Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

San Andres: Dicas essenciais para curtir a ilha

Olá! São inúmeras as pessoas que vieram me perguntar dicas sobre San Andres, e nada mais justo do que passar para vocês tudo redondinho para não caírem em nenhum cilada, não é mesmo!?

Como falei no outro post de San Andres, que contei sobre a minha experiência, cidade em si não é bonita, muito pelo contrário… e quem falar algo diferente estará mentindo para você! Algumas casa da ilha são bem simples, mas certamente você não irá para lá por conta da arquitetura da cidade, e sim pela beleza natural!

Agora, uma vantagem que tem no centro da cidade, lá pagar impostos não está no dicionário, então você acaba encontrando as mais variadas coisas pagando muito barato: perfumes, cremes, remédios, tênis, roupas, malas.. enfim, muita coisa mesmo! A maioria dos lugares aceita cartão de crédito, mas a loja principal Riviera só trabalha com dinheiro (o que dei graças a Deus, pois senão teria deixado uma bela dívida por la!).

É também muito importante saber que é preciso pagar um boleto turístico antes de embarcar para a ilha. Ele custa COP 99.000 e você compra no aeroporto antes de embarcar. A companhia aérea vai te mostrar onde que compra. Ah, e só aceitam dinheiro!  Ao chegar a San Andres é preciso fazer um novo processo de imigração, apresentando o passaporte – ou sua carteira de identidade – e o boleto turístico.

San Andres – Dicas Essenciais

Como circular: o melhor é alugar uma moto, um carrinho de golfe, ou uma mule (Foi a que alugamos – tem para 2 ou para 4 pessoas! O motor é melhor e a diferença de preço não é tanta assim!). Não é necessário alugar com antecedência, pois em cada esquina você encontra agências ou pessoas que alugam. (Pagamos o aluguel da Mule por COP 150.000 por um dia inteiro).

  • Telefone do cara que aluguei: +57 (318) 813-1823 – Não me lembro o nome dele, mas ele era o mais em conta, super simpático.

Barco Privativo: quando tinham me falado não tinha acreditado muito na necessidade de pegar um barco privativo para ir para as ilhas de San Andres, mas sim… isso é verdade! O barco vai ser o mesmo, sem muito estrutura, mas o seu conforto será melhor, e você conseguirá fazer as coisas no seu horário, chegando inclusive antes nas ilhas, e com isso conseguindo aproveitar mais de cada lugar sem ter tanta gente!

  • Como alugar: eu juro que tentei achar o telefone do Jefferson, com quem fiz o passeio de barco, mas o cartão sumiu! Mas é bem simples de conseguir alugar um barco privativo! Vá até a Marina que fica do lado do restaurante La Regatta – lá você pergunta sobre barcos privativos para ir para as ilhas de Johnny Cay e Acuario, e também para Cayo Bolivar! Ai negocie com os disponíveis.
  • Dica: vá um dia antes para negociar. Peça para ver o barco. Deixe claro o valor que vai pagar. Peça parar ter um cooler no barco (assim você consegue colocar suas bebidas). E marque um horário e ponto de encontro!
  • Nomes dos barqueiros recomendados: Jefferson e Joaquim.

Itens essenciais para levar nos passeios:

  1. Sapatilha para poder caminhar. A maioria das praias são repletas de pedrinhas, e vários lugares você consegue caminhar com a água na cintura. Então é super importante ter elas sempre com você. Dá para comprar nas ruas da cidade mesmo – custa COP 12.000 (até tamanho 39) e 13.000 (até tamanho 43).
  2. Snorkel: são inúmeros os peixes que você consegue ver nos mais diversos lugares da ilha. Para não colocar a boca em um que todo mundo coloca, é sempre bom ter o seu. Também vende em vários lugares – custa COP30.000.
  3. Capinha a prova d´água para celular: você vai querer tirar fotos no mar, e também é importante para não molhar quando estiver no barco. Vende em vários lugares – custa COP20.000.
  4. Snacks: a comida que eles oferecem geralmente são peixes fritos – para quem não come vale a pena levar um snack na bolsa.

Turismo:

1. Rocky Cay: Essa praia fica um pouco afastada do centro, e você terá que percorrer três quilômetros por San Luis, uma área nada atraente esteticamente. Essa é uma das praias mais tranquilas, e é também a que tem melhor estrutura de barracas para lhe atender. Aqui, caminhe com água pela cintura até a ilhota que fica no lado esquerdo da praia, onde há um navio encalhado. Se precisar, alugue um armário em uma das barracas para deixar seus pertences e não molhar tudo na travessia.

2. Playas del Centro: Se você não quiser gastar, ou se preferir não fazer passeios em San Andrés, aproveite as praias que ficam a poucos minutos de caminhada do Centro. Com muitas lojas, cafés e restaurantes.

