Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quer ser professor da UFPA? Comece como substituto

A Facom/UFPA abriu inscrições, de 20 a 28 de fevereiro de 2014, ao processo seletivo simplificado para professor substituto de jornalismo em multimeios.

Clique no link para ler o edital


No início de 2013 uma das minhas resoluções de ano novo era me preparar corretamente para ser aprovado em algum dos programas de Mestrado do meu interesse, coisa que não havia feito nos anos anteriores por não me julgar apto e não ter tempo disponível, então comecei a organizar minha vida com a intenção de alcançar todos os requisitos necessários para me sair bem na seleções que aconteceriam no segundo semestre.

Para isso busquei editais antigos, assisti uma disciplina como ouvinte do Mestrado em Comunicação do PPGCOM/UFPA e me inscrevi despretensiosamente no Processo Seletivo Simplificado para professor substituto de Jornalismo Digital e Novas Mídias da Facom/UFPA. Digo despretensiosamente porque mesmo que eu já tenha alguma experiência como professor universitário, o que devo muito à Estácio FAP, minha intenção era saber como funcionava e avaliar meu desempenho numa seleção que lembra em vários aspectos as de mestrado e conseguir uns pontinhos para o Lattes.

Inscrito no processo, passei o carnaval estudando para sair minimamente bem nas provas e foi o que aconteceu. Saí minimamente bem na primeira prova, dissertativa. Minimamente mesmo, porque fiquei perto da nota de corte, numa das últimas posições entre os classificados e quase não fui pro sorteio do tema da prova didática. Depois de levar bronca da Mariana e da minha tia, fui sorteado com o meu tema preferido dentre todos os disponíveis e acabei levando a maior nota desta etapa, que eliminou a maioria dos candidatos, ficando dentre os finalistas e, após a prova de títulos, acabei em terceiro lugar dentre os 3 candidatos aprovados. Como havia demanda, entrei.

A vida de professor substituto não é fácil. Carga horária máxima, dificuldades estruturais e técnicas e uma série de situações como greves e reuniões para dividir atenção, mas a experiência é rica e inesquecível. Aprendi muito com as turmas de 2010, 2011, 2012 e 2013 de jornalismo, as quais tive o privilégio de tentar ensinar um pouco do pouco que sei e o orgulho de ver produções incríveis feitas por eles. Também tive a honra de ser colega de Professores que foram meu professores e de professores que espero um dia ainda ter aula com eles.

Errei pra caramba nesta caminhada, mas também acertei em algumas coisas. Aprendi a testar meu profissionalismo ao ministrar aulas pra turma da minha namorada, junto com a professora Brenda levei uma turma de calouros para viver a greve histórica de jornalistas (e muita Gente que eu gostava deixou de falar comigo por causa disso), participei da elaboração do novo plano acadêmico da faculdade, conheci gente criativa, gente inteligente, gente esforçada e uma porção de gente linda que já me dá muito orgulho por ter sido professor.

Estava melhorando paulatinamente a cada semestre e disposto a aprender e me aperfeiçoar ainda mais até o fim dos dois anos de contrato, porém, a minha meta do início de 2013 foi alcançada: passei na seleção de Mestrado 2014 do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA e como o horário das aulas do mestrado coincide com o funcionamento da Faculdade de Comunicação, sem possibilidade de conciliação, precisei abreviar meu contrato.

Nunca tive oportunidade de estudar na Facom, mas vivi com muita paixão a docência. Pretendo voltar como voluntário, depois como substituto novamente, até um dia (quem sabe), chegar como professor efetivo. Hoje ainda ajudo na construção do novo site e no trabalho com as mídias sociais da Faculdade e quero continuar ajudando como posso essa instituição e as pessoas de lá que tão bem me acolheram. Por tudo o que passei, só tenho a dizer: muito obrigado!

Espero que o relato desta minha experiência sirva como motivação para quem vai tentar o concurso na vaga que eu ocupei. Meu conselho a quem for aprovado: absorva o conhecimento e a experiência dos professores que estão há mais tempo no curso, tenha o fôlego novo, a motivação e a visão de mercado dos professores novatos e dos substitutos e tenha a ousadia e a espontaneidade dos alunos. Some-se a tudo paixão e com certeza você terá começado bem a trilhar seu caminho como professor.

Boa sorte a todos os candidatos e contem comigo no que precisar.

P.S.: Tenho dois posts interessantes sobre a experiência docente que recomendo a leitura:

  • Livro: Educ@r – A (r)evolução digital na Educação, de @MarthaGabriel
  • Sobre o dia dos professores


This post first appeared on Blog Do Pedrox, please read the originial post: here

Share the post

Quer ser professor da UFPA? Comece como substituto

×

Subscribe to Blog Do Pedrox

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×