Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Semana #3: Desafio da Casa Organizada - Organização de Despensa, Temperos e Alimentos

“Desafio 52 Semanas Para Uma Casa Organizada” 

O “Desafio 52 Semanas Para Uma Casa Organizada” é um programa que ajuda você a organizar sua casa ao longo de um ano. Aqui estão alguns pontos principais do desafio:

Por que leva 52 semanas? 

A organização da casa não acontece da noite para o dia. Leva tempo para abordar todas as áreas da casa e criar hábitos para manter a organização.

Como funciona?

 Cada semana se concentra em uma área diferente da casa. A ideia é que, no final das 52 semanas, você terá uma casa organizada.

Quando começa? 

O desafio é contínuo. Você pode começar a qualquer momento, não precisa esperar até 1º de janeiro ou qualquer outra data arbitrária.

Como acompanhar o desafio?

Há um lembrete semanal postado gratuito do site. Além disso, há missões diárias de Declutter 365 que correspondem aos desafios semanais.

Semana #3: Desafio da Casa Organizada - Organização de Despensa, Temperos e Alimentos

O desafio desta semana consiste em organizar a despensa, os temperos e outras áreas de armazenamento de alimentos. O objetivo é facilitar a localização dos itens necessários, além de manter os produtos frescos e protegidos contra pragas.

Aqui estão as instruções detalhadas para organizar a Despensa ou armários de alimentos em sua casa, incluindo temperos, produtos enlatados e outros alimentos não refrigerados.

Este desafio é relevante para todas as casas, independentemente de terem uma despensa ou não. O termo “despensa” é usado aqui para se referir a qualquer área de armazenamento de alimentos.

Se tiver um espaço dedicado para esta função, ótimo. Caso contrário, seja criativo com o seu armário e outros espaços da sua cozinha ou outras áreas da sua casa para armazenar os alimentos.

Etapa 1: Organização e Descarte de Alimentos Vencidos

O primeiro passo no Desafio é organizar suas áreas de armazenamento, removendo Itens que não pertencem a elas e também descartando alimentos vencidos ou que não serão consumidos.

Para realizar esta etapa, retire tudo da despensa ou de outras áreas de armazenamento e examine cada item, decidindo se deve descartá-lo ou guardá-lo.

Se o item não estiver aberto e não estiver vencido, mas sabe que nunca o comerá, considere doá-lo para uma entidade que fornece alimentos às pessoas mais carentes.

Desafio Coma da Despensa e do Congelador

Se, ao realizar esta etapa, perceber que tem muita comida para comer, sugiro participar do Desafio Coma da Despensa e do Congelador durante as próximas duas semanas. Este desafio ajuda a limpar as prateleiras, eliminar o desperdício de alimentos e economizar dinheiro em mantimentos.

Etapa 2: Categorização dos Itens Restantes

A próxima etapa do desafio é categorizar a comida que sobrou. Aqui estão algumas categorias comuns, mas você deve adaptá-las de acordo com suas necessidades e preferências culinárias:

  • Produtos secos, como farinha, açúcar, etc.
  • Produtos enlatados e em potes
  • Alimentos secos, como macarrão, arroz, feijão e grãos
  • Itens embalados, como cereais e biscoitos, e também misturas
  • Especiarias
  • Bebidas, incluindo chá e café (que não precisam de refrigeração)
  • Vegetais de raiz, como batatas e cebolas, que não são armazenados na geladeira ou no freezer
  • Alimentos e guloseimas para animais de estimação

Após a categorização, pode perceber que possui várias itens duplicados. Se você planeja consumi-los antes que estraguem, ótimo. Caso contrário, considere doar.

Etapa 3: Inventário da Despensa

A terceira etapa do desafio envolve a criação de um inventário dos alimentos restantes usando a lista de despensa que preparou. Se decidiu guardar um alimento, é presumido que planeja consumi-lo antes que ele estrague. Para garantir isso, é recomendado criar um sistema de inventário que permita planejar refeições com esses ingredientes.

Segue sugestão de inventário: Inventário

Usar uma lista como essa a partir de agora ajudará a manter a organização no futuro, evitando que fique sem itens básicos. Se você usa um item regularmente e ele tem uma vida útil longa, tente sempre ter pelo menos dois em casa: um em uso e um de reserva. Quando começar a usar o item de reserva, adicione-o à sua lista de compras para repor o estoque.

