Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Fundo de Emergência: O que é e porque você PRECISA montar o seu

Todo mundo passa por imprevistos, não é mesmo? Para isso serve a Reserva de Emergência ou Fundo de Emergência. Você precisa estar seguro para que os contratempos da vida nunca te abalem. Além disso, é ótimo para momentos de oportunidade.

Como funciona? Onde investir?

Imagine que você esteja em uma situação de necessidade, em que precisa de uma boa quantidade de dinheiro. Você gostaria de ter esse dinheiro guardado e disponível. Agora imagine que esse dinheiro existe e você sabe onde ele está guardado, mas ele não está disponível para você no momento. Parece uma situação ruim não é mesmo?

Portanto, o fundo de emergência é a prioridade de qualquer investidor.

Por isso você precisa montar seu fundo de emergência em aplicações com alta liquidez (resgate fácil e rápido do dinheiro). O mais recomendado para isso é o Tesouro SELIC, mas também pode ser montado em outras aplicações com liquidez diária.

Quanto dinheiro devo ter?

Isso fica ao seu critério. Mas há uma recomendação de que para você ficar seguro há 2 maneiras distintas:

Sou funcionário público

Nesse caso você tem alguns benefícios e não passará por tanto aperto. O recomendável para esta opção é acumular 6 vezes o seu gasto mensal em Tesouro SELIC, apesar de eu, em minha opinião pessoal, pensar que o ideal sempre é ter 12 vezes o seu gasto mensal guardado.

Não sou funcionário público

Você está menos protegido quanto um funcionário privado. Para isso você precisa ter aplicado no Tesouro Selic 12 vezes o seu gasto mensal.

Como faço para juntar o patrimônio necessário

Acesse o Simulador do Tesouro Direto Nacional e selecione Tesouro SELIC

Após isso, defina seu custo mensal. Vamos utilizar um custo mensal de 4000 reais em nosso exemplo.

Clique em “Simular Aplicação” > Quanto quero ter no futuro > Aportes Mensais > (escolha o valor inicial que irá investir)

Obs: a taxa SELIC pode variar trimestralmente, mas está sendo mantida em 6,5% há certo tempo. Além disso, vale ressaltar que há um vencimento em que o título será resgatado (em nosso caso Tesouro SELIC 2025), mas para seguir investindo basta reaplicar no dinheiro no próximo Tesouro SELIC que aparecerá em breve.

Em nossa simulação (com as taxas atuais do dia 17/05/2019), para no vencimento (2025) ter a meta atingida, a pessoa deve investir 581,97 por mês.

The post Fundo de Emergência: O que é e porque você PRECISA montar o seu appeared first on IM Investimentos.



This post first appeared on IM Investimentos, please read the originial post: here

Share the post

Fundo de Emergência: O que é e porque você PRECISA montar o seu

×

Subscribe to Im Investimentos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×