Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que são Meme Coins?

Num momento em que há criptomoedas que estão a perder praticamente todo o seu valor, vale a pena falarmos das chamadas “Meme Coins”.

Note-se que, tal como os anteriores artigos que temos reproduzido com autorização da Binance Academy, também este é mais um artigo de divulgação e de nenhuma forma sugere que este tipo de criptomoedas possa ser um investimento seguro.

A “meme coins” são inspiradas em memes e, comparativamente às principais criptomoedas, como Bitcoin (BTC) ou Ether (ETH), costumam ser altamente voláteis. Isso provavelmente ocorre porque as meme coins são na realidade tokens direcionados à comunidade. Por essa razão, os seus preços são geralmente influenciados pelas redes sociais e pelo sentimento geral da comunidade online.

Isso costuma gerar muito entusiasmo, mas também FOMO e elevados riscos financeiros. Embora alguns traders tenham ficado ricos com meme coins, muitos perderam dinheiro devido à alta volatilidade do mercado.

Introdução

Alguns dizem que 2021 foi “o ano dos cães” para as criptomoedas. A dupla Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu (SHIB) liderou o grupo de meme coins e as duas apresentaram enormes altas de preço e capitalização de mercado. Em novembro de 2021, a DOGE apresentava um ganho de 8.000% desde o início do ano e estava em 9.º lugar, em valor de capitalização de mercado, no CoinMarketCap. A sua concorrente, SHIB, subiu mais de 60.000.000% entre janeiro e novembro de 2021.

O que são meme coins?

A Dogecoin (DOGE) foi a primeira meme coin a ser criada. Lançada em 2013 como uma paródia, foi inspirada no popular meme Doge, um cão Shiba Inu japonês.

Como já referimos, as meme coins são geralmente muito voláteis e os projetos de meme coins são voltados principalmente para a comunidade. Isso significa que podem ganhar popularidade da noite para o dia, dependendo do comportamento da comunidade online e do FOMO. No entanto, o preço também pode cair inesperadamente quando os traders voltam sua atenção para novos projetos de moedas meme.

Outra característica das meme coins é que costumam ter um fornecimento enorme, ou até mesmo ilimitado. Por exemplo, a Shiba Inu (SHIB) tem um fornecimento total de 1 quadrilião de tokens. Já a DOGE não tem um fornecimento máximo e até ao final de 2021 tinha mais de 100 mil milhões de tokens em circulação. Como os tokens meme geralmente não têm mecanismos de “queima” de moedas, a enorme oferta explica os preços relativamente baixos. Com apenas 1 dólar, é possível comprar milhões de tokens meme.

Porque é que as meme coins são tão populares?

É difícil definir razões específicas, mas alguns dizem que durante a pandemia de COVID-19, o mercado de criptomoedas cresceu à medida que os investidores individuais se queriam proteger da inflação. As meme coins também cresceram devido ao “hype” tanto em capitalização de mercado quanto em variedade.

Tudo começou com a saga da GameStop (GME) e da AMC Entertainment (AMC) no final de 2020, onde a comunidade do Reddit conseguiu elevar os preços dessas ações em até 100 vezes, em poucos meses. Em janeiro de 2021, um grupo do Reddit brincou sobre aumentar o preço da DOGE para criar uma versão equivalente cripto da GME. A tendência pegou e, com influência dos tweets do CEO da Tesla, Elon Musk, o preço da DOGE subiu. A Dogecoin atingiu um novo recorde histórico de US$ 0,73, com um aumento de mais de 2.000% em cinco dias.

No entanto, em maio de 2021, Elon Musk brincou publicamente sobre a DOGE na TV e muitos dizem que foi a causa da posterior queda de preços. Então, vários traders voltaram sua atenção para outras meme coins, como a SHIB, conhecida também como “Dogecoin killer”. Ao mesmo tempo, houve um sentimento de FOMO dos pequenos investidores em relação às meme coins, onde muitos tinham a esperança de se tornar milionários da noite para o dia. E isso gerou outra alta das moedas meme.

Outra razão pela qual os pequenos investidores consideram as meme coins atraentes é que elas normalmente custam apenas alguns centavos ou até mesmo uma fração de centavo. Tecnicamente, o preço baixo não significa muito, porque essas moedas têm valores de fornecimento enormes. Ainda assim, a sensação de armazenar (holding) milhões de unidades de uma meme coin é diferente quando comparamos com uma fração de ETH ou BTC. Com apenas alguns dólares, é possível obter milhares ou até milhões de tokens DOGE, SHIB ou Akita Inu (AKITA).

