Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Deuses da mitologia grega

Olá pessoal, estamos trazendo aqui no Demonstre, uma vasta lista com vários Deuses da mitologia grega.

Deuses da mitologia grega

Os Deuses Gregos eram cultuados pelos antigos moradores da Grécia. Eles eram politeístas, acreditavam em vários deuses. Os deuses da Grécia eram representados como figuras humanas, na maioria das vezes, belas, fortes e elegantes. Eles simbolizavam os Sentimentos, medos e desejos humanos.

Cada Deus representava algo. Uns representavam os sentimentos: Amor, Medo, Ódio, Felicidade… Outros reagiam as forças da natureza como o Céu, a Terra, os Rios, os Mares, o Sol, a Lua… Enquanto outros deuses Tinham o dom ou poder da Riqueza, Guerra, O dom de fazer armas e assim vai.

Assim como os humanos, os deuses tinham sentimentos, inveja, amor, raiva, paixão medo, ciúmes e despeito.

Todos os deuses gregos

Os deuses gregos são seres incríveis, na grande maioria com aparência humana, belos e poderosos.

Todos eles ceguem de uma mesma árvore genealógica descendentes dos deuses supremos, Urano (deus do céu) e Gaia (deusa da terra), onde tiveram seus filhos, que tiveram filhos, e assim foram formando a grande quantidade de deuses que existiam na Grécia.

Todos os deuses da mitologia grega

Na Grécia existiam uma quantidade gigantesca de deuses poderosos, cada um com um dom ou poder diferente.

Aqui neste post estão listados alguns dos mais poderosos deuses da mitologia grega. No total deste post são 37 deuses gregos sendo 18 deuses (homens) e 19 Deusas.

12 desses 37 deuses aqui listados são os deuses olímpicos, também conhecidos como ‘dodecateão’ (em grego “doze deuses”), na religião Helênica, eram tidos como os principais deuses, esses eram os residentes do topo do monte olimpo.

Deuses gregos

Dentre inúmeros deuses gregos, separamos alguns dos mais famosos, temidos, belos e corajosos deuses da mitologia grega. Dentre eles estão deuses primordiais como Urano, e os deuses supremos do Monte olimpo, como Poseidon e Hades.

Segue a baixo uma lista com 19 deuses da mitologia grega.

Deuses gregos: Zeus

Zeus o rei dos deuses, senhor dos trovões, deus soberano do olimpo, Filho de Réia e cronos, Réia deusa da fertilidade, da vida selvagem e mãe de todos os deuses, Cronos rei dos titãs, titã do tempo. Cronos tinha medo de que seus filhos se tornassem fortes e acabassem tomando seu trono, ele tinha o abito de comer os seus filhos para que isso anão acontecesse. Réia cansada de ver seus filhos sendo comidos pelo pai decidiu esconder o ultimo de seus filhos, para ele crescer e derrotar o pai, esse filho era o deus dos trovões Zeus.

Zeus conseguiu derrotar Cronos mais antes disso o obrigou a beber um liquido magico que ajudou a trazer todos os filhos que cronos teria devorado de volta a vida. Foi então que Zeus conheceu seus quatro irmãos, Poseidon, Hades, Démeter e Héstia. Depois de 10 anos, que foi o tempo que durou a guerra entre eles, Zeus juntamente com poseidon e Hades subiram ao monte olimpo e derrotaram seu pai, Cronos. Assim, Zeus e seus irmãos comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.

Ele tinha o puder dos raios e chuvas. Criava relâmpagos e trovões e sua mão direita tinha o puder de lanchar chuvas. Ele podia usar seu puder como destruidor, mais também mandava chuvas para as plantações.

Deuses gregos: Ares – deus da guerra

Ares era o deus grego da guerra. Filho dos reis dos deuses, Zeus e Hera. Esta associado a agressão física, era um dos melhores nos campos de batalhas e nas guerras, suas características são a agressão física e a selvageria.

Era um dos 12 deuses do olimpo. Amante de Afrodite com quem teve vários filhos, Himeros e Pothos, representantes do desejo; Fobos, do medo; Deimos, do terror; Armonia, da Harmonia; Eros, do amor; e Anteros, do amor mútuo. Era amante também das amazonas, as mulheres guerreiras. Também era pai de Cycnus, Lycaon e Diomedes, inimigos de Hércules. Era irmão de Hebe, a deusa da juventude.

Ares era odiado pelos pais e considerado um deus covarde e impopular pelos deuses e imortais, isso pelo motivo de ser considerado perigoso e pelo comportamento insaciável no campo de batalha. Nenhuma cidade da Grécia o queria como patrono, mas ele era muito admirado em esparta. Sua representação era dada por um abrute, seus símbolos eram a lança e o capacete.