Etapa 4: Organização e Armazenamento dos Alimentos

Depois de categorizar e inventariar tudo, é hora de guardar tudo de volta na despensa ou em outros espaços de armazenamento de alimentos. Este é o momento crucial do Desafio.

Se puder reunir tudo em um único espaço, como uma despensa, ótimo. Caso contrário, distribua os itens pela casa, sempre escolhendo áreas frescas e secas, evitando locais com grandes variações de temperatura, que podem acelerar a deterioração dos alimentos.

Agrupe os itens por categoria em sua despensa, assim como fez no Desafio de Organização de Armários de Cozinha da semana passada. Isso geralmente manterá itens semelhantes juntos, facilitando a localização e o acesso quando necessário.

Tente colocar itens volumosos a meia altura para facilitar a retirada das prateleiras. Coloque os itens mais leves no alto, onde são fáceis de retirar das prateleiras sem medo de cair e causar danos, e latas e potes em um nível médio a inferior. Os itens que  usa com mais frequência devem ser mais acessíveis.

Se ainda tiver espaço extra em sua despensa depois de armazenar todos os alimentos, considere usar parte do espaço extra para guardar eletrodomésticos, panelas e frigideiras raramente usados, como em prateleiras altas para liberar espaço no balcão e no armário.

Claro, aqui está o texto aprimorado:

Posicionamento Estratégico de Itens

Para facilitar o acesso, tente posicionar itens volumosos à meia altura. Itens mais leves devem ser colocados no alto, onde podem ser facilmente retirados das prateleiras sem o risco de cair e causar danos. Latas e potes podem ser acomodados em um nível médio a inferior. Os itens que você usa com mais frequência devem estar mais acessíveis.

Se houver espaço extra em sua despensa após armazenar todos os alimentos, considere usar parte desse espaço para guardar eletrodomésticos, panelas e frigideiras que são usados raramente. Colocá-los em prateleiras altas pode liberar espaço no balcão e no armário.

Localização dos Lanches Onde Habitam Crianças

Recomendo ter uma categoria separada para lanches, especialmente se você tem filhos. A localização dos lanches na despensa depende muito da dinâmica da sua família. Se você tem filhos pequenos, pode ser útil colocar lanches em um local alto, onde eles não possam alcançá-los facilmente.

Por outro lado, se você tem filhos mais velhos e responsáveis, pode ser benéfico ter uma caixa de lanches saudáveis de fácil acesso. Isso incentiva a alimentação saudável e permite que eles se sirvam sem a sua ajuda constante. Você decide o que funciona melhor para a sua família!

Estação de Embalagem de Refeições: Facilitando Almoços Embalados para o Trabalho e a Escola

Se você ou alguém da sua família precisa preparar almoços para levar para o trabalho ou para a escola todos os dias, sugiro criar uma seção específica na sua despensa (e uma seção separada na sua geladeira) para ser usada como estação de embalagem de refeições. Organizar e preparar alguns ou todos os componentes do almoço com antecedência tornará o processo de embalagem mais fácil e eficiente diariamente.

Lembrete de Consumo de Produtos Frescos

Além disso, tanto adultos quanto crianças podem se beneficiar de ter algumas frutas disponíveis na cozinha, como nas bancadas ou na mesa da cozinha, em uma fruteira. Isso serve como um lembrete visual para optar por produtos frescos em vez de outras opções menos saudáveis.

Boa sorte com o desafio!

Para mais informações e lista de Limpeza Completa da Cozinha vá a essas dicas do Sistema FLY Lady:
Lista Completa de Limpeza da Área (Zona 02) da Cozinha -
Lembre-se que somos convidadas a limpar e organizar nossas cozinhas todas as SEGUNDAS SEMANAS de cada mês - #ficaadica


WhatsApp - 31 BaBySteps: 31 Baby Steps com FlyRobrasileira
WhatsApp - Missões Declutter: 365 Dias de Declutter

Vem comigo!!
Bjins e até mais!!
FlyRoBrasileira


This post first appeared on Organização E Otimização Do Seu Tempo, please read the originial post: here

Share the post

Semana #3: Desafio da Casa Organizada - Organização de Despensa, Temperos e Alimentos

×

Subscribe to Organização E Otimização Do Seu Tempo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×