Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

5 tendências para profissionais de TI em 2023

Iglá Generoso, CEO da startup de open education DIO, indica o que esperar do setor da tecnologia de informação para o próximo ano.

O próximo ano promete inovações tecnológicas incríveis. Com novas tendências a cada dia, a área da Tecnologia de Informação exige soluções disruptivas, visando principalmente o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. 

“O mercado de tecnologia já conquistou um enorme espaço nas empresas e no cotidiano das pessoas. Além disso, sabemos que ela tende a crescer e nos surpreender ainda mais com as evoluções que virão”, comenta Iglá Generoso, CEO da DIO – primeira plataforma Open Education brasileira . 

Em 2023, a Tecnologia de Informação não impactará apenas o seu setor, mas também as demais áreas, que direta (ou indiretamente) dependem da tecnologia em seus setores. “Novos recursos e ferramentas podem auxiliar em diversos ramos, como o da comunicação ou saúde, trazendo facilidade mas também novos desafios para todos”, prevê Generoso.

As 5 tendências do mercado de TI para 2023:

1 – Cidades inteligentes
A expansão das cidades inteligentes está em evidência e esse conceito vem se espalhando pelo país, com o objetivo de tornar os espaços urbanos conectados às necessidade do desenvolvimento humano e social, promovendo uma melhor qualidade de vida para a sociedade. “É algo que será interessante acompanhar, ao longo de 2023 e nos próximos anos”, comenta o executivo.

2- Ampliação do 5G
A quinta geração de Internet veio com muito mais velocidade e estabilidade, proporcionando novas oportunidades principalmente em contextos de tomada de decisão em tempo real, onde a transmissão e recepção dos Dados são cruciais. “A aplicação do 5G será cada vez mais expandida no Brasil no próximo ano”, prevê Generoso.

3- Criptografia como ferramenta de cibersegurança
A criptografia na segurança de dados tem como intuito impedir o vazamento ou acesso de hackers e pessoas mal intencionadas à informações sigilosas. “É uma ferramenta de extrema importância na atualidade, pois dificulta/restringe o uso indevido de informações e dados pessoais de terceiros”,  explica o CEO.

4 – Soluções de privacidade
Após a criação da Lei de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, o assunto sobre a privacidade digital está cada vez mais em alta nas corporações, que tiveram que se adequar à legislação. “Pesquisas apontam que 65% da população mundial terão seus dados protegidos por sistemas de privacidade digital, um crescimento expressivo em comparação aos dias atuais, uma vez que apenas 10% dos dados são cobertos por regulamentações de privacidade”, afirma o executivo.  

5 – Metaverso em evidência 
O Metaverso veio para ficar. Com a possibilidade de interação entre o mundo físico e digital, esse universo promete se expandir ainda mais nos próximos anos. Com a popularização desse tipo de plataforma, empresas, influenciadores e corporações devem se dedicar mais a esse tipo de projeto por meio de personagens virtuais. 

“Personagens virtuais têm sido uma aposta nas grandes empresas, como por exemplo, a identidade virtual da Nat, a mascote da Natura e o famoso Bahianinho,  representante das Casas Bahia. Esse tipo de interação entre o público e os avatares faz com que o consumidor se sinta cada vez mais próximo das empresas em uma realidade virtual, o que torna o atendimento mais humanizado mesmo após tantos avanços tecnológicos”, finaliza Iglá.

Sobre a DIO

Fundada em 2018, a DIO é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 900 mil profissionais de tecnologia, 1.000 instituições de ensino, 2.000 embaixadores, 500 experts e mais de 1.000 empresas conectadas por meio dos programas educacionais.

Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.

Outros artigos interessantes:

  • 10 dicas da Dynabook para proteger os computadores
  • 10 dicas para usar o cartão de crédito da melhor forma
  • Comando de voz do Google: para que serve e outras curiosidades


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

5 tendências para profissionais de TI em 2023

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×