Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Antes éramos todos neuróticos, mas agora somos perversos...

O mundo neurótico tem se tornado cada vez mais perverso. 



Se pararmos para refletir um minuto, notaremos que a perversidade tem tomado o lugar que antes era apenas do neurótico.

Segundo Sigmund Freud, mais conhecido com o pai da psicanálise, afirma que os indivíduos possuem certa estrutura psíquica, que são: Neurose, Psicose ou Perversa. As Pessoas, segundo ele teria como construção psíquica alguma destas e estas estruturas se desenvolveriam no que ele nomeia de Complexo de Édipo.

Mas afinal o que tudo isso quer dizer?    

As pessoas nos dias atuais estão tendo cada vez maior dificuldade de empatia, o que seria colocar-se no lugar do outro. Outra questão que vem se tornando cada vez mais emergente, é as pessoas sentirem a falta de algo, ou seja a angústia, saciando assim seus prazeres, sem ao menos se importar com o individuo ao seu lado. 


As perversões não são bestialidades nem degenerações no sentido patético dessas palavras. São o desenvolvimento de germes contidos, em sua totalidade, na disposição sexual indiferenciada da criança, e cuja supressão ou redirecionamento para objetivos assexuais mais elevados — sua “sublimação” — destina-se a fornecer a energia para um grande número de nossas realizações culturais (FREUD,1905, p.55-56).




Na perversão vemos que o individuo é incapaz de  reconhecer a própria falta; projetando esta no outro, fazendo ceder a suas vontades. Vemos que a perversão também é esta incapacidade de sentir que não está fazendo o que é moralmente correto aos olhos da civilização, ou seja visando assim apenas a realização dos seus desejos individuais, ora em nossa sociedade contemporânea não vemos isso explicitamente? 

Nós tapamos nossos olhos, somos pertencentes a uma sociedade que está cada dia mais perversa e incapaz de se colocar no lugar do outro e sentir suas dores. Talvez seja este o momento para podermos refletir sobre essa situação que se alastra nos dias de hoje. Mas a questão é o por que isso está acontecendo? O que está acontecendo com a humanidade. Estamos evoluindo ou regredindo a quando éramos primatas e selvagens?
______________


Gostou? Compartilhe com os teus amigos...




   


This post first appeared on Aviva Psicologia, please read the originial post: here

Share the post

Antes éramos todos neuróticos, mas agora somos perversos...

×

Subscribe to Aviva Psicologia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×