Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

[e-Book] Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil

Está disponível, para download gratuito, o livro Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil, organizado pelos pesquisadores Daniel Marques (UFRB/UFBA) e Thiago Falcão (UFMA), coordenador do Grupo de Pesquisa em Games – INTERCOM. O livro é dividido em três eixos de ações:

  • Capítulos de pesquisadores do campo dos game studies em seu âmbito internacional;
  • Capítulos de pesquisadoras sênior do Campo da Comunicação que possuem interface e histórico da pesquisa em jogos;
  • Capítulos que são uma coletânea dos melhores esforços apresentados no Grupo de Pesquisa em Games do Congresso da Intercom de 2016.

O trabalho visa fomentar a interface que o Campo da Comunicação possui com os Game Studies, sobretudo no sentido em que a bibliografia em língua portuguesa ainda não é muito extensa e a barreira linguística dificulta bastante as discussões teóricas sobre essa área de pesquisa nos cursos de graduação em Comunicação no Brasil.

Este lançamento também marca a criação da Rede Nacional de Pesquisa em Jogo e Cultura, um empreendimento conjunto de pesquisadores oriundos de quatro Grupos de Pesquisa espalhados por várias regiões do Brasil (UFMA, UFRGS, UFBA/UFRB e UFF), e se afirma como seu primeiro esforço consolidado com a intenção de institucionalizar as discussões que vêm permeando o campo da Comunicação há vários anos.

Clique na imagem para ter acesso ao pdf
  • Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil
  • Ficha Técnica:
    • Autor: Thiago Falcão e Daniel Marques (orgs.)
    • Resumo: Este volume consiste em uma seleção de artigos que versam sobre questões contemporâneas dos estudos de jogos eletrônicos – game studies – e sobre sua inevitável interseção junto ao campo da Comunicação. Nela estão presentes trabalhos apresentados na primeira edição do GP de Games do Congresso da Intercom – realizado em setembro de 2016, bem como artigos de pesquisadores nacionais e internacionais convidados. De modo geral, acreditamos que o livro apresenta um panorama geral sobre o estado do campo de estudos dos video games no Brasil e seus avanços nos últimos anos, além de auxiliar na reflexão acerca dos caminhos de pesquisa tomados por pesquisadores engajados neste campo. Dentre os onze artigos que compõem a obra, figuram questões como relativas a retórica e linguagem, filosofia, game design, estudos de narrativa, estudos de fãs, media literacy e aspectos históricos dos video games.
    • Editora: Intercom
    • Instituição: Intercom
    • Data: 2017
    • Formato: pdf


This post first appeared on Blog Do Pedrox, please read the originial post: here

Share the post

[e-Book] Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil

×

Subscribe to Blog Do Pedrox

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×