3. Johnny Cay: Essa ilha é uma das mais procuradas por aqui, e, para entrar nela, é preciso comprar um tíquete que custa COP 10.000. O legal aqui seria caminhar pela ilha e conhecer as praias,mas se você tiver o mesmo azar que eu e ter a praia abarrotada, apenas pegue uma cadeira e aproveite o seu metro quadrado!

  • Curiosidade: Johnny Cay é o habitat de répteis muito simpáticos, como o lagarto de cor azulada – que é o símbolo da ilha – e as iguanas que estão por toda parte. Portanto, não se assuste e respeite o espaço de cada um.

4. El Acuario: A ilha tem esse nome porque é um imenso aquário natural, cheio de piscinas formadas pelos bancos de corais. Aqui, nadam livremente peixes das mais diversas espécies. Comparada com as outras, a Isla Acuario é pequena, mas tem duas barracas grandes e outras pequenas oferecem comida, bebida e serviços como guarda volumes e aluguel de equipamentos para esnórquel.

  • Aqui você com certeza vai entrar na água, então é melhor deixar as suas coisas em um armário de locação (que ão é bem um armário, e sim um saco que você joga suas coisas com um carinha de uma barraca!) – COP 2.000 salvo engano!

5. Volta na Ilha: É imprescindível que você não fique restrito ao norte da ilha, a parte mais movimentada de San Andres. Na direção sul, embora as praias não sejam ideais para banho devido às rochas, há lugares lindos que você precisa conhecer. Você pode fazer isso em 1h30 sem paradas, mas é aconselhável ir parando nas que você mais gostar. Assim, você poderá aproveitar os diferentes ambientes da ilha.

La Piscinita: um poço de mergulho cheio de peixes coloridos. Vale muito a pena gastar um tempo aqui para nadar com os peixes lindos. A entrada custa COP 2.000.

Playa Peatonal: É a praia principal, fica na parte norte da ilha, no que é chamado de centro. É local super agradável, não só pela praia em si, mas pelo seu calçadão fechado, chamado de Peatonal, onde você pode fazer uma caminhada, sentar num restaurante e comer com uma vista super panorâmica, fazer compras, ou simplesmente ficar sentado num dos banquinhos, estrategicamente posicionados de frente pro mar, e ficar simplesmente observando todos os aqueles azuis do mar. Sim, azuis no plural mesmo. O mar de San Andrés é conhecido com o “mar de siete colores”.

Westview: É lugar de diversão! Tem um trampolim e um escorregador que cai direto no mar. Bem divertido! Tem uma estrutura de restaurante e banheiros. Ótimo lugar para fazer snorkelling, possui vários peixes (assim como em La Piscinita). Entrada COP 4000

Aquanautas: em West View. O passeio consiste numa caminhada debaixo d’água com um escafandro, numa profundidade de 6 metros. Se você não mergulha, talvez seja uma boa opção pra sentir o gostinho. COP 95 mil

Playa de San Luis: Localizada na parte leste da ilha, essa praia tem areias finas e brancas e casas tradicionais de madeira. O mar é bom para snorkeling. Lá existem algumas opções de hospedagem também.

El cuspidor: um buraco que jorra água vinda do mar. É divertido parar para ver!

Outros Passeios:

1.Cayo Bolivar: esta é sem dúvidas a ilha mais bonita de San Andres. Infelizmente há mais de 1 ano ela foi fechada para turistas, pois estavam destruindo o lugar. Quem nos acompanha pelo instagram viu que eu consegui ir para lá!

  • Como ir: alugue um barco privativo. Custará entre COP 1.000.000 – 1.400.000. O barco irá te levar de manhã e te você chegará em San Andres de volta no fim da tarde.
  • Desculpa para ir: pescar por lá é autorizado. Então tem que ir como se fosse para pesca. O barco não pode ficar ancorado lá. Por isso, você saltará do barco e depois no horário combinado o marinheiro irá te buscar!
  • Tempo até lá: aproximadamente 1 hora de ida e 1 hora de volta.
  • Condição do mar: não adianta espernear, se o mar não estiver bom é impossível a sua ida até a ilha. Com o mar calmo as ondas são grandes e o trajeto não é nada agradável. Lembre-se que os barcos de turismo de San Andres não tem a minima estrutura. Por isso, aconselho logo que chegar na ilha ir conversar com os donos dos barcos, para eles te falarem qual o melhor dia!
  • O que levar: como você vai passar o dia inteiro lá, e realmente é uma ilha deserta, leve comida (salgadinhos, queijo ou qualquer outra coisa) para não ficar o dia inteiro de estomago vazio; a sua sapatilha – é impossível entrar no mar lá sem ela – é muita pedra que tem!; água, cerveja, vinho, ice (você não vai querer ficar sem beber lá!); um cooler para colocar tudo isso (eu sempre levo um tamanho médio daqui do Brasil – salva vaaarias ocasiões); protetor solar minimo 30FPTS; canga e toalha.