Era sempre acompanhado nas balhas por seus filho Deimos e Fobos. Sua mais importante batalha foi a travada contra Hércules após o guerreiro matar Kyknos. A fúria e a habilidade bélica não foram suficientes na luta e Ares perdeu para o semideus, protegido de Atena.

Deuses Gregos: Deimos e Fobos – deuses do terror e do medo

Deimos e Fobos, Filhos de Afrodite e Ares. Deimos era o deus do terror e Fobos o deus do medo. Os gêmeos acompanhavam o pai Ares nos campos de batalha e suas funções eram causar medo e terror nos inimigos para assim eles fugirem e ficarem vulneráveis, para que seu pai e os demais ajudantes possam entrar em cena.

Deimos espalhava o sentimento do terror e o pânico no coração de todos, enquanto Fobos espalhava o medo, fazendo com que os seus inimigos fugissem e assim, tornavam-se presas fáceis para o deus da guerra Ares e seus ajudantes.

Os gêmeos Deimos e fobos eram representados como jovens. Sendo que Fobos em particular foi algumas vezes retratado como um leão ou como um homem com a cabeça de leão.

Deuses da mitologia grega: Eros – deus do amor

Eros era o deus do amor. Ele era filho de Afrodite com Zeus, Hermes ou Ares. Ele tinha uma beleza ímpar, atendia aos desejos de Afrodite, sempre pronto para disparar as flechas do amor contra mortais e deuses, conforme as determinações da mãe. Eros era conhecido como Cupido pelos romanos que significa ‘Amor’.

Era representado como uma criança explica algumas versões que Afrodite teria reclamado com Métis, deusa da prudência, que o filho não crescia nunca. A amiga lhe recomendou então ter outro filho, o que garantiria o crescimento de Eros.

Deuses Gregos: Hefesto – deus do fogo

Hefesto era filho dos reis dos deuses gregos Zeus e Hera. Ele era conhecido como o deus do fogo e também das atividades relacionadas ao metal. Ele teria nascido muito feio e por esse motivo sua mãe Hera o jogou no mar, depois desse ato ele foi recolhido por Tétis. Ele que produzia os raios e trovões de Zeus com o seu poder de fogo e metais. Também construiu o Tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e também a armadura de Aquiles na guerra de Tróia.

Hefesto ao ser cuidado por Tétis aprendeu a trabalhar com metais, e a fazer Joias. Um dia sua mãe hera descobriu que era ele, Hefesto, que criava as joias de que tanto ela gostava. Sendo assim, decidiu traze-lo de volta para o olimpo, logo de inicio ele não aceitou a ideia mais decidiu ficar depois que sua mãe lhe deu a mão de Afrodite a deusa do amor em casamento. mais logo se separou pois sabia que ela tinha um caso com o deus da guerra Ares.

Deuses da mitologia grega: Poseidon – deus dos mares

O supremo deus dos mares. Poseidon é filho de Cronos e Réia, e irmão de Zeus, Hades, Hestia, Hera e Demeter. Ele e seus irmãos derrotaram Cronos e tornaram o poder. Zeus tornou-se o rei supremo das terras e céus, Hades tornou-se o senhor do submundo, e Poseidon Tornou-se o senhor, deus, supremo dos mares e oceanos. Apesar de um dos deuses olímpicos, sua morada não era no olímpio, mas sim em um enorme palácio no fundo do mar.

Ele era representado por um homem forte, empunhado com um tridente e montado numa carruagem ou concha puxado por animais marinhos. Os navegantes oravam a ele por ventos e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível. Apesar dos sacrifícios que os navegantes faziam em seu nome, ele podia provocar tempestades, maus ventos e terremotos por puro capricho.

Deuses da mitologia grega: Apolo – deus da beleza e do sol

Apolo, deus grego, considerado um dos maiores deuses do Olimpo. Ele é venerado como o deus do sol e da beleza. Era representado como um homem jovem, bonito e brilhante, na qual remete a ideia de ser o próprio sol. Era filho de Zeus e leto, nasceu na ilha de Delos, quando sua mãe se escondia de Hera esposa de Zeus.

Assim que nasceu foi alimentado com com nécta dos deuses e ambrosia. O alimento fez com que ele se tornasse diretamente de bebê para um homem. Com apenas um ano de idade ele derrotou a serpente Píton que tentou atacar sua mãe.

Deuses Gregos: Asclépio – deus da medicina

Asclépio era o deus grego da medicina. Folho de Corônis e Apolo, criado por um centauro chamado Kiron que lhe ensinou a medicina. Ele descobriu uma maneira de ressuscitar os mortos tornando-se o deus da medicina. Ele recebeu de Atenas o sangue das veias da Medusa que continha o veneno do lado esquerdo e o sangue do lado direito, Asclépio o utilizava para devolver a vida aos mortos.

