realista. A maioria das seguintes ilusões já foram vistas no mundo financeiro tradicional, por isso devem ser fáceis de detetar no mundo DeFi:

A IA pode substituir a tomada de decisão humana. A contribuição humana é sempre necessária quando se usa uma ferramenta baseada em IA. A IA deve ser treinada e usada corretamente, e isto requer um processo mais complexo do que simplesmente “soltá-la” nos mercados sem qualquer orientação.

A IA pode resolver todos os problemas da DeFi. Embora a IA possa aumentar a transparência e a descentralização na DeFi, não é uma solução “mágica” para todos os seus problemas. Usar AI em todos os problemas possíveis não é eficiente e, de facto, pode causar ainda mais problemas.

Os sistemas de trading baseados em IA serão muito mais rentáveis. Só precisamos de olhar para sistemas já existentes em plataformas centralizadas (CEXs) para vermos que este não é o caso. Os sistemas baseados em IA têm algumas vantagens, mas não podemos garantir que sejam mais rentáveis.

A IA irá eliminar a necessidade de confiança (“trust”) na DeFi. A DeFi já funciona com um grau significativo de trustlessness, mas normalmente existem boas razões para confiar em certos casos. A IA deve abster-se de tentar substituir a extensa pesquisa sobre a fiabilidade de uma equipa de projeto ou de um fundador.

Qual é o futuro da IA na Defi?

Não há dúvida de que a Inteligência Artifical irá proporcionar avanços revolucionários no futuro. No entanto, não podemos ter a certeza da medida em que isto se aplicará à DeFi. Existe um potencial evidente para a IA tornar os serviços financeiros mais acessíveis e eficientes, o que deverá ser um objetivo a atingir. 

Isto pode ser alcançado usando a IA para melhorar a eficiência e eficácia dos sistemas DeFi na realização de previsões, gestão de riscos e automatização de tarefas de rotina. Podemos também usá-la para melhorar a experiência e segurança do utilizador.

O que não devemos esperar, no entanto, são lucros rápidos e fáceis. Se é isso que procura, quase de certeza que vai ficar desapontado. Como tal, é muito mais prático concentrarmo-nos no potencial da IA para não criar maiores lucros, mas aumentar a acessibilidade financeira e a liberdade dos utilizadores de DeFi.

Conclusão

O potencial da IA no espaço DeFi é inegável. A IA pode revolucionar a forma como interagimos com a DeFi, desde automatização de processos financeiros até previsões mais precisas das tendências do mercado.

Contudo, embora a IA na DeFi seja muito promissora, há uma série de ilusões que devem ser abordadas. Portanto, como o campo continua a evoluir, será crucial para a comunidade cripto permanecer vigilante na sua implementação de processos de IA, com noção do seu potencial mas, ao mesmo tempo, tendo o cuidado de evitar consequências indesejadas.

Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.



    This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

    Share the post

    A Inteligência Artificial no mercado das criptomoedas: promessas e ilusões

    ×

    Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

    Get updates delivered right to your inbox!

    Thank you for your subscription

    ×