Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Óleo de coco: Medalha de ouro no quesito saúde!

De repente, o comércio começou a oferecer, em pequeníssimos potes, o produto que muitos especialistas do Brasil e exterior garantem ser uma preciosidade para a nossa saúde. O óleo de coco, ainda muito caro para a maioria da população, pode e deve ser feito em casa, com todas as garantias de qualidade. Ao final, vou relatar o que se sabe a respeito dos seus benefícios.
Imagem: Óleos para Tudo


O “Mix de Ideias”, então, entra na cozinha hoje para mostrar, passo a passo, como produzir o precioso produto. Garanto que vale a pena!

Ingredientes: 3 cocos (verdes ou maduros), 2 litros de água filtrada [varie essas quantidades de acordo com suas necessidades].

Equipamentos: 2 potes grandes de vidro, escorredor de macarrão de furos finos, peneira.

Modo de fazer:
Após descascar os cocos, a Polpa se soltará mais facilmente se você colocar o coco inteiro sobre o queimador do fogão por uns 2 minutos cada lado. Depois disso, retire a polpa e separe em uma vasilha (não precisa descascar a polpa).

Cocos levemente queimados no fogo para soltar a polpa
Polpa cortada para ser processada.


Corte a polpa em pedaços pequenos para facilitar a trituração (Dica: use um processador para fazer um trabalho prévio de trituração). Em um liquidificador, bata a polpa com parte da água. A cada batida, despeje o conteúdo em uma vasilha grande. Quando terminar de bater tudo, você terá uma grande quantidade de líquido leitoso, mas ainda com a polpa processada misturada.

Passe esse líquido aos poucos em um escorredor de macarrão (ou arroz) que tenha os furos bem finos para evitar que passe uma grande quantidade de polpa. Vá separando a polpa coada em uma vasilha.


Polpa processada passada no escorredor de macarrão
Se quiser, ao final do processo, você pode retornar a polpa para o liquidificador com parte do leite coado, garantindo que você irá extrair o máximo do coco (o óleo se encontra misturado justamente nesse líquido leitoso).

Após passar tudo de novo no escorredor e separar a polpa, lave bem as mãos e peque a polpa em grandes punhados, conforme mostra a foto abaixo, e esprema, dentro do escorredor, o máximo que puder, a fim de extrair todo líquido da polpa.

Final da polpa sendo espremida


Feito isso, você terá uma grande quantidade de polpa sem líquido, bem seca, que poderá ser guardada para fazer cocadas ou outros pratos que levem polpa de coco.


Polpa final
Deliciosas cocadas feitas com a polpa final

O líquido obtido ainda precisa passar por uma peneira de cozinha, a fim de retirar o restante de polpa que ainda reste no leite. Feito isso, você já tem o líquido final que dará origem ao óleo de coco. Aqui, uma informação muitíssimo importante: o líquido final, que dará origem ao nosso óleo, conterá pouquíssimos vestígios do bagaço do coco. Se você optar por usar o óleo dessa forma, deve ficar atento para conservá-lo refrigerado, pois os resíduos do coco podem mofar todo o óleo. Para evitar isso, passe todo o leite final em um pano de tecido que não solta fiapos. Só então, passe para a etapa abaixo.

Potes com o líquido final após peneiragem

O líquido então deve ser colocado nos potes de vidro fechados cuidadosamente. Dica: os vidros devem ter a boca larga para que você possa retirar com facilidade o óleo no final do processo.


Os vidros cheios com o leito de coco deverão ser guardados em local escuro e de pouco acesso. Um armário pouco aberto, por exemplo, pode servir para guardar os vidros, que deverão permanecer ali, sem serem mexidos, por 24 horas.

Vidros em armário escuro

Ao final desse período, já será possível ver certa separação do líquido. Os vidros deverão então ser colocados na geladeira e deixados intactos por, pelo menos, 8 horas. Nesse tempo, ocorrerá a solidificação do óleo na superfície do líquido.

Vidro após ir à geladeira

Com uma faca longa, faça um recorte no óleo endurecido na superfície e retire uma pequena fatia, a fim de poder drenar todo o líquido que se formou na base. Esse óleo solidificado na superfície tem coloração esbranquiçada que lembra muito a gordura vegetal.

Placas de óleo de coco retiradas do vidro

Com todo o líquido drenado, você já pode retirar o óleo em pedaços e colocar em vidros especialmente separados para conter o óleo de coco. Eu utilizo vidros de geleia ou de azeitonas, que servem bem para isso.

Óleo colocado no vidro definitivo

O óleo de coco, nesse estado, pode ser guardado fora da geladeira sem problemas (lembre-se do que eu comentei sobre os resíduos do coco e de como retirá-los, se você quiser). Agora é só aproveitar o precioso produto em sua cozinha, quer para temperar o arroz, feijão, ou na preparação de bolos e tortas.

Dica: Para quem gosta de café, uma pequena colher de chá na bebida quente garante um sabor inigualável!

Os vidros contendo o óleo ainda solidificados podem ser colocados no micro-ondas por cerca de 30 segundos a fim de tornar o produto liquefeito (com aquela aparência de óleo vegetal).

Esquerda: Óleo ainda no vidro com o soro. Direita: Óleo pronto e liquefeito no micro-ondas

Mais uma dica: Tome todos os dias pelo menos uma colher de chá do óleo!

E por que todo este estardalhaço com o óleo de coco?

Segundo pesquisas sérias, o óleo de coco age em inúmeras frentes, mas um dos maiores benefícios está no sistema cardiovascular. Ele consegue reduzir os níveis de colesterol com enormes vantagens para o organismo, pois mesmo se aquecido, não perde suas propriedades benéficas (outros óleos aquecidos tornam-se inadequados para a saúde).

Favorece o sistema imunológico e ajuda no emagrecimento. Possui ácido láurico, capaz de combater infecções e bactérias nocivas à saúde. Lembramos que muitos desses benefícios só são possíveis com atividades físicas e alimentação saudável.

Saiba mais a respeito das características do óleo de coco clicando aqui.


Uma última lembrança do “Mix de Ideias”: O que ensinamos aqui é como fazer o óleo de coco sem conservantes e num processo artesanal, que garante como resultado o óleo de coco extravirgem. Nos supermercados temos também a variedade processada, que não tem os mesmos benefícios que o que ensinamos aqui. Portanto, aproveite a dica e viva com saúde! E não esqueçam de comentar se gostaram da matéria!


This post first appeared on Mix De Ideias, please read the originial post: here

Share the post

Óleo de coco: Medalha de ouro no quesito saúde!

×

Subscribe to Mix De Ideias

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×