Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[Estudar na Italia] Escola pública ou particular

Você está pensando em mudar para a Italia com as crianças e está começando a pesquisar sobre escolas na Italia. Onde colocar seus filhos para estudar na Italia: em escola pública ou particular?

Índice do artigo:
– Introdução: Escola pública ou particular
– Quantas são as escolas particulares na Italia
– Escola é obrigatória na Italia
– Os tipos de escola particular na Italia
Scuole paritarie
Scuole Non Paritarie
Scuole straniere
– Quais as principais diferenças entre uma escola pública e particular
– Quanto custa uma escola particular na Italia
– Reflexões sobre escolha de escola na Italia

Escola pública ou particular

Muitos brasileiros pensam em mudar para a Italia justamente para economizar na mensalidade da escola das crianças. Imaginam que a escola pública na Italia é sempre excelente.

Assim como no Brasil, na Italia existem escolas públicas e escolas particulares.

Assim como no Brasil, os filhos da “elite” italiana geralmente estudam em escolas particulares enquanto as demais crianças estudam em escolas públicas.

Em algumas áreas da Italia as escolas públicas são melhores do que em outras. Em algumas cidades pequenas na Italia existe apenas a opção de estudar em escolas públicas.

Mas se o seu filho no Brasil estuda em uma escola que custa mais de 3 mil reais a mensalidade, por que você o colocaria em uma escola pública na Italia?

Leia: Quanto custa estudar em 31 das escolas mais caras do Brasil em 2022

Quantas são as escolas particulares na Italia

Existem poucas escolas particulares na Italia comparadas a quantidade de escolas públicas.

Por exemplo a “scuola dell’infanzia” possui 15.380 unidades públicas e 7.483 particulares.

Conforme as crianças crescem a quantidade de escolas particulares diminui: na “scuola primaria” são 15.429 unidades públicas e apenas 1.411 particulares; na “secondaria I grado” são 7.408 públicas e 640 particulares; na “secondaria II grado” são 5.316 públicas e 1604 particulares.

Os dados são relativos ao ano de 2019 e foram divulgados pelo Istat (que é uma espécie de IBGE da Italia). Abaixo a tabela oficial:

Leia sobre Como é Organizada a Escola na Italia

Escola é obrigatória na Italia

Na Italia a partir dos 6 anos as crianças são obrigadas a frequentar uma escola, sejam crianças nascidas na Italia ou estrangeiras.

Por isso o governo italiano coloca a disposição um grande número de escolas públicas a partir dos 6 anos (scuola primaria) de modo que seja possível que cada criança tenha uma vaga na escola.

Os tipos de escola particular na Italia

Em algumas situações a escola particular é uma boa alternativa em relação a escola pública. Existem dois tipos de escola particular: os chamados Istituti Paritari e Non Paritari.

Na Italia a maioria das crianças estuda na escola pública, o caminho mais comum que vai da “scuola primaria” até a entrada da Universidade. Mas esta não é a única opção.

Algumas escolas não são administradas diretamente pelo Estado Italiano, mas são reconhecidas pelo Ministero dell’Istruzione (Ministério da Educação na Italia). Dessa forma podem obter uma formação equivalente à educação nas escolas públicas em termos de grade curricular.

Leia no site do Ministero dell’Istruzione: Sapere la differenza tra le scuole paritarie e le scuole private

No ano 2000 foi publicada a lei 62 (comma 7 do artigo 1) que mudou a forma como as escolas não públicas são classificadas. Agora existem apenas dois tipos de escolas particulares: “scuole paritarie” e “scuole non paritarie”.

Scuole paritarie

As escolas de tipo “paritarie” desempenham um serviço público e são inseridas no sistema nacional de educação da Italia.

Para os alunos, a frequência regular em uma escola “paritaria” representa o absolvimento da obrigação de educação.

O reconhecimento desta paridade garante:

  • equivalência dos direitos e deveres dos alunos
  • os mesmos procedimentos para a realização dos Esami di Stato
  • a habilitação para emitir títulos de estudo com o mesmo valor legal que as escolas públicas.

Scuole Non Paritarie

As escolas “non paritarie” são sempre particulares e são inscritas nos elencos regionali (estaduais) atualizados anualmente e disponíveis no site do Ufficio Scolastico Regionale competente para cada território.

A frequência regular dos alunos na scuola non paritaria representa o absolvimento da obrigação de educação, mas essas escolas não podem dar títulos de estudo com valor legal, nem atestados intermediários ou finais com valores legais.

Portanto os alunos devem fazer uma prova ao final de cada percurso escolar se quiserem ser transferidos em uma scuola statale o paritaria.

Essas escolas devem sempre indicar o status de “non paritaria”.

Para saber mais consulte o site do Ministero dell’Istruzione.

Scuole straniere

Em 1994 o decreto 389 do Presidente della Repubblica publicado no dia 18 de abril disciplinava os “Istituti Stranieri”.

Estas escolas devem ser autorizadas pelo Ministero dell’Istruzione, mas os títulos conseguidos não tem valor legal na Italia. Para equipará-los é necessário participar de um “Esame di Stato” para certificar o percurso de estudos e obter a habilitação necessária conforme nas escolas particulares non paritarie.