2. Providencia: uma ilha que eu não consegui ir conhecer, mas que falam que é linda! Fica a 72km de San Andres, e é possível ir de dois jeitos – avião ou catamarã. O aconselhável é ir de avião, pois demora apenas 20 minutos, enquanto ir pelo mar vão ser 3 horas.

Providencia não tem muito o que fazer além de apreciar a beleza natural do lugar, pois a cidade em si é mais pobre e com menos estrutura do que San Andres. Então, vale a pena ir e voltar no mesmo dia.

  • Como ir: A empresa da rede de hotéis Decameron oferece passeios de bate-e-volta de San Andrés a Providencia por COP 500mil. Além dela você encontra voo também pela empresa Satena (COP230mil por trecho).

Comes e Bebes:

1. La Regatta: que fica sob águas cristalinas da Ilha. Um dos mais indicados da ilha. Não pode deixar de ir. Localização: Av. Newball. É bom fazer reserva antes, principalmente para o jantar.

2. Gourmet Shop Asho: que possui grande variedade no cardápio e decoração especial. É um lugar bem badalado para a noite. Localização: Avenida Newball.

3. Margherita e Carbonara: Restaurante italiano que serve vários tipos de massas, comida gostosa e ótimo atendimento. Localização: Av Colombia N. 1-93

4. Restaurante Paraíso: fica na praia de San Luis. Tem entrada pela estrada e pela praia. Apesar de demorar horrores pra sair, comida é gostosa, mas nada demais. Vale a pena pela estrutura e por ser de frente para o mar! Pra contornar a demora, peça uma cerveja e fique apreciando a bela vista.

5. Casablanca: restaurante do Hotel Casablanca, que fica na Av. Colombia, de frente ao mar, e é uma delicia. Tem o mais variado cardápio, com comida saborosa e um preço excelente. O restaurante é do mesmo dono do restaurante tailandês Mahy  que fica ao lado.

6. Mister Panini: fica na centro de San Andres. Um italiano super delicioso. Chegue cedo, pois o restaurante é pequeno e lota!

7. Aqua Beach Club: localizado no hotel Cocoplum. De frente para o mar. Excelente comida. Por ficar dentro do hotel, o bom é passar pelo menos a tarde inteira lá. Localização: Cocoplum Hotel.

Vida Noturna:

1. Coco Loco: que é a discoteca mais famosa da Ilha. A estrutura do lugar e a decoração são bem legais. Tem uma área no fundo com um deque pro mar. Toca desde música para dançar a dois, passando por pop e dance, até a “boa e velha” rumba de sempre. Localização: Av Colombia N. 1A-104

2. Exctasy: localizado no Hotel Sol Caribe. Localização: avenida Colon N. 2-77.

3. Para aqueles que querem fugir do óbvio, podem aproveitar o passeio noturno de barco pirata, que é oferecido na ilha.

Onde ficar:

A maioria dos hotéis em San Andres são All Inclusive – a rede mais famosa é o Decameron. Eu não acredito que valha a pena pegar um hotel All Inclusive.

E não fique nas praias. Pegue um hotel no centro da cidade. Será muito mais fácil a locomoção para tudo! E além de ficar mais fácil para caminhadas em qualquer hora do dia.

Hotel indicado: Casablanca

  • Cuidado: a maioria dos hotéis, inclusive o Casablanca cobram uma taxa de hotelaria quando você paga o valor da sua estadia. Você não tem que pagar essa taxa, então, se isso acontecer, pode pedir o seu dinheiro de volta!
  • Dica: Peça sempre um hotel com Café da Manhã, pois não tem muito lugar para tomar café pela ilha. E como a maioria dos dias serão feitos passeios de barco – essa será a refeição mais importante!

Roteiro sugerido para curtir San Andres:

Dia 1 – Passeio de Mule pela ilha, parando nas praias que quiser. Almoçando em algum lugar de frente para o mar. Compras sem impostos depois.

Dia 2 – Passeio de barco para Johnny Cay e El Acuario.

Dia 3 – Passeio para Cayo Bolivar

Dia 4 – Passeio para Providencia.

Beijos.

Eva

O post San Andres: Dicas essenciais para curtir a ilha apareceu primeiro em Limão com Alecrim.



This post first appeared on Limão Com Alecrim, please read the originial post: here

Share the post

San Andres: Dicas essenciais para curtir a ilha

×

Subscribe to Limão Com Alecrim

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×