Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O guia completo sobre qual mel comprar

O mel é um alimento versátil e nutritivo, que tem sido apreciado durante milhares de anos. Contudo, nem todo o mel é criado da mesma forma, e diferentes tipos de mel têm propriedades diferentes que os tornam mais adequados para objetivos diferentes e por isso não é fácil decidir Qual Mel Comprar. Quer pretenda melhorar a sua saúde, adicionar sabor à sua cozinha, ou simplesmente queira experimentar algo novo, existe um mel que é perfeito para si. Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos em alguns dos tipos de mel mais populares e aos objetivos para os quais eles são mais adequados, de modo a ajudar na hora de ponderar qual mel comprar.

Qual Mel Comprar

    Qual mel comprar para a saúde?

    Chegada a hora de tomar a decisão sobre qual mel comprar, e se estiver à procura das melhores opções para a sua saúde, recomendamos os seguintes tipos de mel:

    Mel de Manuka

    Mel de Manuka

    Este mel é produzido na Nova Zelândia e na Austrália e é conhecido pelas suas poderosas propriedades antibacterianas. É frequentemente utilizado para tratar dores de garganta, problemas digestivos, e condições de pele. O mel de Manuka (também conhecido como “mel curador”) é também rico em antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunitário. As propriedades antibacterianas do mel de Manuka são atribuídas aos seus elevados níveis de metilglioxal (MGO), que é um composto natural encontrado no néctar da planta de Manuka. O mel de Manuka tem sido considerado eficaz contra um vasto leque de bactérias, incluindo estirpes resistentes a antibióticos, como o MRSA. Por isso, já conhece agora uma opção para quando estiver na indecisão sobre qual mel comprar para melhorar o seu bem-estar.

    Mel de Urze

    Mel de Urze

    Este mel é produzido a partir do néctar da planta de urze, que se encontra em charnecas e zonas montanhosas da Europa e da Ásia. Tem um sabor distinto e profundamente maltado com uma pitada de urze e uma cor âmbar escura. É rico em antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a dor de garganta e reduzir os sintomas de constipações e gripe. Para além disso, a investigação demonstrou que o mel de urze pode ajudar a estimular o sistema imunitário, podendo mesmo ter propriedades anticancerígenas. Os elevados níveis de compostos fenólicos, enzimas e antioxidantes no mel de urze são responsáveis pelas suas propriedades medicinais. Tendo em conta as propriedades únicas deste produto, dê uma oportunidade à planta de urze quando estiver no supermercado a pensar qual mel comprar.

    Qual mel comprar para cozinhar?

    Se, por outro lado, se estiver a questionar qual mel comprar para culinária, integrando-os em variadíssimas receitas com mel, as nossas recomendações são as seguintes:

    Mel de Acácia

    Mel de Acácia

    Este mel é de cor clara e tem um sabor delicado e floral que o torna perfeito para cozinhados. É muitas vezes utilizado como adoçante em marinadas, esmaltes e molhos para carnes e legumes. O mel de acácia é também conhecido pelo seu baixo índice glicémico, tornando-o num excelente adoçante para pessoas que estão a tentar controlar os seus níveis de açúcar no sangue (diabéticos, por exemplo). Para além disso, o seu sabor e cor claros tornam-no numa grande adição aos produtos cozinhados, uma vez que não irá sobrepor-se a outros sabores ou descolorir o produto final. Logo, qual mel comprar para a culinária deixa de ser uma questão para quem tenha necessidade de controlar os níveis de açúcar no sangue.

    Mel de flores silvestres

    Mel de Flores Silvestres

    Este mel é feito a partir do néctar de uma variedade de flores silvestres e tem um sabor suave e versátil que o tornam numa boa escolha para cozinhados. Pode também ser utilizado para adoçar chá, café, e outras bebidas. O perfil de sabor do mel de flores silvestres pode variar dependendo dos tipos específicos de flores silvestres de onde as abelhas estão a recolher o néctar, tornando-o numa ótima opção para adicionar um sabor único e complexo aos seus pratos. Isto quer dizer que há muito por onde variar e experimentar, na medida em que há uma grande variedade de combinações possíveis de flores silvestres e na hora de decidir qual mel comprar, poderá ir experimentado até encontrar a sua combinação preferida.

