Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você sabe como proteger o seu dinheiro da inflação?

Desde que a pandemia do coronavírus surgiu, em 2020, o quadro inflacionário (inflação) de vários países piorou bastante. Em Portugal o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi o mais alto registrado desde 1993. O recorde foi batido em maio de 2022, com aumento de 8% se comparado ao mesmo mês de 2021.

No Brasil, por exemplo, a inflação atingida também em maio de 2021 foi de 12,13%. No mesmo mês, os Estados Unidos atingiram o maior valor desde 1981, enquanto o Reino Unido também teve recorde nesse quesito, disparando o índice a 9%, o que não era visto há 40 anos. Argentina, Turquia e Rússia também enfrentam problemas financeiros, principalmente motivados por questões internas.

Tudo isso foi impulsionado desde que os governos precisaram lançar isolamentos e protocolos rígidos de distanciamento com o aumento no número de casos/mortes da Covid-19. 

Uma medida feita para priorizar a questão sanitária, tentando evitar a disseminação do vírus. Mas isso afetou diretamente a economia em diversos setores e desorganizou cadeias de produção e fornecimento de transporte, automaticamente reduzindo a oferta de muitos produtos.

A perspectiva, porém, é de que essa inflação alta em todo o mundo comece a reduzir no fim de 2022 e se mantenha em um grau mais suave no decorrer de 2023. Isso porque a maioria dos países eleva a taxa de juros, que é o principal instrumento para tentar conter a inflação. 

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse por meses que não seria necessário fazer isso. Mas veio a guerra na Ucrânia, e a tendência é que o último grande banco central tome a mesma atitude que os outros para iniciar o ciclo da alta de juros.

E diante desse cenário de desafios e também de incertezas, é possível realizar investimentos que podem proteger o Seu Dinheiro dessa montanha-russa econômica chamada inflação.

ETFs de renda fixa

Os ETFs de renda fixa ganham cada vez mais espaço no mercado. Eles replicam o desempenho de índices que acompanham títulos públicos e privados prefixados ou que estão relacionados com a inflação. Existem dois desses que acompanham a evolução da carteira de títulos indexados à inflação com prazo igual ou superior a cinco anos (“IB511” e “B5M11”). Também tem outros dois que replicam o IMA-B geral (“IMAB11” e “IMBB11”), que são formados por todos os títulos que compõem a dívida pública.

Ações de empresas consolidadas

É importante destacar que nem sempre o investidor que aplica o seu dinheiro na bolsa de valores pode estar dentro de um perfil arrojado. O ideal ao entrar neste mercado é colocar uma pequena parcela do seu patrimônio em empresas que possuem pouca oscilação de preço durante o dia e que sejam bem consolidadas no mercado.

Debêntures

Diferentemente dos títulos públicos, em que os papéis financiam o governo federal, quando o investidor compra uma debênture, ele está emprestando dinheiro para uma empresa. Algumas estão disponíveis no mercado de produtos com retorno prefixado, com taxa definida no momento da aplicação e pós-fixados, relacionados à Selic.

Fundos imobiliários

Nesse investimento, a pessoa determina quais papéis e vencimentos vão fazer parte da seleção. A carteira é composta por uma cesta de títulos públicos indexados ao IPCA, que tem o objetivo de superar um índice, que normalmente é o “IMA-B” ou o “IMA-B5”, com prazo de até cinco anos. Igual ou superior a esse período, está o “IMA-B5+”.

Uma outra opção é comprar dólar que tem correção de capital e também investir em tesouro direto, já que a última é uma das aplicações mais acessíveis para as pessoas. De forma resumida, quando você compra um título desse segmento, o dinheiro é emprestado ao governo federal, que lhe paga com acréscimos de juros em uma data estipulada.

Independentemente, os economistas destacam que é sempre bom estar atento a todas as movimentações no mercado e diversificar o patrimônio. Isso vai além de ter ações na bolsa, imóveis alugados e previdência privada.

Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • Binance continua expansão na Europa e Itália é o próximo destino
  • Ciberataques vão disparar na União Europeia muito em breve
  • Xiaomi explora tecnologia de voz para ajudar pessoas com distúrbios da fala


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Você sabe como proteger o seu dinheiro da inflação?

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×