Asclépio apaixonou-se por Epione, que se tornou deusa da anestesia. Tiveram os filhos: Machaon, Telesforo, Panaceia, Iaso, Áceso, Aglaea, Hígia e Higeia.

Deuses da mitologia grega: Urano – deus do céu

Urano e Gaia eram o pai dos doze primeiros titãs, dos ciclopes e dos hecantôquiros. Ele odiava seus descendentes, e após um tempo passou a tranca-los no ventre de Gaia. Ela já desconfortável com isso decidiu convencer seus filhos a se rebelarem ao pai. Cinco dos titãs decidiram ajudar a mãe. Para isso eles fizeram um plano que era pra quatro deles ficarem em cada ponto da terra assim poderiam agarrar o pai no momento em que ele descesse para descansar sobre a terra. o quinto titã que era cronos, iria ficar no meio para atacar o pai.

Com uma foice de diamante forjada por Gaia, Cronos desmembrou Urano, Arrancando seu testículo que caiu no mar, assim errando Afrodite, a deusa do amor. Seu sangue banhou a terra, o que criou os Gigantes, as Eríneas e as Melíadas.

Deuses da mitologia grega: Hades – deus do Submundo

Hades era um dos filhos de Cronos e Réia.
Deus grego do mundo subterrâneo, um dos doze deuses gregos do olimpo, irmão de cinco deles. Era casado com perséfone que raptou do mundo superior, para ter como sua mulher e rainha.

Hades dominava o reino dos mortos, que conseguiu na sua batalha contra Cronos, junto com Poseidon e Zeus. Era um deus temido pelos gregos seu nome quase nunca era pronunciado, pois tinham medo. Era muito temido pois seu mundo sempre havia espaço para outras almas. Ele era quem fazia e dava as sentenças dos julgamentos.

Deuses gregos: Dionísio – deus do vinho

Dionísio era o deus grego do vinho, filho de Zeus e da princesa Semele. Ele foi o único ser divino gerado por uma mortal. Sua mãe foi seduzida por Zeus, que se disfarçou de humano. Hera, possuída por ciúmes, armou para Semele. Fazendo-se passar pela ama de leite da princesa, ela a convenceu a pedir uma prova a Zeus de quem ele realmente era, ou, segundo outra versão, requerer-lhe que se apresentasse diante dela com suas vestes mais brilhantes.

Zeus foi obrigado a cumprir a promessa, mesmo consciente do que aconteceria, porque havia jurado pelo Estige, o rio da imortalidade. Como ele esperava, semele transformou-se em pó, pois não suportou seu brilho. Para salvar seu filho, Zeus retirou Dionísio do ventre da mãe e o gerou na própria coxa, até o seu nascimento.

Ele foi criado pela tia. Quando cresceu o deus foi enlouquecido por era, o que fez com que ele rodasse todos os recantos do planeta. Onde encontrou a deusa Cibele, na Frígia, ela lhe concedeu a cura e o formou dentro das cerimônias religiosas que ela cultuava. Foi deste modo que Dionísio se tornou deus do vinho e da vegetação, quando Sileno lhe ensinou a arte de produzir vinho, de semear a vinha, cortar os galhos e colher as uvas. Desta forma, ele assumiu o papel de revelar aos mortais os segredos do cultivo da videira.

Deuses da mitologia grega: Hélio – deus sol

O deus Hélio era muito conhecido na Grécia antiga pois ele era titã do enorme sol que ilumina e aquece nossos dias, e por isso, já houve várias estatuas e templos para ele. Todos o confundiam com o deus Apolo, que era o deus do sol. Qual a diferença entre Hélios e Apolo? Hélios era um titã e Apolo era um deus Olímpico. Um de seus filhos foram Eetes, Circe, Perses e Pasífae.

Deuses gregos: Hermes – deus das estradas e dos ladrões

Hermes, filho de Zeus e da Ninfa Maia, a mais jovem das plêiades, também chamada de noite. Era o deus dos viajantes e dos ladrões, Conhecido por sua velocidade. Era o mensageiro dos deuses e também fiel mensageiro do mundo das trevas.

Ainda pequeno, hermes conseguiu sair do berço, roubou um rebanho de seu irmão Apolo, criou o fogo e assou e assou duas reses. Para enganá-lo, calçou as sandálias ao contrário para que o irmão seguisse a pista falsa. Quando Apolo descobriu o roubo foi exigir de Hermes a devolução das reses. Mas Hermes negou tudo desculpando-se por ser ainda uma criança.

