Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

É relativamente fácil evitar a desidratação com estas dicas simples

A desidratação acontece quando existe uma quantidade insuficiente de água no organismo, o que acaba prejudicando o funcionamento de todo o corpo e pode colocar a vida em risco, especialmente em crianças e idosos.

Embora a desidratação não seja uma problema muito frequente, pode acontecer facilmente, principalmente quando existe maior perda de água do que aquela que é ingerida durante o dia. 

As chances de isso acontecer são maiores em pessoas que estão tomando remédios para urinar, que vivem num local muito quente ou que estão passando por um crise de vômitos e diarreia, por exemplo.

No entanto, também é relativamente fácil evitar uma situação de desidratação, bastando seguir estas dicas simples:

1. Ingerir 1,5 L a 2 L de água por dia

Esta é a melhor forma de evitar a desidratação, pois garante uma adequada ingestão de água, evitando que esteja em falta no organismo. No entanto, e embora a quantidade média recomendada seja de 1,5 a 2 litros, é importante adequar essa quantidade, sendo que durante o verão ou durante períodos em que existe uma crise de diarreia, por exemplo, é importante que seja maior.

Este hábito deve ser encorajado com maior persistência nos idosos, já que é comum que não sintam sede, acabando por passar várias horas sem beber água. A água pode ainda ser trocada por chás ou sucos naturais.

A melhor forma de saber se se está bebendo a quantidade de água adequada é observando a coloração do xixi. O ideal é que a urina seja de uma cor amarelo claro, por isso, se estiver muito escura, significa que é preciso aumentar a quantidade de água ingerida durante o dia. Veja melhor como saber quanta água beber por dia.

2. Evitar as horas de maior calor

Embora o sol tenha vários benefícios para a saúde, também pode causar muitas complicações, especialmente quando não existe uma exposição solar segura. Uma das consequências mais frequentes é a desidratação. Isso acontece porque estando ao sol o corpo precisa produzir suor para arrefecer e, assim existe uma grande perda de água pelos poros.

Para evitar que isso aconteça, é aconselhado evitar estar no sol nas horas de maior calor, ou seja, entre as 11 e as 16 horas, aproximadamente. Além disso, também se deve utilizar roupa adequada e respirável, que deve ser de algodão e ter uma cor clara.

3. Ter água por perto durante o exercício físico

A atividade física é outra situação na qual há uma grande perda de água, já que há um aumento do metabolismo corporal e consequente produção de suor. Assim, além de se beber 1,5 a 2 litros de água por dia, também é importante beber 1 litro de água extra por cada hora de exercício.

4. Tomar soro caseiro quando estiver com diarreia

A diarreia é outra das situações mais comuns que levam ao surgimento de desidratação pois, quando isso acontece, é muito importante aumentar a quantidade de água que é ingerida. No entanto, além de água é muito importante também ingerir minerais, que são perdidos com as fezes.

Por esse motivo, sempre que se está com diarreia é importante Tomar Soro Caseiro, ou uma solução de reidratação que se pode comprar na farmácia, na mesma quantidade de fezes que é eliminada. Veja como preparar o soro caseiro em casa.

5. Comer alimentos ricos em água

Esta é a dica ideal para quem não consegue beber água durante o dia, pois permite a ingestão de água através dos alimentos. Para isso, basta investir mais em alimentos ricos em água, com a melancia, o melão, a couve-flor, a cenoura ou o tomate, por exemplo.

Porém, o ideal é que se coma estes alimentos crus, em saladas e sucos, ou em sopas, já que cozinhá-los retira a maior parte da água. Se tem dificuldade para beber água, confira mais dicas:



De: Tua Saúde


This post first appeared on Blog Do Paulo Rocha, please read the originial post: here

Share the post

É relativamente fácil evitar a desidratação com estas dicas simples

×

Subscribe to Blog Do Paulo Rocha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×