Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Priorizar o fator humano é fundamental para o sucesso das empresas

Num mundo em constante mudança, com avanços tecnológicos a redefinir o panorama laboral, o estudo Global Human Capital Trends 2024 da Deloitte destaca a importância crucial do fator humano para o sucesso das empresas.

A sustentabilidade humana, a transparência, novas métricas de produtividade, a criatividade e o desenvolvimento de microculturas no ambiente de trabalho emergem como tendências chave para o futuro do trabalho.

Prioridade ao fator humano e sustentabilidade humana

O estudo revela que 53% dos trabalhadores reportam um aumento do stress no trabalho e 28% temem que a tecnologia possa absorver os seus empregos. Neste contexto, a sustentabilidade humana – a capacidade de criar valor em benefício das pessoas – torna-se um imperativo.

As empresas que dão prioridade ao bem-estar dos Seus Colaboradores, criando um ambiente de trabalho saudável e positivo, serão as mais bem posicionadas para prosperar no futuro.

Transparência para construir confiança

A era digital traz consigo a oportunidade de aumentar a transparência nas empresas. No entanto, este fenómeno exige cuidado para evitar violações de privacidade e o uso indevido de dados.

As empresas que gerem a transparência de forma responsável podem construir confiança com seus colaboradores, impulsionando o engajamento e a produtividade.

Repensar as métricas de produtividade

O trabalho do futuro exige cada vez mais habilidades complexas e menos quantificáveis. As métricas tradicionais de produtividade, como horas trabalhadas ou tarefas concluídas, já não são suficientes para avaliar o desempenho dos trabalhadores.

As empresas devem procurar novas formas de medir o valor que cada colaborador agrega à organização.

Imaginar o futuro com criatividade

A inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas abrem um mundo de possibilidades para o futuro do trabalho. As empresas que incentivam a criatividade e a experimentação entre seus colaboradores serão as mais aptas a se adaptar e prosperar neste novo cenário.

Microculturas para um ambiente inclusivo

O modelo tradicional de cultura organizacional única e uniforme está ultrapassado. As empresas que reconhecem e apoiam microculturas dentro de suas equipes criam um ambiente mais inclusivo e engajador para seus colaboradores.

Recursos Humanos como parceiros estratégicos

O departamento de recursos humanos deve evoluir de uma função administrativa para um parceiro estratégico na gestão do capital humano. Ao colaborar com outras áreas da empresa, os recursos humanos podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais sustentável, produtivo e positivo.

Líderes tem de reconhecer a importância doi fator humano

Os líderes do futuro serão aqueles que reconhecem o valor do fator humano e que são capazes de inspirar e motivar seus colaboradores. Uma liderança humanizada, baseada na comunicação transparente, na confiança e no respeito, será fundamental para o sucesso das empresas no futuro.

Para mais informações, consulte o estudo Global Human Capital Trends 2024

Para saber mais sobre a Deloitte visite o site oficial

Outros artigos interessantes:

  • LG Xplorers: Candidaturas abertas para a 6.ª edição do programa de estágios
  • Mulheres no mercado de trabalho: desafios persistem apesar de lentas mudanças


This post first appeared on TecheNet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di, please read the originial post: here

Share the post

Priorizar o fator humano é fundamental para o sucesso das empresas

×

Subscribe to Techenet | Blog De Notícias Vocacionado Para A Di

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×