Além dos potenciais lucros, o frenesim das meme coins também é impulsionado pelos sentimentos da comunidade. Como referimos, moedas meme são inspiradas em memes populares da Internet, com o objetivo de serem divertidas e, às vezes, consideradas uma “piada interna” para uma determinada comunidade.

E, de certa forma, a compra de meme coins representa o apoio à sua respetiva comunidade. Após a saga do mercado de ações da GameStop, os traders de moedas meme, inspirados pelo subreddit SatoshiStreetBets, começaram uma batalha “David vs. Golias” para apostar contra as principais criptomoedas tradicionais. Portanto, em 2021, o mercado foi “inundado” com meme coins promovidas pela comunidade.

Potenciais riscos ao investir em meme coins

As meme coins tiveram um crescimento exponencial em 2021, mas como ocorre com todas as criptomoedas, o trading e o investimento em moedas meme oferecem altos riscos financeiros.

Primeiro, os fatores económicos (tokenomics) das meme coins podem ser preocupantes. Veja-se o Bitcoin como exemplo. Ele tem sua blockchain, um whitepaper bem escrito, um ecossistema estabelecido e uma natureza deflacionária. Além disso, vimos uma maior adoção institucional do Bitcoin nos últimos anos. Quando comparada ao BTC, a maioria das meme coins são inflacionárias e não têm um fornecimento máximo. Os seus ecossistemas, casos de uso e fundamentos são geralmente definidos por piadas coletivas da comunidade. Apenas algumas moedas meme foram desenvolvidas com tecnologia semelhante à das principais criptomoedas. Por exemplo, a tecnologia da DOGE foi derivada da Litecoin (LTC) e a SHIB foi desenvolvida na blockchain da Ethereum.

Outro risco potencial é que as moedas meme são direcionadas à comunidade e apresentam maior grau especulativo do que as criptomoedas com maior capitalização de mercado. Essa volatilidade gera grandes altas e baixas (pump and dump) inesperadas. A “vida útil” das meme coins é geralmente de curta duração. Os seus preços podem disparar com a influência de celebridades ou FOMO, ou cair inesperadamente quando a comunidade mudar o seu foco para outra moeda meme.

À medida que o mercado de meme coins continua a crescer, surgem projetos que tentam aproveitar o “hype” para aplicar golpes nos traders. Portanto, é preciso estar atento! Por exemplo, a Squid Game (SQUID), meme coin inspirada na popular série da Netflix, cresceu mais de 86.000% numa semana. No entanto, a equipa de desenvolvimento aplicou o chamado rug-pull e o preço caiu 99% repentinamente. O pior é que os holders não tinham permissão para vender os seus tokens SQUID. Portanto, é preciso ter muito cuidado e realizar a nossa própria pesquisa (DYOR) antes de fazer trades ou investir em meme coins.

As meme coins mais populares

A liderar o mercado de meme coins com a maior capitalização de mercado estão a Dogecoin (DOGE) e a Shiba Inu (SHIB). Após o sucesso da DOGE e SHIB, surgiu um grande número de moedas meme com temas de cães no mercado e os tokens destacaram-se no segundo semestre de 2021. Eis as principais:

  1. Dogecoin (DOGE)

A Dogecoin (DOGE) foi criada em 2013 pelos engenheiros de software Billy Markus e Jackson Palmer. Foi inspirada no meme de um cão Shiba Inu e pretendia ser uma criptomoeda de piada para atrair a atenção do público. Como um “fork” da Litecoin (LTC), a DOGE adota o mesmo mecanismo Proof of Work (PoW) e não tem um fornecimento máximo.

  1. Shiba Inu (SHIB)

A Shiba Inu (SHIB) é a rival da DOGE e costuma ser apelidada de “Dogecoin killer”. A SHIB também tem o nome de uma raça de cães japonesa. Foi criada por um desenvolvedor anónimo de apelido Ryoshi em agosto de 2020. A principal diferença entre a DOGE e a SHIB é que esta tem um fornecimento limitado de 1 quadrilião de tokens, sendo que 50% deles foram “queimados” ou doados para instituições de caridade. O ecossistema da SHIB também inclui uma exchange descentralizada (DEX), uma incubadora de arte NFT, NFTs e um jogo NFT.

Dogelon Mars (ELON)

A Dogelon Mars (ELON) segue de perto a dupla canina em termos de popularidade. Como o nome sugere, o token ELON faz referência ao CEO da Tesla, Elon Musk, e a sua empresa SpaceX. ELON foi resultado de um fork da Dogecoin e tem um fornecimento em circulação de 557 biliões de tokens. O valor da ELON subiu mais de 3.780% desde seu lançamento, em abril de 2021.

