Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Olá Pessoal! Vocês viram várias publicações minhas no Facebook e no Instagram referente ao Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. Então hoje eu vou contar o que ele é, a sua historia, a minha historia com ele e como foi o espetáculo que assisti.

Imagem: Divulgação Festival Folclórico

Sobre o Festival

Entre os dias 2 e 13 de julho, foi realizado o 56º Festival Folclórico de Etnias do Paraná, no Teatro Guaíra. O evento é uma iniciativa da Associação Inter-Étnica do Paraná (AINTEPAR), que existe desde 1974 com o objetivo de preservar as tradições dos povos imigrantes através de grupos folclóricos. Ao longo de quase duas semanas, o público pode apreciar músicas e danças típicas e conhecer melhor a cultura dos povos que ajudaram a formar o estado do Paraná. Os 16 grupos participantes representam 11 etnias e, segundo a organização do festival, a média de público é de aproximadamente 30 mil pessoas.

Minha historia no Festival

Como já falei por aqui, dancei por vários anos em um grupo associado da AINTEPAR, o Grupo Ítalo. Durante todos esses anos que participei, uma vez por ano eu dançava no Teatro Guaíra. Dançar lá é uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida.

Foto: Reprodução / CreativeCommons

Nós fazíamos o ensaio de palco lá, e víamos aquele teatro inteiro vazio. Depois é aquela ansiedade e frio na barriga na hora de se arrumar (colocar o traje e se maquiar). Alguns minutinhos antes de finalmente abrir as cortinas todos se reuniam no palco rezávamos, falavam algumas palavras de sorte (eu quase sempre chorava) e o um dos presidentes do grupo ia para o microfone anunciar o inicio com uma frase e intonação que até hoje eu sinto frio na barriga quando escuto: “Com vocês o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade!”. A primeira olhada na plateia para ver se está lotada é muito boa, mas você não consegue ver direito por ser escuro e temos que prestar atenção na dança e não na plateia. hehe A partir daí vem as danças, as correrias na coxias, as trocas de trajes, mais nervosismos… e no fim quando as cortinas se fechavam, todos se unem de volta no palco e gritam: “HEY HEY HEY ÍTALO!

Eu tenho que fazer isso de novo na minha vida. A sensação que se tem de ansiedade, mas que tudo vai dar certo, a sensação que tem um monte de gente na plateia só para assistir você e a sensação de ter um imenso orgulho do que se faz é muito boa. Não é querer me gabar, mas eu dançava bem! haha Sempre temos coisas a melhorar, mas agora mesmo estou assistindo o DVD da minha ultima apresentação no Guaíra e estou sentindo muito orgulho.

Espetáculo que assisti

É claro que fui assistir ao espetáculo do Grupo Ítalo né?! A apresentação foi no dia 11/07 às 20:30 no Teatro Guaíra.

Eu estava atrasada, tudo errada, pedi para meu pais segurarem um lugar pra mim e eles seguraram na plateia e não no 1º balcão, que é bem melhor de assistir uma dança, mas ainda assim, a hora que sentei na minha poltroninha, o componente que estava apresentando o grupo no microfone disse a frase de arrepiar os pelos: “Com vocês o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade!”.

O que eu posso dizer do show deles? Vou puxar sardinha, certeza haha. Então vou deixar vocês tirarem as conclusões de vocês com essas fotos:

Todas as fotos são do fotografo: Brunno Covello

Para mais fotos procure pela hashtag #folclorize no Instagram.

Parabéns a todos os grupos e pessoas envolvidas, pois acredito que nem todos saibam que fazer um espetáculo desse tamanho dá um trabalho gigantesco e um dos poucos retornos que temos é a gratidão e orgulho de uma plateia completamente lotada.

 PARABÉNS!!!

Dicas:

  • Se você gosta de danças e coreografias fique no 1º balcão ou no fim da plateia, é onde você consegue ver todas as evoluções da dança e que normalmente foi pensada especialmente para ser vista de cima.
  • Se você está indo para ver alguém dançar e não liga muito para as coreografias assista na primeira metade da plateia.
  • Ao fim do espetáculo os dançarinos e toda a equipe saem para encontrar seus convidados e familiares. Caso queira parabenizá-los, essa é a hora.

O que eu gostei:

  • Eu adoro o frio na barriga e a imersão de cultura que esse festival traz.

O que eu não gostei:

  • Já faz uns 2 anos que os ingressos são vendidos pelo Disk-Ingressos e o preço foi lá nas alturas: R$50,00 sendo que antes era uns R$25,00 ou ate menos.

Espero que um dia vocês também tenham a oportunidade de prestigiar esse festival.

Redes:

 Facebook: @feriaspraontemm
 Instagram: @ferias_praontem
 Instagram: @karenperessuti
 Dubbi: Karen Peressuti
 Linkedin: Férias pra Ontem
 Bloglovin’: Férias pra Ontem
 Blogs Brasil: Férias pra Ontem
 Mochila Brasil: Karen Peressuti
 Pinterest: Férias pra Ontem




This post first appeared on Férias Pra Ontem, please read the originial post: here

Share the post

Festival Folclórico de Etnias do Paraná

×

Subscribe to Férias Pra Ontem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×