Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O disco dourado da Voyager

Cosmos: uma viagem pessoal, de Carl Sagan, é um marco na divulgação científica por meios audiovisuais. Os 13 episódios da série foram exibidos entre 28 de setembro e 21 de dezembro de 1980. Está disponível no Youtube a versão atualizada e remasterizada da série original e no Netflix o remake com Neil DeGrasse Tyson.

No episódio 6, Carl Sagan menciona as sondas espaciais Voyager 1 e Voyager 2, lançadas respectivamente em 20 de agosto e 05 de setembro de  1977, com o objetivo inicial de pesquisar os confins do nosso Sistema Solar.

Além de buscar conhecimento sobre o universo, o Programa Voyager tem outra missão, ainda mais intrigante, que Sagan nos mostra com mais detalhes no episódio 11: levar um disco contendo mensagens da Terra para além da Via Láctea.

Este disco de cobre folheado a ouro possui gravadas 115 imagens, saudações em 55 idiomas, sons de trovões, pássaros, músicas, etc. Nele há instruções de como executá-lo, bem como a localização da Terra em ralação à 14 pulsares.

O material mandado ao universo torna a exploração espacial ainda mais romântica e lírica, provocando grande fascínio naqueles que conhecem sua história. A curiosidade em saber qual o cartão de visitas que as Voyagers levam da Terra para nossos vizinhos intergalácticos é praticamente inevitável.

Para celebrar os 40 anos do envio das sondas espaciais, o jornal Nexo fez uma grande reportagem sobre este projeto, trazendo detalhes desta história e disponibilizando todas as gravações do disco. É uma compilação fantástica de imagens, ritmos, sons, dialetos e línguas do nosso planeta, como, por exemplo, esta saudação dos terráqueos para os alienígenas em vários idiomas:

Leia: Garrafa no oceano cósmico: os 40 anos das Voyagers e seus discos dourados | Nexo Jornal, de 29.08.2017



This post first appeared on Blog Do Pedrox, please read the originial post: here

Share the post

O disco dourado da Voyager

×

Subscribe to Blog Do Pedrox

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×