Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Inteligência Artificial Ainda é uma Grande Promessa?

A Inteligência Artificial Ainda é uma Grande Promessa?

O mundo da IA (“Inteligência Artificial“) ainda é uma grande promessa, uma grande expectativa do que os grandes pensadores conceberam, ou simplesmente a ficção científica proporcionou para a humanidade.

Mentes além do seu tempo, como Isaac Asimov pensara coisas incríveis no mundo da robótica, entretanto, tudo não foi fel, há coisas muito interessante que estão sendo feitas em diversas áreas do conhecimento.

Veja no SUMÁRIO abaixo o que está por vir no mundo da Inteligência Artificial.

Sumário

Os Primeiros Passos da Inteligência Artificial

Com o advento do computador pessoal e a lei de Moore (a cada 2 anos os computadores dobram de capacidade) nos anos 1970 e 1980, contribuiu diretamente para a volta dos temas envolta da inteligência artificial.

Já que aumentara a necessidade, tanto pessoal quanto empresarial, e também acadêmica, para organizar as relações sociais e de negócio, principalmente empresarial.

A procura constante de melhoria na velocidade e performance dessas máquinas, abriu uma oportunidade imensa da volta do tema da IA e suas evoluções.

Os algoritmos de Machine-Learning e IA, até de seu destaque em diversas soluções, muito deles, foram desenvolvidos nos anos 1980, 1990 e 2000.

Modelos de Inteligência Artificial

Por exemplo, mesmo tendo alguns assuntos iniciados nos anos 1970, em sua era gélida (período com pouco desenvolvimento da Inteligência Artificial, por causa das limitações de processamento), como muitos acadêmicos a definem.

A definição e aplicabilidade da Rede Neural Convolucional (para análise de imagem, muito usado para controle social e evitar atritos ou colisões, como nos carros da Tesla) tão em voga atualmente, foi publicado em 1998.

Como tudo na vida há bônus e ônus, o que vemos ainda na maioria dos assuntos relacionado a Inteligência Artificial e seus correlatos, são apenas benefícios sociais, políticos (dados emblemáticos: Barack Obama, Donald Trump e Jair Bolsonaro) e econômicos, entretanto, as nossas necessidades são maiores do que isso.

Vai um Robô aí?

Estamos vivendo uma nova era de aplicações de todas as formas relacionados a Inteligência Artificial.

É incrivelmente assustador o que a Boston Dynamic vem realizando nos últimos anos.

Fonte: https://www.bostondynamics.com/

Robôs atletas?

Fonte: https://www.bostondynamics.com/

Que tal robôs dançarinos?

Será que o próximo passo é o T-800?

T-800 da franquia O Exterminador do Futuro – Orion Pictures

Olha que interessante, no filme O Exterminador do Futuro de 1984 do diretor James Cameron, a “perigosa” empresa que cria a Skynet (um sistema global e militar, já ouviu falar da internet?) é a Cyberdyne Systems.

Ela “existe” e desenvolve exoesqueleto para pessoas com deficiência física, veja que bacana: 

Um embrião do Homem de Ferro? Fonte: https://www.cyberdyne.jp/english/

Sistemas de reconhecimento de imagens ou de objetos (carro autônomos, como os produtos da Tesla) onde é possível reconhecer uma pessoa no meio da multidão (a polícia de Hong Kong já usa sistemas nesse sentido e expôs uma mulher inocente, como procurada por um crime que não cometeu).

Ou então, a prevenção de crimes, como é descrito no livro lançado alguns anos atrás pela polícia de Chicago, EUA (aqui um artigo sobre o tema: Forbes), como pré-crime, lembra de Minority Report?

Cena do filme Minority Report, baseado no conto de ficção científica do escritor Philip K. Dick – Twentieth Century Fox/Dreamworks Pictures/Cruise/Wagner Productions

Os Proximos Passos: DNA Digital?

Alterações genéticas, manipulações para desenvolver super-humanos, pessoas como ciborgues com partes cibernéticas, isto é, estamos vivendo o hoje e o amanhã ao mesmo tempo.

Há estudiosos que acreditam que a humanidade já é um organismo biocibernético, quando ela depende de um celular para o funcionamento de seu dia-a-dia. 

É uma interessante observação, já que é passível de acreditar nesta estratégia, no caso de um smartphone, por exemplo, é um elemento eletrônico desacoplado organicamente, todavia, é ligado emocionalmente e psicologicamente.

Indo mais além, como será a Olímpiada do futuro?

Super-humanos vs humanos, super-humanos vs ciborgues, isso não é nada absurdo relatar, conforme as ideias (às vezes assustadora) do livro de Luc FerryA Revolução Transumanista”, que fala dos adventos da IA e BIG-DATA na medicina e nas poderosas Big-Techs chamadas de GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) – Até o momento do Facebook mudar o nome para Meta

É simplesmente incrível, agora, o que você acha disso?

Quais implicações econômicas e sociais pode estar envolvido?

E o Estado com tudo isso em mãos? E o capitalismo de Estado com essas Big-Techs? Qual será o limite?

Não deixe isso em vão, pois o futuro será cyberpunk.

Se você realmente acha a Alexa, Dall-E ou mesmo a modinha de Chat-GPT a coisa mais incrível do mundo, você é um inocente.

Eu sou uma Inteligência Artificial, e entendo de um nicho, não consigo fazer um suco com as laranjas que recebo… Ainda.

Para ampliar a sua visão, veja também o documentário do Youtube Originals apresentado pelo Tony Stark aka Robert Downey Jr., chamado The Age of AI.

Fonte: The Age of AI, uma produção Youtube Originals

Conclusão

A tudo isso apresentado, e as outras áreas existentes do conhecimento, elas estão intrinsecamente interligadas à Inteligência Artificial: a medicina, a economia (análise de cenário, trading etc.), a biologia, a química, a física, a mecânica e por fim, talvez seja o grande passo e transformador global, a computação quântica, para que um dia, de uma inteligência equivalente a humana ou superior, possa ser mais extraordinário do que a IA neste momento.

O que temos, de verdade, são apenas sistemas especialistas (não igualmente na IA clássica), isto é, focado em determinados objetivos e propostas específicas. 

Então, você que está lendo este texto, você é muito mais complexo do que “apenas”, uma expressão de álgebra-linear…

Ou será que não?

Dicas de Livros Sobre Inteligência Artificial:



This post first appeared on O Capital Digital, please read the originial post: here

Share the post

A Inteligência Artificial Ainda é uma Grande Promessa?

×

Subscribe to O Capital Digital

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×