Deuses da mitologia grega: Hypnos – deus do sono

Hypnos era filho de Nyx e Erubus, era o deus grego do sono, era irmão gêmeo de thanatus, o deus da morte. Hypnos seria o responsável pelo descanso restaurador de todas as criaturas terrestres.

Hypnos se uniu a uma das Graças ou CáritesPasítea, e com ela teve mil filhos, os Oneiroi ou Oniros. De todos eles, três eram responsáveis por distribuir os sonhos a quem dormia e uma filha distribuía os sonhos aos acordados, eles eram ÍcelosMorpheusPhantasos e Phobetor, e a Phantasia.

Deuses da mitologia grega: Pluto – deus da riqueza

Plutão, um dos deuses gregos, esse era deus da riqueza e generosidade. Filho de Hades e Perséfone. Muitas figuras mostram ele ao lado do rei e rainha do submundo. Por ser um rei generoso, só distribuía riquezas para pessoas bondosas, é foi por esse motivo que Zeus o cegou, para que assim ele pudesse distribuir riquezas indiferentemente, sem favorecer apenas os bons e virtuosos.

Diziam que se alguém o encontrasse se tornaria de imediato rico.

Deuses gregos: Moros – deus da sorte

Moros era o deus do destino e da sorte, mas também era o deus das criaturas do tártaro, o lugar mais profundo do submundo. a sua personificação era uma entidade cega. Filho de nyx por esse motivo era considerado um Daemon.

Por ser cego e, ao mesmo tempo, responsável pelo destino, Tanto os deuses como os mortais estavam subordinados a ele. Moros era representado como um homem cujo os pés estavam cobertos por terra, uma estrela e um cetro nas mãos, demonstrando sua superioridade.

Deuses da mitologia grega: Ftono – deus da inveja

Ftono era um dos deuses gregos. Ele é a personificação e deus dos ciúmes e da inveja. Por muitas vezes é comparado e ligado à deusa do caos e da discórdia, Éris por sempre causar os mesmos efeitos que a deusa, usando e abusando do ciúmes e inveja para criar brigas entre todos. Além disso, ambos são Daemons.

Este deus, enciumado de Baco antes mesmo dele nascer, provocou o ciúme de Atena, com uma imagem de Ares com uma armadura coberta de sangue falso, e o ciúme de Hera, mandando a deusa procurar outro marido no céu, porque Zeus agora ficaria com Sêmele, e continuou provocando Hera e Atena, lembrando dos vários casos de Zeus e prevendo feitos heroicos para Baco.

Deusas gregas

Existem varia deusas mitológicas gregas, que esbanjam coragem e beleza. Separamos nesta lista as que mais se destacam, temos as deusas gregas que são Afrodite, Ártemis, Atena, Deméter, Hera, Héstia. As deusas primordiais, essas são as que nasceram primeiro, são os membros femininos da primeira geração, elas são: Gaia, Nyx, Hemera e Tálassa.

Nesta lista não podem faltar outras deusas da mitologia grega, as Titânides, que são nada mais, nada menos que os titãs em forma feminina. Vamos falar sobre as seis principais, Febe, Tétis, Mnemósine, Témis, Téia e Réia.

Deusas gregas: Hera

Hera, a rainha das deusas, rainha do Olimpo, mulher e irmã do rei dos deuses Zeus, filha dos titãs Cronos e Réia. Deusa grega do casamento, da vida e das mulheres, governava o olimpo com Zeus. Seu animal favorito era o pavão. Tinha a fama de ser muito ciumenta, mas era com razão, pois seu marido Zeus era muito infiel. Eles tiveram dois filhos Ares e Hefesto.

Hera considerava muito o casamento e foi muito humilhada por Zeus pelas suas traições. O que a deixou muito triste foi quando ele gerou sua filha sozinho mostrando que não precisava dela para conceber um filho.

Um dos inúmeros episódios de ciúmes de Hera foi com a deusa Calisto, que por muita beleza conquistou seu marido. Hera para separar os dois a transformou em uma Ursa. calisto ficou muito isolada de todos e também com medo da floresta por causa dos caçadores. Até que um dia ao reconhecer o seu filho Arcas correu para abraçá-lo, mas Arcas já preparava sua lança por não reconhecer sua mãe.

Então, Hera vendo o que acontecia lançou um feitiço os transformando em estrelas, a ursa maior e a ursa menor. É para não deixar eles livres e saciar sua raiva, decidiu falar com Tétis e o Oceano, para que eles não deixassem as constelações descansarem em suas águas, sendo assim elas irião ficar sempre em círculos e nunca ira



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Deuses da mitologia grega

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×