Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Em 30 dias, por 20 Minutos, sua casa em ordem

De: Apartmentherapy2011

Duvida que é possível trazer a paz a sua vida em 30 dias? Sim é possível, MAS - o ideal é praticar como Rotina SEMPRE - e assim sim, sua casa fica mais fácil de manter-se e a sensação de ser "auto-limpante" sem muito esforço se torna real...

30 dias é o início, 31 dias se escolher o Sistema FLY Lady, no final, a ideia é se comprometer com um pouco de seu tempo todos os dias e seguir em frente, corajosamente e com persistência...

Quando comecei a limpar minha própria casa, pensei que sábado deveria ser uma maratona de limpeza o dia todo. Eu realmente não tinha ideia de como equilibrar a carga de trabalho durante a semana para que os finais de semana pudessem ser reservados para projetos maiores ou até mesmo, você sabe...diversão! Agora eu limpo 20 minutos por dia - todos os dias - e as coisas parecem cuidar de si mesmas. Aqui está uma olhada na programação que eu uso e sugiro!

Ninguém disse que tinha que fazer tudo de uma vez e mesmo quando o tempo parece curto, se  conseguir realizar uma tarefa por dia, as coisas devem começar a se resolver sozinhas. Ajuste esta lista de acordo com as necessidades da sua família (aqueles com mais ou menos filhos podem precisar fazer mais ou menos certas atividades). Se for mais fácil, pegue um calendário em branco e preencha adequadamente para que as tarefas mais fáceis fiquem nos dias em que seu dia é vai, vai, vai e reserve as mais difíceis para os dias em que as coisas estão um pouco mais leves. Aqui estão 5 dicas para ajudar a tornar esses 30 dias um sucesso:

Dicas e Truques

1) Organize o que passa pela porta: prepare uma pequena área perto da porta da frente para funcionar como uma “ pista de pouso” para os itens que chegam em sua casa. Ganchos para pendurar roupas, sapateira para deixar o sapato fora de casa e porta-chaveiros são uma das ideias que pode facilitar não espalhar itens pela casa.

2) Lave a louça após cada refeição: isso o ajudará a manter o controle da sua cozinha, em vez de transformá-la em um monstro! Ninguém realmente quer fazê-los (afinal, você provavelmente quem prepara as refeições). Mas esperar por outra refeição ou até ter o suficiente para encher a máquina de lavar louça só faz com que as coisas pareçam cansativas e mais fáceis de adiar. O mesmo vale para retirar o lixo. Se precisar levar o lixo para fora, coloque-o na porta da frente para sair de manhã ou descarte-o à noite para que tudo acabe.

3) Lavanderia: se você tem lavadora e secadora em casa, lave um pouco a cada dia. Divida as peças por tipo para não se sentir atolado por 200 toalhas e meias fedorentas. Se for levar as coisas para uma lavanderia, separe as roupas conforme cor e tecido, para que seja mais fácil colocá-las nas máquinas quando chegar lá. Dobre-as antes de chegar em casa para não deixar os cestos e sacolas espalhados no sofá ou na cama e as roupas possam ir direto para gavetas e armários.

4) Assobie enquanto trabalha: Aqueles que ficam mais felizes durante a limpeza são poucos e distantes entre si. Cantar, cantarolar, assobiar ou aumentar o som são ótimas opções para manter o ritmo e se divertir enquanto trabalha. Sabe que no Youtube já existem playlists indicadas para isso? Vai lá, escolha seu Hit favorito e vá!!

5) Defina um cronômetro: a maioria dos itens da lista abaixo não deve levar mais do que 20 minutos no total. É fácil racionalizar 20 minutos, mas também é fácil se distrair com telefonemas, e-mails, filhos e outras atividades que te chamam enquanto realiza cada tarefa. Defina um TIMER para 5 ou 10 minutos (o que funcionar melhor) e assim, quando soar, saberá exatamente quanto tempo resta. Se estiver sem foco da tarefa, é fácil voltar ao caminho certo.

