Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Osteria – Cucina di Amici

Osteria – Cucina di Amici. Três vitrines altas. O prédio forrado a azulejo. Virar à esquerda e voilá… uma árvore em flor que nos convida a entrar. Ciao! A Lara recebeu-nos com o mesmo sorriso que senti ao fazer a marcação do almoço. Sentimos sempre quando nos sorriem do outro lado na linha. Há como que uma empatia natural.

Entrar na Osteria é como entrar em casa dos amigos. As anfritiãs, criadoras do projecto são Chiara Fero e Tânia Martins, e apresentam-nos uma cozinha simples, genuína e preparada como se fosse para amigos. O espaço é cosy. Relembra os tempos de outrora e sentimo-nos naturalmente bem. A decoração é despretensiosa porém tão nossa. Muitos quadros nas paredes com textos e imagens claramente de Itália. Confesso, senti-me logo em casa. A Lara convida-nos a sentar. Logo de seguida, traz para a mesa 2 copos de sangria de framboesa e frizila (pão com tomate picado, majerição e azeite. Leve.), o Benvenuto: Brindisi (brinde)!!!  e explica-nos o conceito deste espaço. Osteria significa, em italiano, uma tasca. A sugestão é degustar e desfrutar da experiência degustativa, ir petiscando com dois dedos de conversa e mais dois e venham outros dois.

A Chiara, baseando-se na genuína tradição italiana e recorrendo a receitas de itália, criou uma ementa organizada em entradas (Per Iniziane), Pratos na frigideira (Nella Padella), pratos de panela (Nella Pentola), pratos no forno (al Forno).

E começamos, seguindo o conceito da Osteria – Cucina de Amici, partilhando e acompanhámos com Aperol Spritz, de sua cor alaranjada, leve e efervescente :

. Foccacia Genovesa, cesto de pão e prato de azeite.

Pizza frita com burrata, pecorino, molho de tomate e oregãos. mio Dio! Bom demais.

. Os medalhões de frango com pesto, panados, acompanhados com molho de tomate calabrese provocaram uma explosão sensorial (pesto mais picante e o molho de tomate doce para equilibrar).

Risotto Sícília com tomate seco do Algarve, manjericão e queijo mozarrela. Adoro risotto assim: cremosos e cheios de sabor.

Lasanha de pão carasau com courgette, tomate e ricotta. Pão fino em várias camadas. Que lasanha tão saudável e deliciosa.

Pasta com beterraba com manjericão, pinhões e queijo pecorino. Que cores intensas, o esparguete al dente e harmonia dos seus ingredientes.

Almôndegas de carne com o melhor molho de tomate do mundo (receita especial da Chiara) e puré. Maciosidade e textura. Perfetto!

Existem os pratos do dia. No entanto, o conceito é partilhar. E os nossos olhares cruzam sempre com o que chega à mesa do lado. Também queremos! E de repente, falamos com os amigos da mesa ao lado, franceses que estavam de férias e seguiram muitas das nossas escolhas. Acho que perceberam pela minha expressão e cor vibrante dos pratos, que eram deliciosos. Mea culpa!!!

A Lara pergunta: apetece-vos sobremesa? Sì… per favore. Digo-lhe que é um dos meus momentos preferidos. Mix de sobremesas (tarte de mascaporne, panacotta framboesa, bolo de chocolate com nutella e pistachos e tiramisú): quase que apetece fazer um dó li tá. Todas deliciosas porém houve uma que me encantou logo de início (os olhos comem) e me conquistou para todo o sempre: a tarte de mascarpone. Por fim, o café italiano com direito a limoncello e grapa. Ops…

A ementa faz-nos viajar e há muito para (re)descobrir: almondegas de beringela à moda siciliana, lasagna de massa caseira com bacalhau e pesto frescos, vitelo com molho de tomate com alcaparras.

No final, conversámos com a Chiara & a Tânia. A chara estava entusiasmada com o seu “novo bebé”: a máquina de fazer massa fresca. Partilhámos a experiência e descobrimos que a sobremesa ex-libris foi feita ao acaso. Há acasos assim: perfeitos. Grazie.

Usufruir de espaços assim é um privilégio: cada vez mais sinto que estes espaços feitos de pessoas e dos seus produtos, da comida sempre surpreendente, sabores que nos fazem viajar, ouvir outros sons são os que fazem mais sentido. Foi uma experiência maravilhosa, para além de deleitosa.

Saímos felizes e com um sorriso de orelha a orelha.

Facebook



This post first appeared on Saliva.pt | O Delicioso Food Blog Do VAZIO Studio, please read the originial post: here

Share the post

Osteria – Cucina di Amici

×

Subscribe to Saliva.pt | O Delicioso Food Blog Do Vazio Studio

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×