Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Casas conectadas são o futuro: 4 dicas para torná-las mais eficientes

Casas conectadas e inteligentes são nova tendência,verdadeiramente irreversível, da arquitetura moderna.

Algum tempo atrás, as chamadas Casas Conectadas, ou casas inteligentes, remetiam a uma imagem de um lugar distante, frio e minimalista, extraído de algum filme de ficção científica. Mas a verdade é que, atualmente, é muito possível aliar tecnologia de ponta com conforto e design para um lar dinâmico, chique e aconchegante, que além de tudo ainda garante as facilidades da inovação.

O termo usado para essa vertente do design de ambientes é o “techorating”, que, como o próprio nome já diz, é uma mistura entre decoração e tecnologia. A tendência incorpora aparelhos de alta qualidade – ou high techs – com uma decoração que pode variar desde o uso de madeiras rústicas até espelhos, vidros e metais, passando pela estética industrial. 

No entanto, ainda que esse tipo de ambiente seja mais puxado para um aspecto tecnológico, é fundamental que a techorating seja planejada com muito cuidado para evitar fios expostos, adaptadores, entre outros detalhes que precisam ser escondidos.

Assim, com base nesse conceito, preparamos alguns exemplos de inovações na decoração que podem tornar a sua casa mais confortável e inovadora. Confira.

Escolha dos móveis para as casas conectadas

Mesclar tipos de decorações diferentes pode levar a resultados muito interessantes na imagem final do ambiente. Aliar móveis de madeira com acessórios em metal ou vidro pode trazer um ar mais moderno à residência, por exemplo. Porém até os móveis mais rústicos podem se beneficiar de tecnologia e designs inovadores para revolucionar o local.

Hoje é possível comprar ou mesmo encomendar sofás com entradas USB, embutidas estrategicamente para carregar o celular enquanto assiste a um filme ou série. E vai além: o mesmo sofá ainda pode ter um sistema de som integrado à televisão para uma imersão maior, com tecnologia de som surround.

Quadro ou TV?

Quando falamos de vida contemporânea, também falamos de otimização de tempo e espaço com beleza e bem-estar. Nesse sentido, as smart TVs podem auxiliar a decoração, penduradas na parede para oferecer uma qualidade de imagem que pode ser usada tanto para assistir a filmes, quanto como um verdadeiro quadro gigante. Vale lembrar que elas possibilitam uma própria e personalizada seleção de imagens, com diferentes tipos de molduras e iluminação. As imagens podem ficar estáticas ou ir alternando de tempo em tempo. Isso significa dizer que você pode ter em casa um quadro de Van Gogh, Monet, Picasso ou escolher uma foto sua de uma viagem marcante para decorar o ambiente.

É importante ressaltar que, além de extremamente finas, essas mesmas smart TVs ainda podem usar o padrão da parede que elas se encontram e reproduzir na tela para praticamente “sumir” de vista.

Iluminação inteligente

Antigamente, a automação nas luzes de casa era artigo de luxo e poucos podiam ter acesso. Muitos utilizadores reclamavam que era tudo muito complicado de programar. Hoje, os fabricantes surgiram com soluções fáceis para controle manual, utilizando a rede Wi-Fi e um aplicativo controlado pelo smartphone para acessar todas as luzes da casa. Com apenas um toque na tela, o usuário pode diminuir a intensidade da iluminação para um jantar mais romântico, ou selecionar uma função que alterna as cores das luzes para uma festa com música, ou mesmo apagar a lâmpada da sala sem ter de levantar da cama antes de dormir.

De olho na temperatura

Esqueça os controles remotos dos aparelhos de ar-condicionado, pois hoje é possível controlar tudo através do smartphone e deixar uma programação mesmo quando você não está em casa para, quando chegar, encontrar o ambiente com uma temperatura agradável. Inclusive, muitos aparelhos de ar-condicionado não são mais aquelas caixas brancas penduradas na parede – já são vendidos com designs diferenciados para serem imperceptíveis ou se mesclarem na decoração.

Também é possível controlar a temperatura da casa usando um sistema de aquecimento sob o piso – sobretudo, para regiões mais frias. O calor pode ser gerado através de energia elétrica ou dutos de água quente. Atualmente, o piso vinílico é usado com tecnologia de aquecimento embutida, pois é fácil de limpar e pode ser produzido em uma grande gama de padrões que combinam com qualquer ambiente. A vantagem para quem precisa aquecer a casa é que as instalações não aparecem, ou seja, não interferem na decoração do local.

Outros artigos interessantes:

  • Casa do futuro: Schneider Electric apresenta novidades
  • Devolo melhora a tua internet em casa com novos kits Mesh WiFi 2
  • Sistema KNX da Schneider: tornando a domótica em realidade


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Casas conectadas são o futuro: 4 dicas para torná-las mais eficientes

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×