Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como gerenciar seu dinheiro (regra 50/30/20) 💰💡

Bem-vindo Estimado Leitor! Estou aqui para ajudá-lo a dominar Seu Dinheiro e construir seu patrimônio.Hoje, vamos falar sobre como gerenciar suas finanças pessoais usando a regra 50-30-20.

A Regra 50-30-20: Divisão Inteligente dos Gastos

A regra 50-30-20 é um método de divisão de gastos. Vamos visualizá-la com a ajuda de uma torta. Metade da torta, ou seja, 50%, representa suas Necessidades. Trata-se de criar um orçamento pessoal e entender para onde seu dinheiro está indo.

Em um orçamento ideal, 50% é destinado às necessidades. Chamemos essa parte de "necessidades".

30% são destinados aos desejos, ou seja, às coisas que você quer. E 20% são reservados para poupança ou pagamento de dívidas.

Agora que temos uma representação da regra 50-30-20, vamos dividir cada uma dessas categorias e dar exemplos para que você possa avaliar suas próprias finanças pessoais com base nessas métricas.

Como Implementar a Regra 50/30/20

Lembre-se de que estamos trabalhando com seu rendimento líquido, ou seja, seu salário após os impostos. Por exemplo, se você tem um salário bruto de 1.000.000 kwanzas por ano, após os impostos, você está lidando com um valor específico que usaremos para esses cálculos.

Em relação aos 50% destinados às necessidades, isso inclui despesas regulares da vida, como alimentos, habitação (hipoteca ou aluguel), seguro de saúde (essencialmente, um item necessário), serviços públicos (eletricidade, etc.). Agora, vamos continuar...

Diferenciando desejos de necessidades

Eu defino "necessidade" como algo que seria extremamente incômodo ou algo que você literalmente não pode viver sem, como comida e abrigo. Portanto, quando você aloca 50% do seu orçamento para suas necessidades, lembre-se de que esses são os itens essenciais.

A próxima área lógica a ser abordada são os "desejos". Acho que é aqui que muitos pessoas encontram dificuldades em diferenciar entre desejos e necessidades. Um desejo é algo que causa pequenos inconvenientes em sua vida.

Não é necessariamente uma necessidade para a qual você diria: "Se eu não tiver isso, posso morrer". 

Um desejo é algo em que você está disposto a abrir mão de certas coisas, como cancelar a assinatura da Netflix ou não comprar uma grelha nova para fazer um churrasco. Esses são desejos, não necessidades.

Alguns exemplos de desejos seriam compras para roupas novas. Claro, você pode precisar de roupas novas em algum momento, mas não é algo tão urgente que você vá morrer se não conseguir um novo par de sapatos.

Jantar fora é outro exemplo comum. Muitas pessoas, por motivos diversos, têm estilos de vida tão ocupados que é mais fácil pegar o carro e comprar algo para comer em vez de preparar a refeição em casa.

Hobbies também entram na categoria de desejos. Ter um hobby é uma das maiores alegrias da vida, seja jardinagem, pilotar drones, edição de vídeos ou qualquer atividade que o mantenha feliz.

Isso definitivamente se enquadra na categoria de desejos, pois não é necessário para a vida.

Portanto, galera, um desejo é algo que você não precisa necessariamente, mas que melhora a qualidade de vida de forma significativa.

Vamos falar sobre os últimos 20% do seu orçamento, e eu sei que pode parecer básico, mas é importante que você anote e entenda para onde todo o seu dinheiro está indo, para evitar que seus desejos se misturem com suas necessidades e acabem levando você à dívida todos os meses.

Falando em dívidas, vamos abordar a poupança. Os últimos 20% do seu rendimento devem ser destinados à poupança e ao pagamento de dívidas.

Importância de criar um fundo de emergência

Novamente, estamos falando de números líquidos. Se você possui um fundo de emergência, por exemplo, eu recomendo que você economize de 6 a 12 meses de despesas de vida.

Digamos que suas necessidades e alguns desejos somem, em média, 30.000 kwanzas por mês para toda a família. Isso significa que você deve economizar cerca de180.000 a 360.000 kwanzas em seu fundo de emergência.

Pode parecer uma quantia considerável, mas ter esse valor salvo pode ajudar em momentos difíceis, como demissões ou perda de renda.

Além disso, você deve priorizar o pagamento de dívidas. Se você possui cartões de crédito ou empréstimos estudantis, por exemplo, é importante esmagar essas dívidas usando essa parcela dos 20%.

Em um conteúdo futuro, vou abordar estratégias para pagar dívidas, como o método da avalanche ou da bola de neve.

Por fim, se você quiser economizar para a aposentadoria, recomendo que comece a investir o mais cedo possível.

Conclusão

Muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras quando chegam aos 20 ou 30 anos porque não se concentraram em poupar para a aposentadoria.

Essas são informações simples, mas até você criar um orçamento mensal e entender para onde cada um dos seus kwanzas líquidos está indo, pode se surpreender.

Por favor, compartilhe esse conteúdo com amigos ou familiares que possam se beneficiar dessas informações.

Muitas pessoas têm se beneficiado desses conteúdos e não pedimos nada em troca, apenas que você compartilhe. Muito obrigado a todos e tenham um dia próspero
!


This post first appeared on Meu, please read the originial post: here

Share the post

Como gerenciar seu dinheiro (regra 50/30/20) 💰💡

×

Subscribe to Meu

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×