    Qual mel comprar para inflamações ou feridas

    Para além dos benefícios para a saúde e bem-estar, ou até para a culinária, o mel é um aliado fortíssimo quando se trata de ajudar a tratar inflamações quando estamos doentes ou até feridas quando nos aleijamos. Recomendamos os seguintes tipos de mel para as inflamações e feridas:

    Mel de trigo sarraceno

    Mel de Trigo Sarraceno

    Este mel é de cor escura e tem um sabor forte e distinto que o torna perfeito para tratar feridas e queimaduras. É conhecido pelas suas propriedades antibacterianas e pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização. Verificou-se que o mel de trigo sarraceno tem um elevado nível de antioxidantes, o que pode ajudar a reduzir a inflamação e promover a cura das suas feridas. Adicionalmente, a sua elevada viscosidade ajuda a criar uma barreira protetora sobre as feridas, de modo a manter as bactérias afastadas e promover o processo de cicatrização. Torna-se então mais fácil recomendar qual mel comprar para acelerar o processo de recuperação de queimaduras e feridas.

    Mel de Eucalipto

    Mel de Eucalipto

    Este mel é produzido a partir do néctar da árvore do eucalipto e tem um sabor forte e medicinal. É conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a dor e a inflamação em feridas. O mel de eucalipto tem também um elevado nível de antioxidantes, que podem ajudar a reduzir a inflamação e promover uma recuperação mais célere. A sua forte orientação medicinal torna-o numa grande opção no tratamento de dores de garganta e outros problemas respiratórios. Se o assunto for dores de garganta ou dificuldades em respirar, este produto é a melhor resposta à pergunta de qual mel comprar.

    Como escolher melhor qual mel comprar

    Ao comprar mel, é importante procurar mel puro de alta qualidade que tenha sido produzido a partir do néctar da planta específica em que está interessado. Evite mel que tenha sido misturado com outros tipos de mel, pois isto pode diluir o sabor e as propriedades únicas do mel. Também se pode procurar mel que contenha um certificado orgânico, uma vez que isto assegura que o mel é produzido sem a utilização de pesticidas ou outros químicos.

    Para além da procura de mel puro, também se deve prestar atenção à cor e consistência no momento de escolher qual mel comprar. O mel mais escuro é geralmente considerado de maior qualidade do que o mel mais claro, uma vez que tem uma maior concentração de antioxidantes e outros compostos benéficos. Além disso, o mel corrente é geralmente considerado de qualidade superior ao mel mais grosso, uma vez que tem uma concentração mais elevada de enzimas e outros compostos benéficos.

    Se estiver atento a estas curiosidades sobre o mel, estará mais perto de fazer uma escolha acertada relativamente a qual mel comprar.

    Outros tipos de mel e as suas utilidades

    Outros tipos de mel que deve ter em consideração na hora de selecionar qual mel comprar:

    Mel de flor de laranjeira (ou mel de laranjeira)

    Mel de Laranjeira

    O Mel de Laranjeira é feito a partir do néctar das laranjeiras e tem um sabor leve e delicado com uma pitada de citrinos. É normalmente utilizado como adoçante em chás, marinadas e produtos de padaria, sendo perfeito para um pequeno-almoço ou lanche diferentes. Para além disso, ajuda a reduzir os efeitos de distúrbios do sono ou tensões nervosas, isto é, previne insónias para quem tem dificuldade em adormecer, e também dores menstruais. Se se consegue rever nesta descrição, então confie na nossa sugestão agora que já sabe qual mel comprar para dormir e sentir-se melhor.

    Mel de Sálvia

    Mel de Sálvia

    O Mel de Sálvia é feito através do néctar de plantas de sálvia e tem um sabor forte e medicinal. É conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pode ser usado para tratar dores de garganta, tosse e problemas respiratórios. Se tiver curiosidade, não deixe de dar uma oportunidade às propriedades da sálvia quando escolher qual mel comprar.

    Mel de Mirtilo

    Mel de Mirtilo

    O Mel de Mirtilo é feito através do néctar das flores de mirtilo e tem um sabor distinto e frutado. É bastante utilizado como adoçante em chás, marinadas, e produtos de padaria. Para aqueles momentos em que pretende fugir à rotina, encontra-se aqui uma boa opção de qual mel comprar para fugir à rotina.

    Mel de Abacate

    Mel de Abacate

    O Mel de Abacate é feito tendo por base o néctar das flores de abacate e tem um sabor muito particular, doce e amanteigado com uma textura líquida, sendo que o facto de conter bastante água lhe confere uma cristalização mais difícil. É frequentemente usado como acompanhante de um bom queijo, bacalhau, cordeiro ou porco assado. Em momentos de convívio, surpreenda a família e amigos com esta sugestão de qual mel comprar para acompanhar um bom momento de convívio.

