Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

"UM ESPORTE DE RESPEITO"

E para compor mais um PAPO GEOGRÁFICO, hoje teremos a Mariana Moretti, estudante de Pedagogia da UNESP de Rio Claro – SP e uma APAIXONADA  pelo Rugby!

Confiram!!!

Conheci o Rugby em 2008, em São Paulo, quando estudava na USP!

Tudo começou quando assisti ao treino de Rugby do time masculino da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) e fiquei surpresa com o esporte.

Equipe de Rugby da USP 2008
De fato, o que mais me chamou atenção foi o dinamismo do jogo e de ter muito contato físico, nunca tinha visto algo parecido. Então, comecei treinando com o time masculino do meu instituto, a FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), e depois de algum tempo, vi um anúncio online (na época era o Orkut!) de treinos para compor um time feminino do campus, que estava começando.
Tinha muita curiosidade e comecei a frequentar os treinos, o que com certeza foi um marco na minha vida!
Mariana em 2008 jogando pelo time de Rugby da USP.

Depois que mudei para Rio Claro, em 2010, havia um grupo de pessoas que treinavam na faculdade, porém não havia um time masculino e um feminino ativos que pudessem participar de campeonatos representando a universidade.

Após esforços de um grupo de quatro estudantes que se mantiveram fiéis em passar os treinos e chamar os amigos para conhecer o esporte, surgiram duas equipes, uma masculina e uma feminina que enraizaram o Rugby na UNESP de Rio Claro (RURC) desde 2011, e cujos frutos continuam até hoje.


A equipe feminina é a atual campeã Universitária Paulista e exemplo de um time universitário, que apesar dos altos e baixos (falta de infraestrutura, patrocínio, número flutuante de jogadoras) conseguiu provar que acreditando é possível ir longe. Muita gente desacreditava do nosso potencial, fora o preconceito que enfrentamos até hoje por sermos mulheres que praticam um esporte que julgam ser "violento" e "masculino".

RUGBY UNESP RIO CLARO (RURC), 2010.
Com garra e união conquistamos muitas vitórias, mas a meu ver, a maior delas foi à amizade que criamos e o desejo de fazermos o que gostamos independente do senso comum. É difícil colocar em palavras o que o Rugby representou e ainda representa em minha vida.

O aprendizado e a vivência que tive dentro do esporte foram essenciais para minha formação pessoal e profissional. Fiz muitas amizades, e entre um hematoma e outro, aprendi muito com a filosofia de união, trabalho em equipe e integridade do Rugby.

Tive muita sorte de conhecer um esporte tão incrível e por esse motivo, prezo por levar um pouco dessa minha experiência para outras pessoas, trabalhando hoje em um projeto da faculdade que leva o Rugby para as escolas públicas. Para finalizar, uma frase que gosto muito: "Não há razão para se jogar Rugby, porque o Rugby se joga com o coração!".


This post first appeared on CACHOS GEOGRÁFICOS, please read the originial post: here

Share the post

"UM ESPORTE DE RESPEITO"

×

Subscribe to Cachos GeogrÁficos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×