Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

VIVENDO EM PORTUGAL Part. 3

#2. UM BANHO DE HISTÓRIA

            Apesar de ser um país muito menor do que muitos estados brasileiros, uma viagem a Portugal pode te levar também a uma viagem ao tempo, desde períodos mais remotos até os atuais... vejamos em uma breve linha do tempo o que Portugal pode te oferecer de atrações ao longo dos séculos....

PALEOLÍTICO: Museu de Arte e Arqueologia do vale do Côa (Vila Nova de Foz Côa) localizado na Cidade de Vila Nova de Foz Côa na região norte de Portugal, sendo o maior museu de pinturas paleolíticas ao ar livre do mundo.

DICA SENSACIONAL: Além de um trajeto por trilhas que nos leva a ver diferentes pinturas rupestres, o museu oferece visitas guiadas em noites de lua cheia quando com a iluminação adequada as pinturas rupestres se transformam.

Vila Nova de Foz Côa, Gravura Rupestre.

Já visitei e recomendo!!!!!

PERÍODO ROMANO: Conimbriga (Coimbra), Templo de Diana (Évora), Cava de Viriato (Viseu) – Os romanos que por aqui passaram deixaram muito mais do que a cultura do vinho e do azeite na parte oeste da Península Ibérica.

Existem distribuídos por várias aldeias e cidade importantes de norte ao sul do país, ruínas e construções que remontam ao período romano. Destaque para o Museu monográfico de Coninbriga (próximo a Coimbra), onde há uma das mais conservadas plantas originais da civilização romana na Península Ibérica.

templo romano de Évora também conhecido como Templo de Diana,
está localizado na cidade de 
Évora, em Portugal. 

PERÍODO MEDIEVAL: Viagem Medieval em Terra de Santa Maria (Santa Maria da Feira), Castelo de Guimarães (Guimarães), Castelo de São Jorge (Lisboa), Aldeia de Monsanto. (Monsanto), Capelo dos Ossos (Évora) - Em cada aldeia ou cidade de Portugal é possível ver um pedaço do período medieval. Além disso, destaco as feiras medievais que acontecem entre os meses de julho e setembro em todo o país.

Nestas feiras as pessoas se caracterizam com roupas típicas, e é possível comer comidas e doces da época, assim como as bebidas, assistir peças de teatro e simulações de batalhas. O evento que ocorre na cidade de Santa Maria da Feira no mês de Agosto é o maior da península ibérica e a cidade toda entra na “onda” se transformando em um verdadeiro vilarejo do medievo.


Estive no local esse ano e posso dizer que é emocionante!!!, Também na cidade de Évora há uma capela toda recoberta com OSSOS HUMANOS desse período de dar calafrios!!!



PERÍODO RENASCENTISTA/GRANDES DESCOBRIMENTOS: Torre de Belém (Lisboa), Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), Mosteiro de Batalha (Alcobaça), Biblioteca Joanina (Coimbra).

Sem dúvida alguma, esse é um dos pontos fortes das atrações turísticas de Portugal. Toda a riqueza trazida pelos descobrimentos trouxe também um estilo arquitetônico suntuoso e luxuoso conhecido como arquitetura Manuelina (Uma referência ao rei D Manuel).

Essas construções cheias de detalhes são de saltar aos olhos pela sua riqueza de trabalho e pela utilização de muito ouro brasileiro, como não poderia deixar de ser. Assim, pode-se dizer que se for a Portugal e não visitar uma obra manuelina, você não foi a Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém
 é um mosteiro manuelino, testemunho monumental
da riqueza dos Descobrimentos portugueses.

ARTE NOVEAU/PERÍODO VITORIANO: Museu Arte Nova (Aveiro), Mercado do Peixe (Aveiro), Livraria Lello (Porto) – O estilo de arte vitoriana com a mistura de cores em vitrais retorcidos com temas naturais, ganha espaço em Portugal, sobretudo na região centro norte do país.

A cidade de Aveiro possui um percurso turístico com visitação a uma série de construções da época de encher os olhos.... Entretanto, para mim os melhores perfumes vem nos menores frascos e nesse sentido a Livraria Lello ganha de longe. Localizada na cidade do Porto é conhecida como uma das mais belas livrarias do mundo, sendo um dos mais importantes edifícios neogóticos da cidade do Porto e cuja arquitetura interna é de tirar o fôlego.



A LIVRARIA FLOREIOS E BORRÕES DA SÉRIE DE LIVROS Harry Potter FOI INSPIRADA NESSA CONSTRUÇÃO (sim, J.K. estudou em Portugal e existem muitas coisas do universo de Harry Potter espalhado pelo país, mas isso é assunto pra outra história). A visitação a livraria é gratuita, mas para tirar fotos da parte interna é preciso visitá-la nas primeiras horas do dia, em torno das 9 da manhã!!!

Aiiiiii que sensacional!!! Para os amantes de Harry Potter está notícia é maravilhosa e queremos saber mais detalhes de todos os lugares que inspiraram J.K!!!!

CONTINUA!!!!


This post first appeared on CACHOS GEOGRÁFICOS, please read the originial post: here

Share the post

VIVENDO EM PORTUGAL Part. 3

×

Subscribe to Cachos GeogrÁficos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×