Quais as principais diferenças entre uma escola pública e particular

As escolas públicas são administradas pelo estado, através do Ministero dell’Istruzione.

Nas escolas particulares existe maior autonomia para administrar a escola, o que muitas vezes representa maior agilidade em decisões e na resolução de problemas e dificuldades.

As greves são frequentes nas escolas públicas, certamente terá pelo menos uma durante um ano escolar em uma escola pública. Nas escolas particulares elas são mais raras.

Outra diferença está no custo: nas escolas públicas não é previsto nenhum tipo de pagamento direto (geralmente existe apenas o custo das refeições para as crianças que almoçam na escola e de material escolar); já nas escolas particulares existe a retta scolastica (uma espécie de mensalidade escolar: o valor é anual e a maioria das escolas parcela em dez vezes).

Opinião pessoal: a grande diferença entre uma escola particular e pública está na “seleção” dos estudantes, do ponto de vista do interesse da família que as crianças sejam estimuladas a estudar.

Vou tentar explicar: uma criança que não quer estudar e que não é seguida pela família é, de qualquer forma, obrigada a frequentar a escola de acordo com as leis italianas. Essa criança irá provavelmente para a escola pública. A família não vai gastar dinheiro para que o filho não estude.

Os filhos de quem quer estudar vão para a escola pública ou particular. Mas se o seu filho que quer estudar der o azar de cair em uma classe onde 4 ou 5 não querem estudar, o resultado será que a classe terá mais dificuldade em avançar e estimular os alunos interessados. Os próprios professores tendem a perder a motivação em uma classe em que ninguém escuta, faz deveres ou mostra interesse.

Quanto custa uma escola particular na Italia

O custo de escola particular geralmente é cobrado por ano: algumas escolas parcelam o valor em dez vezes, geralmente o primeiro pagamento é em setembro e o último em junho. A este valor pode ser adicionado uma taxa de inscrição e eventual uniforme.

O valor da escola particular na Italia pode variar de acordo com a cidade e com os serviços oferecidos. Mas para ter uma base, uma escola elementare particular geralmente custa a partir de 1500 euros por ano (ou seja, uma mensalidade de 150 euros por mês com pagamento em 10 parcelas).

No entanto existem escolas particulares na Italia muito mais caras.

Em Milão, para estudar na escola bilingue St. Louis School, será necessário pagar para uma criança de 7 a 9 anos um valor de Euro 18.810,00 POR ANO mais uma taxa de inscrição que varia de 1800 a 2800 euros. Esses valores são para o ano escolar 2022/2023 e estão disponíveis aqui.

Se a gente levar em conta os salários médios da Italia já dá para ver que uma escola bilingue em Milão como a St. Louis School é para pouquíssimos.

Uma escola particular em Milão como a St. Louis School chega a ser até muito mais cara do que uma escola particular paulistana como a Dante Alighieri.

De acordo com a Forbes, a mensalidade da escola Dante Alighieri de São Paulo é de R$ 3.569. No Brasil, se não me falha a memória, a escola se paga em 12 parcelas. Neste caso o valor por ano deve ser em torno de 42 mil reais (o que dá pouco mais de 8000 euros com uma cotação de 5,20). Alguém aí estuda no Dante em São Paulo e confirma este valor?

Leia também: material escolar na Italia

Reflexões sobre escolha de escola na Italia

Escola pública ou particular? Não existe uma receita garantida para o sucesso e felicidade das crianças. Não sabemos de que forma uma escola pode impactar na vida de uma criança.

Hoje em dia podemos encontrar informações facilmente em qualquer lugar: vídeos e cursos no YouTube e redes sociais, em eventos culturais, em sites na internet. A escola, portanto, não é apenas um lugar onde obter informações.

A escola é um lugar onde aprender a pensar, a se relacionar com o próximo, a construir uma sociedade.

No entanto acredito que o ambiente escolar seja capaz de influenciar a vida de uma pessoa, de estimulá-la a dar o melhor ou pior de si.

Uma escola onde as crianças são seguidas pelos pais é melhor do que uma escola onde as crianças estão lá simplesmente por obrigação ou por falta de opção.

O meu conselho é: informe-se sobre as escolas particulares na cidade onde você pretende morar e reflita se pode ser um bom investimento para o futuro dos seus filhos.

A escola particular não é uma solução para todo mundo. Depende da escola, do seu bolso, das necessidades do seu filho e também da cidade onde você vai morar.

Pode ser que não existam escolas particulares na sua cidade para a idade dos seus filhos. Nesse caso você deve avaliar se vale a pena fazer uma viagem diária para levá-los até a escola particular mais próxima. Pode ser que não seja uma boa ideia.

Não é uma decisão fácil.

Se você já mora na Italia, conta para a gente nos comentários que tipo de escola escolheu para o seu filho/a: escola pública ou particular? Como foi sua experiência?



This post first appeared on Trabalho Na Italia, please read the originial post: here

Share the post

[Estudar na Italia] Escola pública ou particular

×

Subscribe to Trabalho Na Italia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×