Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Educação e multimeios: ferramentas digitais para otimizar os estudos

A tecnologia tem contribuído com a educação de diferentes formas: dos mecanismos de pesquisa aos fóruns de discussão, passando pela disponibilização online de artigos e rápido compartilhamento de conteúdo na Internet.

Recentemente, ferramentas como aplicativos e portais destinados com exclusividade aos conteúdos estudantis têm chamado a atenção de alunos, professores e pais. O livro Educ@r – A (r)evolução digital na Educação, do qual já falamos aqui no blog, apresenta e discute alguns aspectos que afetam profundamente a educação tradicional. Nesse cenário, o mundo virtual se mostra um grande aliado para os estudantes, desde a educação infantil até o ensino superior.

Conheça algumas dessas ferramentas:

  • Videoaulas

Na internet, há diversas opções de videoaulas, principalmente sobre disciplinas do ensino médio. Há inclusive sites especializados nesse tipo de conteúdo, como o Descomplica, com foco não só no Enem 2014, mas também nos principais vestibulares do país.

Já o EAD – Ensino a Distância – tem aumentado significativamente pelo país, é um avanço na democratização da educação e uma boa opção para quem não pode se deslocar, muitas vezes para outra cidade e entre municípios, para conseguir fazer o curso desejado. Os cursos a distância acabam oferecendo preços mais acessíveis se comparados aos cursos tradicionais (presenciais) além de comodidade, mas é preciso disciplina para manter o mesmo nível de aprendizado. Também é importante ficar atento pois a qualidade das aulas a distância deixa a desejar em inúmeras instituições, é um sistema que ainda precisa de aperfeiçoamentos. A dica é pesquisar se a instituição realmente oferece todo o suporte necessário.

  • E-books

Para economizar espaço na mochila e armazenar materiais e livros importantes, o uso de leitores digitais ou e-books tem se tornando comum entre os estudantes mais antenados. Além disso, os livros digitais geralmente são mais baratos que os livros em papel. Em sites como Domínio Público é possível fazer download gratuito.

  • Redes sociais

O uso redes sociais é uma ótima maneira de encontrar outros estudantes e compartilhar conhecimento. Há grupos que disponibilizam apostilas, simulados, notícias sobre vestibulares e editais para quem quer conquistar uma vaga em concursos públicos ou em uma universidade.

Texto do colaborador Roberto Costa
[email protected]



This post first appeared on Blog Do Pedrox, please read the originial post: here

Share the post

Educação e multimeios: ferramentas digitais para otimizar os estudos

×

Subscribe to Blog Do Pedrox

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×