Akita Inu (AKITA)

Existem muitas outras meme coins que usam raças de cães japoneses como mascotes, como a Akita Inu (AKITA), Kishu Inu (KISHU) e Floki Inu (FLOKI). A AKITA foi inspirada na DOGE. Foi lançada no Uniswap como token ERC-20, em fevereiro de 2021. As suas características económicas (tokenomics) são muito semelhantes às da SHIB. Tal como fez o criador da SHIB, Ryoshi, a equipa da AKITA bloqueou 50% do seu fornecimento total no Uniswap e os 50% restantes foram enviados para o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin. No entanto, AKITA tem um fornecimento total de 100 biliões de tokens, que é 10 vezes menor do que o fornecimento total de SHIB. Em maio de 2021, a AKITA e outras moedas com temas de cães ganharam força. A moeda já era vista por alguns membros da comunidade como mais uma “Dogecoin killer”.

Samoyedcoin (SAMO)

Samoyedcoin (SAMO) é um projeto de meme coin de cães construído na blockchain Solana. No lançamento, 13% do fornecimento de SAMO foi distribuído aos membros da comunidade. De acordo com o site, o roadmap da SAMO inclui eventos de queima, ferramentas de airdrops, uma exchange descentralizada (DEX) e a criação de NFTs. Recentemente, a Samoyedcoin ganhou popularidade devido a um aumento repentino no preço. O token SAMO cresceu mais de 4.300% num mês. Em outubro de 2021, o preço passou de US$ 0,005 para mais de US$ 0,22 em cerca de 30 dias.

Kishu Inu (KISHU)

Kishu Inu (KISHU), outra meme coin com tema de cães, cresceu exponencialmente desde seu lançamento em abril de 2021. A KISHU inclui recompensas de participação para utilizadores ativos, tokens não fungíveis (NFTs) e uma DEX chamada Kishu Swap. A sua popularidade tem vindo a aumentar. O token já registou mais de 100.000 holders e capitalização de mercado de 2 mil milhões de dólares num mês após o seu lançamento.

SafeMoon (SAFEMOON)

Outra recém-chegada à lista de moedas meme que capitalizou no mercado de alta é a SafeMoon (SAFEMOON). É um token BEP-20 lançado na Binance Smart Chain (BSC) em março de 2021. A SAFEMOON incentiva o holding de longo prazo, aplicando penalidades aos utilizadores que vendem o token, com uma taxa de saída de 10%. Metade das taxas é distribuída aos holders de SAFEMOON existentes e a outra metade será queimada. Ela atraiu a atenção dos investidores de varejo depois que seu preço disparou em abril. Em novembro de 2021, o ROI da SAFEMOON apresenta uma alta de 9418,54% de acordo com CoinMarketCap.

Como comprar meme coins na Binance?

Pode comprar as meme coins mais populares, como DOGE e SHIB, em corretoras de criptomoedas como a Binance. Para outras meme coins menos notáveis, pode usar corretoras/exchanges descentralizadas.

Usaremos a DOGE como exemplo.

1. Faça o login em sua conta da Binance. Acesse [Trade] na barra superior e selecione a página de trading com interface clássica ou avançada.

2. No lado direito da tela, digite “DOGE” na barra de pesquisa e verá os pares de trading disponíveis. Neste exemplo, usaremos o par DOGE/BUSD. Clique em “DOGE/BUSD” para abrir sua página de trading.

3. Em seguida, na aba [Spot], insira a quantia de DOGE que deseja comprar. Pode usar diferentes tipos de ordem para a compra de DOGE. Neste exemplo, usaremos uma market order (ordem a mercado). Clique em [Comprar DOGE] para confirmar a ordem e verá o saldo de tokens DOGE em sua Carteira Spot.

Considerações finais

Com o surgimento de novas meme coins no mercado, muitos traders têm a expectativa de obter lucros como aconteceu com a DOGE e a SHIB. No entanto, é importante fazer suas próprias pesquisas (DYOR) antes de se comprometer com qualquer projeto de moeda meme. Lembre-se de que as meme coins costumam ser mais voláteis do que outras moedas digitais. O trading ou investimento em criptomoedas envolve altos riscos. Meme coins são, principalmente, projetos orientados para a comunidade e podem sofrer enormes quedas repentinas. Por isso, nunca invista uma quantia que não pode arriscar perder.

Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • 10 motivos pelos quais deves estar atento ao open banking
  • Portugueses aumentam gastos em compras online
  • Como crescer o seu negócio com Estratégias de Marketing Digital?


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

O que são Meme Coins?

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×