Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tilápia Empanada na Airfryer: Suculenta com Toque Crocante

Desfrute de uma refeição deliciosamente crocante e saudável com a nossa receita de tilápia empanada na Airfryer.

Combinando a leveza do filé de tilápia com uma cobertura crocante, a Airfryer proporciona o equilíbrio perfeito entre sabor e textura.

A tecnologia de cozimento por convecção torna os filés dourados e suculentos por dentro, sem excesso de óleo.

Em apenas alguns passos simples, você terá uma opção de prato principal que agrada a todos, pronto para ser acompanhado por uma variedade de opções saudáveis, desde batatas fritas de vegetais a saladas frescas.

Elevando o conceito de refeição rápida e saborosa, essa receita é uma escolha irresistível para almoços e jantares em família.

Como fazer tilápia empanada na airfryer

Ingredientes:

  • Filés de tilápia
  • Suco de limão
  • Sal e pimenta a gosto
  • Farinha de trigo
  • Ovos (batidos)
  • Farinha de rosca ou panko
  • Temperos a gosto (páprica, alho em pó, ervas, etc.)
  • Óleo em spray (opcional)

Instruções:

  1. Comece preparando os filés de tilápia. Tempere-os com suco de limão, sal e pimenta a gosto. Deixe marinar por cerca de 15-20 minutos.

  2. Enquanto os filés marinam, prepare a estação de empanamento. Coloque a farinha de trigo em um prato raso, os ovos batidos em outro prato e a farinha de rosca ou panko misturada com os temperos em um terceiro prato.

  3. Passe cada filé de tilápia na farinha de trigo, garantindo que esteja coberto por todos os lados. Em seguida, mergulhe o filé nos ovos batidos, cobrindo-o completamente.

  4. Finalmente, passe o filé na mistura de farinha de rosca ou panko, pressionando suavemente para garantir que a cobertura fique aderente.

  5. Pré-aqueça a Airfryer a 180°C por cerca de 5 minutos.

  6. Coloque os filés empanados na cesta da Airfryer, certificando-se de não amontoá-los para permitir uma circulação de ar adequada.

  7. Se desejar, você pode borrifar um pouco de óleo na superfície dos filés empanados para ajudar a dourar e crocante.

  8. Cozinhe os filés na Airfryer a 180°C por cerca de 12-15 minutos, virando-os na metade do tempo para garantir um cozimento uniforme e uma crosta dourada.

  9. Verifique a tilápia para garantir que ela esteja cozida por dentro e a crosta esteja dourada e crocante.

  10. Retire os filés da Airfryer e sirva imediatamente com acompanhamentos de sua escolha, como saladas, batatas fritas ou legumes cozidos.

  11. Bom apetite!

Lembre-se de que os tempos de cozimento podem variar de acordo com o modelo da sua Airfryer e o tamanho dos filés de tilápia, então fique de olho para evitar que fiquem muito cozidos.

Preparando a tilápia antes de empanar na airfryer

Antes de empanar a tilápia na airfryer, é importante prepará-la corretamente para que fique saborosa e suculenta. Seguem algumas dicas de preparo:

  1. Tempere os filés de tilápia com sal e pimenta-do-reino a gosto. Algumas receitas também sugerem marinar os filés em suco de limão, azeite e ervas, como endro.

  2. Seque bem os filés de tilápia com papel toalha para que a farinha de trigo e a farinha de rosca grudem melhor.

  3. Passe cada filé na farinha de trigo, retirando o excesso. Em seguida, passe os filés no ovo batido e, por último, na farinha de rosca, cobrindo bem cada um.

  4. Deixe os filés empanados descansarem por alguns minutos antes de colocá-los na airfryer. Isso ajuda a fixar melhor a farinha de rosca e a deixar a crosta mais crocante.

Não é necessário deixar a tilápia marinando antes de empanar na airfryer. Embora algumas receitas sugiram marinar os filés de tilápia em suco de limão, azeite e ervas por 15 minutos para pegar o sabor, isso é opcional e pode variar de acordo com a preferência pessoal. O importante é temperar os filés de tilápia com sal e pimenta-do-reino antes de empanar.

Existem diversas opções de temperos que podem ser utilizados para marinar a tilápia antes de empanar na airfryer. Seguem alguns exemplos:

  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino
  • Alecrim, páprica defumada, alho em pó, sal grosso e pimenta preta

Esses são apenas alguns exemplos, mas é possível utilizar outros temperos de acordo com a preferência pessoal. É importante lembrar que a marinada não é obrigatória e pode ser pulada caso não haja tempo ou vontade de marinar a tilápia.

Acompanhamentos para tilápia empanada

Existem várias opções de acompanhamentos que combinam bem com tilápia empanada na airfryer. Aqui estão algumas sugestões:

  • Arroz branco ou arroz integral: O arroz é um acompanhamento clássico que complementa bem a tilápia empanada. Você pode optar pelo arroz branco tradicional ou pelo arroz integral para uma opção mais saudável.

  • Legumes grelhados: Legumes como abobrinha, berinjela, pimentão e cenoura podem ser grelhados na airfryer junto com a tilápia. Tempere-os com sal, pimenta e azeite antes de grelhar para realçar o sabor.

  • Salada: Uma salada fresca e crocante é uma ótima opção para acompanhar a tilápia empanada. Você pode fazer uma salada verde com alface, rúcula, tomate e pepino, ou experimentar uma salada de legumes mais elaborada.

  • Batatas: As batatas podem ser cortadas em palitos ou em rodelas e assadas na airfryer junto com a tilápia. Tempere com sal, pimenta e ervas de sua preferência para dar mais sabor.

  • Molho tártaro: Um molho tártaro caseiro é um acompanhamento clássico para peixes empanados. Você pode fazer o molho com maionese, pepino em conserva, cebola, suco de limão e temperos a gosto.

Essas são apenas algumas sugestões de acompanhamentos para a tilápia empanada na airfryer. Você pode escolher os que mais gostar ou experimentar diferentes combinações para variar o sabor das refeições.



This post first appeared on Airfryer Faz Tudo!, please read the originial post: here

Share the post

Tilápia Empanada na Airfryer: Suculenta com Toque Crocante

×

Subscribe to Airfryer Faz Tudo!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×