Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Comitê de Gênero do MMA é retomado

Por: www.mma.gov.br

Objetivo é dar continuidade à promoção da inserção da perspectiva de gênero nas políticas públicas de meio ambiente.

Brasília (15/03/18) – O Comitê Interno de Gênero do Ministério do Meio Ambiente (MMA) retomou seus trabalhos nessa quarta-feira (14). Participaram da reunião de reabertura o secretário de Articulação Institucional e de Cidadania Ambiental, Edson Duarte, a secretária de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Juliana Simões, e a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Adriana Xavier, além dos novos membros do comitê, representando as secretarias do MMA e suas entidades vinculadas.

O Comitê, em seu formato atual, foi criado em 2012 e permaneceu ativo por dois anos. Nesse período, trouxe à tona discussões importantes sobre programas e ações do ministério que têm impacto direto na vida da mulher.

O objetivo da retomada das atividades é dar continuidade à promoção da inserção da perspectiva de gênero nas políticas públicas de meio ambiente.

DIÁLOGO

Durante o evento, o secretário Edson Duarte ressaltou que resgatar o comitê é importante e que o olhar para a temática é fundamental, pois dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU na Agenda 2030. “Essa é uma reunião de grande simbolismo. É um recado de que o MMA busca a valorização e a incorporação dos ODS em suas ações, com atenção especial à igualdade de gênero”, afirmou.

Segundo ele, para cada ação do ministério e de suas vinculadas, deve ser feita a pergunta: “de que forma a igualdade de gênero está sendo contemplada?”.

A secretária Juliana Simões reforçou a importância do papel do comitê lembrando iniciativas do governo federal que conversam com o tema: a Lei Maria da Penha, a Bolsa Família, a Casa da Mulher Brasileira, a Rede Brasil Mulher, entre outras. “Quando se fala de questão de gênero, na verdade estamos falando de direitos humanos”, ressaltou ela.

Juliana Simões apresentou na reunião os números de homens e mulheres no quadro de servidores e DAS do MMA. A partir dos dados apresentados, o que se constatou é que, nos níveis iniciais, há uma igualdade, mas nos níveis mais altos, o número de homens é bem maior. “Fica a reflexão: como criar um equilíbrio? Por que quanto mais alto o DAS, menos mulheres?”, questionou Juliana.

AGENDA

As principais atividades programadas para o comitê neste ano são a revisão de seu plano de trabalho, capacitações temáticas, a identificação das ações já existentes sobre o tema no âmbito do MMA e de suas vinculadas e o planejamento de novas ações.

Por: Marta Moraes/ Ascom MMA


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
[email protected]

Comunicação Interna

Ministério do Meio Ambiente



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Comitê de Gênero do MMA é retomado

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×