Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sobre as responsabilidades de ser freelancer



Vou falar sobre o Cannes Lions mais para frente, porém antes, gostaria de explanar um pouco da minha nova experiência como Freelancer de marketing.

Muitas pessoas perguntam: mas isso dá dinheiro? Primeiro, você precisa entender o que é um freelancer.

Freelancer, também conhecido no Brasil como Freela ou Frila, é a pessoa que trabalha de forma autônoma e que se auto emprega, ou seja, capta clientes e elabora projetos de forma independente. 

Quanto a pergunta acima, a minha resposta sempre é: ser freelancer dá dinheiro se você se planeja, organiza-se de forma adequada, conhece o seu trabalho e tem disposição para enfrentar o turbulento mercado onde há muitos profissionais capacitados.

O que me levou a Ser Freelancer, de fato, podem ter sido algumas frustrações profissionais e a vontade de trabalhar com aquilo que gosto. E como freelancer você se desafia, você ouve feedbacks e você molda o seu trabalho da melhor maneira a atender esses clientes que você consegue e principalmente e acima de tudo: VOCÊ É SEU PRÓPRIO CHEFE!

Apesar de parecer fácil, não é tão simples como parece. Um freelancer também precisa ser ciente de que deve acordar cedo ou manter uma carga horária diária a fim de dar conta de atender tantos clientes por dia ou semana.

Deve fazer frequentes visitas, marcar reuniões, fazer ligações, enviar e-mail, ter cartão de visita, tabela de preços, trabalhar com contratos, ter uma apresentação pessoal de serviços prestados, manter um portfólio atualizado, enfim, uma série de passos devem ser seguidos. 

Outro ponto que posso destacar quanto a ser freelancer é isso de tentar educar as pessoas a entenderem, de fato, o que você faz. Muitos acham que, porque você não tem carteira assinada e não está "batendo cartão" todos os dias, você tem tempo e está sem fazer nada. Isso é mito! 

Eu particularmente estou empenhada com trabalhos pelo menos 12hs do meu dia. E essas 12hs devem ser as mais produtivas possíveis pois, freelancer não ganha hora extra a não ser quando é firmado em cláusula de contrato.

Além disso, você precisa segmentar seu mercado. Eu por exemplo, determinei que meus clientes são de pequenas a médias empresas e de preferência que não tenham departamento ou profissional de marketing e que pouco desenvolveram ações de marketing ao longo de sua existência. Gosto de começar do zero! Isso não significa também que não sou flexível e que não trabalho com situações diferentes a essas.


Se você quer ser freelancer, vai fundo, mas saiba que assim como qualquer emprego, você enfrentará inúmeras dificuldades. As dicas que posso lhe dar são: leia sobre o assunto, converse com pessoas que já trabalham na área, aceite críticas construtivas, esteja em constante atualização, procure ferramentas que possam lhe ajudar a melhorar seu marketing pessoal, mantenha boas relações e contatos com pessoas, faça network, converse, se comunique, apresente-se ao mercado, tenha os melhores como parceiros, não confie na palavra de qualquer um, saiba negociar, aprenda com os erros, seja produtivo, dê o seu melhor e aproveite as oportunidades.

A maior vantagem disso tudo é: receber remuneração fazendo o que gosta, em sua própria casa e sendo seu próprio chefe!

É isso! Use a informação a seu favor e boa sorte em sua caminhada.
Abraços e até logo.


This post first appeared on Marketing By Paty, please read the originial post: here

Share the post

Sobre as responsabilidades de ser freelancer

×

Subscribe to Marketing By Paty

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×