Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A amamentação é cruel

Olá gente!

Caramba, duas crianças não é fácil haha, tenho ficado bem sem tempo, a Sophie já está com 4 meses, vai fazer 5 dia 24 e cheia de energia =)

Antes de você me criticar pelo título do texto é melhor você ler até o fim, não quero ser enxotada pelas defensoras da amamentação hahahaha, eu vou explicar

Bom, com a Sophie eu tenho passado pela experiência da amamentação, algo que não rolou com a minha mais velha por vários fatores que hoje mais experiente eu consigo enxergar exatamente o porque, mas não é algo que me assombre pois eu fiz o que me era possível à época, então agora eu posso falar do assunto com um pouco mais de propriedade, a Sophie tem sido amamentada exclusivamente no peito desde que nasceu, mas não pense que seja algo imposto a mim por mim mesma, eu sou super tranquila quanto as minhas limitações como pessoa e claro como mãe. Se eu acho a amamentação importante? Lógicooooo, com ctz, em um mundo ideal todas as mães deveriam poder amamentar seus filhos com total tranquilidade e felicidade, mas na vida real não é bem assim e disso a gente sabe bem.

Pq você disse que a amamentação é cruel?? ela não é descrita como um ato de amor? como um momento sublime de interação sua com sua cria?

Eu diria que a amamentação é tudo isso e mais, ela é um ato de amor, é um momento sublime sim mas isso não tira o fato dela também ser cruel, e não é cruel com o bebê não, claro que não, pra ele ta tudo maravilhoso hahaha, ela é cruel com as mães! Mas aí você deve estar pensando (principalmente quem nunca amamentou ou quem gosta de viver em um mundo de entrega e sofrimento) mas se é algo bom para o bebê a mãe que aguente até o fim!

Ah minhas caras, não é tão fácil assim não, vamos falar agora dos problemas da amamentação real e como isso afeta a saúde e o psicológico das mães.

Primeiro que dói muito, principalmente no começo, cara, é algo de chorar, algumas mães tem essa experiência pior que outras, claro, nem todas são iguais, eu me considero privilegiada pois senti dor sim, mas foi algo que eu consegui levar e manter a amamentação, mas nem com todas é assim… eai, vem a culpa por não ter conseguido.

Depois tem as outras complicações que podem ocorrer: A dor contínua (o normal é que ela fique até que o bebê acerte a “pega” do peito e/ou que seu peito acerte o bico, mas tem mamães que experimentam a dor durante todo o período de amamentação dos bebês, ou as que os bebês nunca acertem a “pega” mesmo elas fazendo de tudo, levando em profissionais etc etc… e claro vem a culpa. Também temos problemas como candidíase mamaria, fissuras que não cicatrizam, leite insuficiente, baixa produção, alta produção, mastite, e a eterna dúvida que fica e aparece nos piores dias sobre nós ” será que meu bebê está mamando o suficiente?” olha, eu diria que só essa última pergunta já torna a amamentação bem cruel, pois é algo que todas as mamães pensam mais cedo ou mais tarde, alguns dias ou todos, e mesmo pesando o bebê e vendo que ele está se desenvolvendo não é fácil se livrar dessa pergunta e dessa agonia que nos envolve.

Eai que vem o negócio, eu acho o seguinte, a amamentação é excelente e deve ser incentivada? CLAROOO, sem sombras de dúvida, é o melhor alimenta para o seu bebê, mas as mamães tem que saber que não é a única opção! e que tudo bem se você não conseguir, que se você tentou, ( ou se você nem quis tentar, cada mulher sabe os limites do seu corpo e da sua força de vontade, e tudo bem com isso), se você se esforçou e mesmo assim não lhe foi possível, TÁ TUDO BEM, seu bebê vai ser alimentado, ele vai crescer saudável, e você continua sendo uma ótima mãe! o que não pode acontecer é a mulher virar um mar de culpa e frustrações sobre esse processo de amamentação, achando ser algo que ela “TEM QUE FAZER A QUALQUER CUSTO” e que sem isso ” ELA NÃO VAI SER UMA MÃE COMPLETA” ou que “VAI SER JULGADA NO TRIBUNAL DAS MAMÃES PERFEITAS DE INSTAGRAM E FACEBOOK” cara, uma mulher frustrada, uma mãe culpada não vai ser o melhor de si mesma, e isso afeta toda a família, afeta seus filhos, afeta seu lar, suas relações com outras pessoas, afeta sua produtividade, o seu trabalho, e cara vai afetar o seu bebê! porque você precisa estar tranquila, estar em paz, ter amor pelos filhos mas também ter amor próprio.

Por isso eu digo e repito sem medo, a Amamentação é cruel!

E mais uma vez, me sinto sim privilegiada, pois não tive (ainda, e espero não ter) nenhum problema sério na amamentação, além é claro daquela dúvida que sempre está em nós “será que meu bebê mama o suficiente” e isso já é suficiente pra me derrubar vários dias, pra me estressar e etc, mas por enquanto é algo que to conseguindo levar,mas se eu não tivesse conseguido eu não teria tido medo de achar outra opção, porque elas existem.

Eu ainda fui agraciada com uma criança que não pega nenhuma mamadeira HAHAHA, nem com meu leite e nem com nada, ainda estou nessa luta, pois esse é mais um “probleminha” da amamentação, eu tenho que estar com o bebê o tempo todo, pois eu tenho que estar disponível pra sua fome, e como ela não pega mamadeira (ainda, me ajuda Deus) eu não consigo nem tirar leite e deixar disponível pra que eu possa sair por algum momento e meu marido alimenta-la haha, não é fácil não minha gente.

Mas sério, espero que vocês entendam o que eu quis dizer aqui, eu acho a amamentação extremamente importante, eu acho guerreira quem vai até o fim, mas eu tb acho guerreira quem percebe que isso não funcionou por algum fator e segue em frente, agora eu não suporto aquela que quer ser a perfeita e julgar as outras que não conseguiram.

No mais, eu aconselharia as gravidas a pesquisarem muito sobre a amamentação e todas as dicas, como fazer o bebê ter a pega certa, como incentivar a produção de leite, cuidar dos seios etc etc, e também a se prepararem mentalmente caso a amamentação não se torne possível. Também aconselho aquelas que estão com algum problema na amamentação que procurem um profissional em amamentação pra ajudar, pra orientar e pra achar a melhor forma de você continuar, toda cidade tem alguém que pode te ajudar com isso, inclusive aqui na Alemanha tem muito incentivo e pessoas a quem recorrer, então não tenha medo, e vá em busca de ter uma experiência melhor.

Beijos queridos =)



This post first appeared on Bom Gosto De Mãe | Então Virei Mãe, E Tudo Na M, please read the originial post: here

Share the post

A amamentação é cruel

×

Subscribe to Bom Gosto De Mãe | Então Virei Mãe, E Tudo Na M

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×