Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Gigantes da tecnologia excluem mais velhos de anúncios de emprego no Facebook

Anunciar vagas em aberto no Facebook, além dos tradicionais sites de Emprego, é uma prática de muitas empresas da atualidade. E as gigantes da tecnologia seguem essa tendência, usando a rede social mais popular do mundo para encontrar novos talentos. O problema é que descobriram que gigantes da tecnologia estão excluindo Pessoas mais velhas de visualizarem essas publicações.

Entre as empresas que foram flagradas adotando essa prática, estão nomes de peso como Amazon, Verizon, UPS e o próprio Facebook. O que acontece: as empresas publicam anúncios pagos, que permitem que o anunciante defina seu público-alvo seguindo uma diversidade de critérios. E um deles é justamente a faixa etária que visualizará aquele post patrocinado.

Segundo a denúncia que saiu na imprensa internacional, a faixa etária de um anúncio da Verizon permitia que a vaga fosse divulgada entre pessoas de 25 a 36 anos, excluindo toda uma parcela da população ativa que ainda trabalha e está longe de aposentar. Isso mostra que tais empresas podem entender que pessoas com mais de 36 anos não são qualificadas para o trabalho, julgando sua qualificação apenas pela idade.

A situação fica ainda mais grave ao se considerar que, nos Estados Unidos, existe uma lei federal chamada “Age Discrimination in Employment Act of 1967”, que justamente proíbe a discriminação de pessoas com mais de 40 anos na hora da contratação. Mas o vice-presidente do Facebook, Robb Goldman, defende a prática, dizendo que “usado com responsabilidade, a definição de idade para propósitos empregatícios é aceita na indústria por uma boa razão: ajuda os empregadores a recrutar”.

Como se tudo isso não fosse preocupante o bastante, a ProPublica, responsável por esse estudo e pela denúncia na mídia, descobriu também que a mesma coisa acontece com anúncios de emprego no Google e no LinkedIn, com público-alvo definido excluindo maiores de 40 anos. Contatados pela ProPublica, a Google disse que não pode impedir que os anunciantes definam a faixa etária desses conteúdos, enquanto o LinkedIn disse que está mudando seus sistemas para prevenir a discriminação de pessoas mais velhas quando o anúncio for relacionado a vagas de emprego.

Canaltech



This post first appeared on Blog Amazônia, please read the originial post: here

Share the post

Gigantes da tecnologia excluem mais velhos de anúncios de emprego no Facebook

×

Subscribe to Blog Amazônia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×