Agenda de Limpeza para 30 Dias (ou para sempre)

1. Limpe a superfície da sala de estar e da cozinha (recolha itens perdidos, poeira, varra, aspire)

2. Limpe os Banheiros (sanitários, chuveiros, pisos, paredes, espelhos)

3. Limpe as superfícies dos quartos (guarde brinquedos, roupas, poeira)

4. Limpe as superfícies de salas "extras" (porão, escritório, sala de jogos)

5. Limpe a Sala de estar e cozinha

6. Limpe os Banheiros (sanitários, chuveiros, pisos, paredes, espelhos)

7. Limpe todas as janelas internas (vinagre branco e jornal funcionam muito bem e são baratos!)

8. Varrer e aspirar todos os andares da casa (não se esqueça das escadas)

9. Limpe os quartos

10. Sala de estar profundamente limpa (espelhos, rodapés, obras de arte empoeiradas)

11. Limpe os Banheiros (sanitários, chuveiros, pisos, paredes, espelhos)

12. Limpe os armários (pendure roupas, luvas, jaquetas, chapéus)

13. Limpe as superfícies dos quartos "extras"

14. Limpe  os quartos profundamente (organizar gavetas, verificar embaixo da cama, arrumar o armário, tirar poeira, ventiladores, luzes, esfregão)

15. Limpe a sala de estar e cozinha

16. Limpe  os banheiros profundamente  (limpar dentro de gavetas, dentro de latas de lixo, tampos de espelhos, azulejos, esfregão)

17. Limpe todas as maçanetas das portas, telefones, equipamentos de entretenimento (controles remotos), placas de interruptores, corrimãos e outros itens que sejam tocados repetidamente.

18. Limpe a geladeira, faça um estoque de alimentos, organize a despensa

19. Limpe a entrada, varra a varanda (se tiver uma), limpe o carro (porque muitas vezes eles são nossa casa longe de casa)

20. Limpe a sala de estar e cozinha

21. Limpe os Banheiros (sanitários, chuveiros, pisos, paredes, espelhos)

22. Limpe os quarto

23. Varrer e aspirar todos os andares da casa (não se esqueça das escadas)

24. Limpe o armário de roupa de cama, endireite toalhas, lençóis ou armário normal, se não for aplicável

25. Limpe a sala de estar e cozinha

26. Limpe profundamente a cozinha (esfregue eletrodomésticos, lave latas de lixo, rodapés, limpe e arrume armários)

27. Limpe os Banheiros (sanitários, chuveiros, pisos, paredes, espelhos)

28. Limpe as superfícies dos quartos (guarde brinquedos, roupas, poeira)

29. Limpe um item que você pretendia e não conseguiu (limpe profundamente seu fogão, limpe todas as luminárias, cuide de uma área particularmente desorganizada)

30. Varrer e aspirar todos os andares da casa (não se esqueça das escadas)

Por último, mas não menos importante

A esta lista você também pode adicionar tarefas que devem ser realizadas mensalmente ou trimestralmente. É mais fácil planejar tarefas maiores, como limpar um sofá ou um corredor com muito trânsito, e então que poderá fazer parte da rotina, em vez de algo que sempre adia e teme.

Os hábitos são formados se praticarmos diariamente e uma das melhores maneiras de mudar um mau hábito é substituí-lo por um hábito saudável ou desejado. Portanto, se o tempo gasto quando chega em casa do trabalho costuma ser preenchido com passeios às redes sociais ou um pequeno cochilo, tente trocá-lo pela limpeza. Fazer a rotina com um intervalo de tempo de 20 minutos criará bons hábitos e ajudará você a ficar com a casa em ordem sem sentir que é uma tarefa árdua.

Vocês vão acrescentar algo à lista acima? Que tarefas de limpeza ou organização adicionaria à lista? Sugira nos comentários abaixo!







This post first appeared on Organização E Otimização Do Seu Tempo, please read the originial post: here

Share the post

Em 30 dias, por 20 Minutos, sua casa em ordem

×

Subscribe to Organização E Otimização Do Seu Tempo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×