Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como se MANTER 100% MOTIVADO todos os DIAS - A REGRA do Locus

Em 1998, a Universidade de Columbia conduziu um estudo fascinante sobre o desempenho de alunos do quinto ano.

A pesquisadora, Professora Cláudia M. Mueller, propôs um desafio empolgante: resolver uma variedade de quebra-cabeças desafiadores. Mesmo diante da dificuldade, cada criança se destacou, superando a maioria de seus colegas.

Em seguida, os alunos foram separados em dois grupos. Metade deles recebeu elogios pelo seu esforço e dedicação, enquanto a outra metade foi elogiada por sua inteligência e talento.

Depois, todos os alunos foram desafiados com três tipos adicionais de quebra-cabeças: alguns fáceis, outros de dificuldade moderada e outros extremamente desafiadores.

Os resultados obtidos foram surpreendentes. Os alunos elogiados por sua inteligência acabaram dedicando a maior parte do tempo aos quebra-cabeças fáceis, negligenciando os mais desafiadores.

Além disso, eles gastaram consideravelmente menos tempo tentando resolver qualquer um dos quebra-cabeças.

Essa abordagem demonstrou níveis mais baixos de motivação. Curiosamente, quando questionados se gostaram da atividade, eles relataram falta de diversão.

Já os estudantes elogiados por seu esforço concentraram-se principalmente nos quebra-cabeças mais difíceis. Eles dedicaram muito mais tempo e esforço para resolver todos os quebra-cabeças.

Essa abordagem refletiu um aumento significativo nos níveis de motivação. No final do experimento, esses alunos expressaram uma verdadeira apreciação pela experiência completa.

O Conceito de Locus de Controle

Essa pesquisa nos traz um conceito valioso conhecido como "locus de controle", que se refere à crença na medida em que acreditamos ter controle sobre nossas próprias vidas. 

As crianças elogiadas por sua inteligência foram influenciadas a ter um "locus de controle externo".

Elas passaram a acreditar que fatores externos, além de seu controle, foram responsáveis pelo seu bom desempenho.

Já as crianças elogiadas por seu esforço foram influenciadas a ter um "locus de controle interno", acreditando que seu próprio esforço e dedicação foram os principais fatores para seu sucesso.

Eles obtiveram sucesso porque se esforçaram muito e começaram a acreditar em algo chamado "locus de controle interno".

Isso significa que eles acreditavam que os fatores que levaram aos seus resultados foram resultado de seu trabalho árduo e esforço extra.

Locus de Controle e Motivação

Eles entenderam que têm controle total sobre o quanto se dedicam a algo. É importante saber que ter um locus de controle interno é essencial para manter a motivação.

Você deve sentir que tem controle sobre sua vida e que é responsável pelo que acontece com você.

Isso ficou claro para mim quando trabalhava com uma equipe de vendas, trabalhando com vendas porta a porta.

Esse tipo de venda exige uma motivação extrema, pois é comum enfrentar centenas de rejeições todos os dias antes de obter uma venda.

A maioria das pessoas desiste após apenas uma semana. No entanto, pude identificar rapidamente quem teria sucesso com uma pergunta simples.

Quando um novo vendedor enfrentava um dia ruim, sem realizar nenhuma venda, eu perguntava a ele o motivo.

Suas respostas revelavam muito sobre seu locus de controle. Se eles culpavam fatores externos, como o clima ou o fato de ser fim de semana, eu sabia que não durariam.

Isso porque eles acreditavam que o motivo de não venderem estava fora de seu controle, o que os levava a gastar menos tempo batendo nas portas. No entanto, a verdadeira razão era que eles não estavam se esforçando o suficiente.

Desenvolvendo um Locus de Controle Interno

Ter um locus de controle externo pode ser uma maldição, pois faz você sentir que nada do que faz importa e acaba desistindo. Por isso, é importante adotar um locus de controle interno para se manter motivado.

Descobri que a melhor maneira de fazer isso é resolvendo problemas em sua própria vida e apreciando o fato de que suas ações são responsáveis por essa solução.

Por exemplo, se você tem dificuldades para dormir, faça uma pesquisa e descubra se obter mais luz solar pela manhã, usar a cama apenas para dormir e instalar um filtro de luz azul no seu telefone podem ajudar.

Ao implementar essas mudanças e perceber que agora você está dormindo mais rápido, é importante reconhecer que foi o esforço que você colocou e as mudanças que fez que levaram a essa melhoria.

Essa crença de que você está no controle de seu próprio destino é essencial para manter a motivação em sua vida.

"Não espere que o mundo esteja a seu favor, pois o verdadeiro poder está em suas mãos. Assuma o controle, trabalhe duro e acredite no seu potencial."

Lembre-se de que cada ação que você toma pode fazer a diferença. Transforme desafios em oportunidades e cultive um locus de controle interno.

Você é capaz de superar obstáculos, alcançar seus objetivos e conquistar o sucesso. Mantenha-se motivado, valorize suas conquistas e siga em frente, pois o destino está em suas mãos!"

Isso é uma ótima maneira de desenvolver um locus de controle interno e se sentir ainda mais motivado no futuro. Fique atento a mais conteúdos úteis e aproveite ao máximo seu potencial
!


This post first appeared on Meu, please read the originial post: here

Share the post

Como se MANTER 100% MOTIVADO todos os DIAS - A REGRA do Locus

×

Subscribe to Meu

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×