Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como a Netnografia pode ajudar a conquistar mais clientes?

Por mais que diversas estratégias de marketing por aí prometam milagres, a única saída para quem quer conquistar mais clientes é conhecer seu consumidor a fundo.

Para além das tradicionais personas, um modo inteligente e muito rentável de saber mais sobre o público é com a Pesquisa Netnográfica, ou simplesmente Netnografia!

Apesar do nome um tanto esquisito, essa é uma áre dos estudos comportamentais muito simples de ser entendida e aplicada no dia a dia do seu marketing. Por isso, não perca mais tempo e venha aprender tudo o que precisa sobre o assunto!

O que é Netnografia?

Talvez em seus tempos de escola, você já tenha escutado falar sobre etnografia. Que nada mais é do que o estudo de povos e comunidades com foco principal em entender a cultura, os costumes e o comportamentos das pessoas.

Essa área da antropologia cresceu e se desenvolveu para que pudesse abranger as mudanças sociais e tecnológicas que vivemos. Assim nasce a Netnografia, como a aplicação virtual dos estudos etnográficos.

Entretanto, por mais que em seu início essas duas esferas tenham sido consideradas campos distintos do conhecimento, hoje elas são vistas como sinônimos.

Isso pela simples razão de que o crescimento das relações humanas, intermediadas pelo meio digital, cresce de maneira tão rápida e exponencial que já é difícil separar essas duas esferas, criando o que nomeamos de figital (físico + digital).

Desse modo, a pesquisa netnográfica terá por função estudar e conhecer as diferentes comunidades digitais de forma a entender seu comportamento. Com as informações que essa investigação fornece, somos capazes de moldar nosso marketing de forma intuitiva para que ele se encaixe com perfeição ao nosso público-alvo!

E sem mais delongas, vamos ao que importa: entender a relação dessa pesquisa com o marketing na prática.

A Netnografia e o marketing digital

Quando perguntamos a uma empresa “o que seu cliente deseja?”, é comum que respostas genéricas surjam. Contudo, essas respostas prontas não farão de você destaque no seu mercado.

Ainda que possamos usar de ferramentas como a persona para solucionar essa dúvida quanto às necessidades dos clientes, é complicado ter certeza se estamos seguindo pelo caminho certo. Isso porque quando se trata do público, não apenas o que se entrega é importante, mas o modo como faz isso.

Dessa maneira, a netnografia chega como uma pesquisa complementar que nos mostra as melhores formas de se entregar o que o cliente precisa.

Para que tenha uma noção de sua aplicação, vamos a um estudo de caso.

Há alguns anos, a marca de cosméticos Nivea realizou uma pesquisa netnográfica com seu público a fim de saber em quais pontos ela poderia melhorar. Após a investigação, descobriram que grande parcela dos compradores tinha como maior queixa as manchas amareladas e esbranquiçadas que seus desodorantes deixavam nas roupas.

Assim, a empresa foi a primeira de seu nicho a produzir cosméticos anti-manchas, se tornando referência no mercado quanto a essa qualidade.

Veja que a empresa jamais seria capaz de adivinhar quais as necessidades de seus consumidores, e quais os empecilhos que eles enxergam sem a netnografia.

Sendo ela uma pesquisa profunda que não apenas se importa em observar, mas compreender o seu cliente, se faz essencial para se destacar entre a concorrência.

A Netnografia e o ZMOT

Outro ponto dentro do marketing que precisamos comentar é o ZMOT. Sendo ele a nova forma de agir do consumidor moderno, que pesquisa nos mecanismos de busca antes de qualquer consumo, é essencial que se entenda sua relação com a netnografia.

É fato que já sabemos que o cliente faz buscas no Google para consumir, mas como ele pesquisa? Que estratégias ele usa para encontrar o que deseja? A quais gatilhos mentais ele está mais propenso a aceitar?

Essas são perguntas que uma investigação netnográfica é capaz de responder. Ao conhecer o modo de agir da sua comunidade, terá mais domínio sobre como influenciá-la.

E caso queira aprender o passo a passo da pesquisa netnográfica, acesse o conteúdo completo que deixamos como sugestão aqui!

Conclusão

A netnografia é uma estratégia de pesquisa que colabora intensamente para todos os campos do marketing digital.

Quando falamos que saber informações sobre o público nunca é demais, queremos dizer que ao conhecê-lo a fundo poderá atraí-lo e fidelizá-lo com muito mais facilidade.

Outros artigos interessantes:

  • Conheça a Jornada do Cliente e Aprenda como Converter o Público
  • Entrevista: Paulo Barreira da TP-Link: “o 5G e o WIFI 6 são disruptivos”
  • Covid-19: identificados mais de 5.000 sites de phishing


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Como a Netnografia pode ajudar a conquistar mais clientes?

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×