    Mel de Castanheiro

    Mel de Castanheiro

    O Mel de Castanheiro é feito com o néctar das flores de castanheiro e tem um sabor forte e amanteigado. As suas propriedades ajudam a obter uma melhor circulação do sangue e reduzir os efeitos das varizes e da fragilidade do cabelo. Tendo em conta estas características ímpares, não há muito mais opções para qual mel comprar com estas propriedades específicas. Logo, a escolha não é difícil.

    Mel de Lavanda

    Mel de Lavanda

    O Mel de Lavanda é feito através do néctar das plantas de lavanda e tem um sabor leve e floral, com um aroma intenso a lavanda. É bom para curar feridas, picadas de insetos, doenças respiratórias e travar diarreias. Esta é a única opção deste artigo que ajuda a parar episódios de diarreia, pelo que qual mel comprar para problemas deste tipo deixa de ser uma questão.

    Mel de Tomilho

    Mel de Tomilho

    O Mel de Tomilho é feito com néctar das plantas de tomilho e tem um sabor forte e aromas muito intensos a mentol e hortelã. É conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e pode ser utilizado para tratar dores de garganta e problemas respiratórios, pois contém um elevado teor de timo, acabando por lhe conferir propriedades antissépticas. Ou seja, mais uma opção para quem prefira menta e hortelã, no momento de escolher qual mel comprar para acelerar a sua recuperação sem recorrer obrigatoriamente a comprimidos.

    Conclusão

    Ao comprar mel, é importante prestar atenção à fonte, origem, e pureza do mel. Comprar de uma fonte respeitável ou de um apicultor local é uma boa maneira de garantir que se está a obter um produto puro e de alta qualidade. Também é importante considerar a cor, consistência e perfil de sabor do mel. Mel mais escuro, mel corrente e mel com um perfil de sabor distinto são geralmente considerados de maior qualidade. É igualmente importante notar que alguns tipos de mel, como o mel de lavanda e de tomilho, são considerados raros e difíceis de encontrar, e por isso podem ser mais caros do que outros outras alternativas aqui apresentadas sobre qual mel comprar.

    É importante ressalvar que algumas vezes o mel pode ser adulterado ou misturado com outros edulcorantes, tais como xarope de milho. Para garantir que está a obter um produto de qualidade, o nosso conselho é comprar mel de uma fonte respeitável ou procurar mel que tenha sido certificado por uma organização externa e assim escolher melhor qual mel comprar.

    Outra coisa a considerar quando se compra mel é a embalagem. Recomenda-se a compra de mel em frascos de vidro em vez de frascos de plástico, pois o plástico pode transmitir químicos para o mel ao longo do tempo, alterando o sabor e reduzindo potencialmente o valor nutricional do mel.

    Por último, mas não menos importante, na hora da decisão sobre qual mel comprar, considere o impacto ambiental. O mel produzido por apicultores locais de menor dimensão é muitas vezes mais sustentável e amigo do ambiente do que o mel produzido por grandes corporações. O apoio aos apicultores locais pode ajudar a proteger as abelhas e os seus habitats, que são vitais para a sobrevivência de muitas espécies vegetais e do ecossistema como um todo.

    O mel é um alimento versátil e nutritivo que pode ser apreciado por uma variedade de razões diferentes. Quer pretenda melhorar a sua saúde, acrescentar sabor à sua cozinha, ou simplesmente experimentar algo novo, há um mel lá fora que é perfeito para si. Certifique-se de escolher corretamente qual mel comprar, dependendo do objetivo que tem em mente.

    Para concluir, comprar mel pode ser um processo complexo, uma vez que há muitos tipos diferentes de mel disponíveis, cada um com as suas propriedades e utilizações únicas. Ao considerar o objetivo que tem em mente, a fonte, a origem e a pureza do mel, a sua cor, a consistência, o perfil de sabor e o impacto ambiental do mel, pode tomar uma decisão informada ao escolher qual mel comprar.

    Outros artigos relacionados

    • O que é Mel de Urze e quais os benefícios
    • Mel Alucinógeno
    • Mel de Rosmaninho para que serve?


    This post first appeared on Tudo Sobre Mel, please read the originial post: here

    Share the post

    O guia completo sobre qual mel comprar

    ×

    Subscribe to Tudo Sobre Mel

    Get updates delivered right to your inbox!

    Thank you for your subscription

    ×