Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como ESTUDAR MAIS em MENOS TEMPO 🔥 5 Métodos Científicos.

Melhorando sua Produtividade nos Estudos: Dicas Essenciais

Sabe como é frustrante quando você estuda bastante todos os dias e ainda acaba com a mesma nota que os amigos que estudaram só na noite anterior ao exame?

Eu entendo essa sensação. Você assistiu a todas as aulas, tentou fazer tudo certo, mas ainda parece que algo não está funcionando. É como se todo o esforço não estivesse valendo a pena.

Mas antes de entrarmos nas técnicas específicas, vamos abordar algumas coisas básicas que você deve fazer quando for estudar.

1- Elimine distrações: Desligue o telefone, evite interrupções de amigos e familiares. Concentre-se apenas nos estudos.

2- Estabeleça metas claras: Saiba o que você vai estudar, por quanto tempo e quantas tarefas quer realizar.

3- Ambiente silencioso: Para tarefas simples, um pouco de barulho ambiente pode ajudar, mas para tarefas complexas, um ambiente silencioso é melhor.

4- Horário estratégico: Estude quando houver menos distrações, seja de manhã cedo ou tarde da noite.

5- Espaço dedicado: Tenha um local específico para estudar, e quando você se sentar ali, entre em modo de foco total.

Agora que abordamos o básico, vamos partir para as dicas práticas.

Lembre-se, estas são apenas dicas para aumentar sua produtividade enquanto estuda. Cada pessoa é diferente, então experimente e adapte as técnicas que funcionam melhor para você.

A jornada de aprendizado é única, então celebre cada pequena vitória ao longo do caminho! Se você quiser saber mais, continue lendo o conteúdo.

1- Método do Agrupamento (Chunking)

Vamos imaginar uma cena. É domingo de manhã e você senta à sua mesa para estudar. Você abre seu material de estudo, pronto para mergulhar em um capítulo de química inorgânica. No entanto, depois de 30 Minutos, você começa a perder o interesse e fecha o livro. Isso já aconteceu com muitos de nós, não é mesmo?

Às vezes, pensamos em estudar um capítulo inteiro de uma vez, mas isso nem sempre funciona. A maioria de nós não consegue ficar focada por horas seguidas.

A verdade é que nossos cérebros preferem entender e processar informações em pedaços menores.

Então, a dica aqui é: antes de começar a estudar um capítulo, dê uma olhada geral nele e divida-o em partes menores. Tente estudar uma parte de cada vez e faça pausas curtas entre elas.

2- Estabeleça Prazos (Deadlines)

Você já ouviu aquele ditado: "O trabalho se expande para preencher o tempo disponível"? Vou explicar isso. Imagine que seu professor tenha designado uma tarefa que levaria sete dias para ser concluída.

Se o prazo for de sete dias, você provavelmente vai levar sete dias para terminá-la. Mas, se você tivesse apenas sete horas para fazer a mesma tarefa, acredite, você poderia fazê-la em sete horas.

Isso acontece porque ajustamos nosso ritmo ao tempo disponível. É por isso que ter prazos é importante. Mas não escolha prazos muito ambiciosos que possam deixá-lo esgotado. Encontre um equilíbrio e defina prazos realistas.

3- Sprints de Foco

Imagine uma manhã de domingo. Você se senta à sua mesa e abre seu material de estudo, pronto para enfrentar um capítulo de química inorgânica.

Você planeja estudar o capítulo inteiro nesse dia, mas depois de apenas 30 minutos, você começa a perder o interesse. Fechar o livro e desistir do estudo é algo que acontece com muitos de nós.

Uma estratégia útil para lidar com isso é chamada de "Sprints de Foco". Basicamente, você define um temporizador e se concentra apenas no estudo, sem se distrair com outras coisas.

Existem técnicas populares, como o método Pomodoro, onde você estuda por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos. Algumas pessoas preferem períodos mais longos, como estudar por 50 minutos e fazer uma pausa de 10 minutos.

Outra opção é o "Sprint Ultradiano", que envolve estudar por 90 minutos e descansar por 20 minutos. O interessante é que esse ciclo se alinha com os ritmos naturais do nosso corpo, que são os ciclos biológicos que ocorrem naturalmente.

4- Efeito de Intercalação

Uma estratégia eficaz que pode ajudar quando você está enfrentando problemas para resolver questões é o "Efeito de Intercalação".

Isso significa que você pode ligar tópicos diferentes enquanto resolve problemas. Por exemplo, se você está resolvendo um problema de geometria, pode usar conceitos da óptica.

Estudos têm mostrado que essa abordagem pode ser muito eficaz, especialmente para resolver problemas complexos. Às vezes, já usamos essa estratégia sem perceber.

5- Não Releia, relembre

Não é incomum cometer um erro ao revisar. Muitas vezes, quando revisamos, fazemos isso como se estivéssemos estudando o material pela primeira vez.

A dica aqui é não apenas reler. Em vez disso, pegue uma folha de papel em branco, anote tudo o que você se lembra sobre o tópico e, em seguida, compare com o material original.

Isso ajuda o cérebro a lembrar melhor. A memória é fortalecida quando você faz perguntas sobre o tópico, em vez de simplesmente reler.

Conclusão

Estas são algumas dicas valiosas para estudar de maneira eficaz. Experimente usar essas estratégias por uma semana e você verá a diferença. Compartilhe esse conteúdo com amigos que podem achar útil.


This post first appeared on Meu, please read the originial post: here

Share the post

Como ESTUDAR MAIS em MENOS TEMPO 🔥 5 Métodos Científicos.

×

Subscribe to Meu

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×