Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cabelo cacheado e crespo é lindo SIM

Depois de uma enorme pausa, PAPO GEOGRÁFICO está de volta e hoje iremos falar sobre como foi a transição da Bruna, ela acabou de passar pelo BC e ficou lindaaaaa!!! 




Hey! Sou a Bruna e fui convidada pela Aline para contribuir com o Cachos Geográficos contando sobre a minha transição capilar, que tem sido um momento muito importante para meu amadurecimento como mulher.

Primeiro agradeço o convite e queria dizer que a Aline e todas as outras pessoas que tiveram a coragem de se livrar da química em seus cabelos me servem de inspiração.


A minha história de amor e ódio com Meu Cabelo começa na minha infância. Nessa linda fase eu não ligava para o meu cabelo e odiava penteá-lo. Minha mãe se esforçava para pentear e prender e eu sempre soltava quando ela não estava mais olhando. No entanto, foi no início da adolescência, lá pelos 11 anos que sofri algumas situações de bullying relacionadas entre outras coisas, com o meu cabelo.  

Para (não) ajudar, as cabeleireiras que fui nunca souberam lidar com os meus cachos e falavam que para ficar bom deveria relaxar ou alisar. Acabei tomando isso como verdade e comecei a fazer relaxamentos passando para as progressivas e alisamentos mais fortes. Desde então, tive alguns episódios tristes chegando até a ter um corte químico. Mesmo assim, continuei insistindo nos alisamento até o ano passado.

De uns anos para cá me aproximei muito pelas leituras e lutas feministas e, através disso, notei que me sentia prisioneira. Percebi que nós estamos presas a padrões de beleza, e soltar os cabelos crespos e cacheados, além de feminista, é um ato político.
 Trata-se daquela velha história racista de que cabelo de branco é bom e o de negro é ruim. Isso é externalizado em nós cacheadas e crespas e nos faz sentir mal por sermos diferentes do que é vendido como belo. 

Por isso, quando você solta Seu Cabelo crespo e cacheado se liberta destes padrões e deixa claro que quem manda no seu corpo e no seu cabelo é somente você. Além disso, este ato significa assumir a sua identidade, afirmar sua autonomia e liberdade. Isso é dizer que cabelo cacheado e crespo é lindo SIM.

Com isso, após um tempo refletindo e pesquisando sobre o assunto, decidi que iria me livrar progressivamente de toda a química e aprender a lidar com o meu cabelo natural e ser livre e feliz assim. Hoje faz quase um ano que venho ensaiando essa mudança, que não é apenas estética, mas um momento de se reconhecer e de se enxergar.

A transição é uma fase difícil e que chega a ser sofrida. No inicio tentei fazer texturizações que encontrei na internet e nenhuma funcionou, por isso resolvi cuidar com cremes de tratamento e ir escovando para conseguir manter. E ainda assim me senti escrava e houve muitos dias que tive vontade de desistir.  Além da vontade e determinação, é preciso buscar por informações sobre o assunto que hoje são vastas. Cada pessoa passa por esta fase de uma maneira, algumas cortam logo bem curto e outras, como eu, vão cortando aos poucos. Hoje meu cabelo já esta completamente natural embaixo e na parte de trás, e pretendo retirar as pontas alisadas que sobraram no próximo corte.  Estou me sentindo muito feliz e o mais importante, LIVRE.


Vi relatos de pessoas que diziam que a própria família, namorado e amigos não apoiaram essa decisão e até sentiram vergonha e se afastaram.  Neste sentido tive muita sorte porque minha família apoiou bastante, meu noivo ficou do meu lado e os meus amigos adoraram a ideia. A única pessoa que não gostou muito foi a minha EX-cabeleireira, claro!

 Quanto aos possíveis comentários negativos, caso você decida assumir Seus Cabelos Naturais e alguém não te apoie e se afaste de você por causa disso, vamos combinar que é alguém que já vai tarde. Qualquer pessoa que se aproxima apenas pela aparência ou bens materiais só pode ser alguém extremamente vazio e que não vai acrescentar em nada de bom.

Também gostaria de deixar claro que não tenho nada contra quem faz química no cabelo, mesmo porque passei anos fazendo. Acredito que o importante é se sentir bem. Então, caso você alise seu cabelo e se sinta ótima com isso continue assim, mas se você tem vontade de assumir seu cabelo, porém tem medo ou acha impossível, deixa disso e enfrente a transição. É uma fase complicada, mas cabelo cresce e passa! Acredite, é possível e muito libertador. Cabelos cacheados e crespos também são lindos e são muito versáteis. Hoje existe uma infinidade de produtos legais e muita informação na internet!

Tem esse grupo que me ajudou muito: Cacheadas em Transição

E esse aqui sobre uma técnica que vem funcionando muito bem para o meu cabelo: No/Low Poo –Iniciantes

Aproveito para indicar os canais de três lindas cacheadas do youtube que dão dicas que são uma mão-na-roda para quem esta na transição:

Rayza Nicacio , Mari Morenahttp e Brenda Limahttp


Por fim, quero dizer que com esta experiência pretendo poder incentivar outras pessoas a tomar coragem e aprender a lidar com seus cabelos naturais, e espero poder ajudar quem se interessar por essa transformação e evolução!


This post first appeared on CACHOS GEOGRÁFICOS, please read the originial post: here

Share the post

Cabelo cacheado e crespo é lindo SIM

×

Subscribe to Cachos GeogrÁficos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×