Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 5 Seres Mitológicos Japoneses Mais Conhecidos

Veja o post que saiu agorinha do Demonstre.com:

Você conhece os Seres Mitológico Japoneses?

Neste post inspirado nos artigos do Mais RPG, você encontrará uma lista com os principais Seres Mitológicos do Japão. Abaixo estarão descritas os nomes e as lendas e as principais características dessas criaturas, de forma a enaltecer esse traço cultural e difundir tal conhecimento.

Seres Mitológicos Japoneses

O Japão é um país da Ásia composto por um arquipélago situado no Oceano Pacífico. Também chamado de “Terra do Sol Nascente”, esse país é conhecido por ter cultura e costumes muito característicos. Sua capital é Tóquio e é considerado um país extremamente ligado à tecnologia, contudo, diversos traços culturais antigos ainda permanecem vivos até os dias de hoje.

Dentre as crenças e mitos tradicionais japoneses estão diversos seres mitológicos japoneses cujas histórias e lendas são transmitidas através de gerações. Kami, youkai, yurei são apenas alguns das diversas criaturas e entidades mitológicas que podem ser encontradas nessa cultura. A seguir você verá uma lista com algumas dessas principais entidades e suas lendas.

Kami (Deuses)

O termo Kami é utilizado para representar deuses ou divindades na língua japonesa. Existem três tipos principais de Kami: Os Kami ligados a forças da natureza, os Kami ligados a fecundidade e crescimento e os Kami derivados de seres humanos que tiveram feitos extraordinários em vida, muitas vezes imperadores e heróis.

Acredita-se que os Kami estão próximos aos seres humanos e podem atender às suas orações, influenciando nos acontecimentos. Porém, nem todos os Kami são bons. Existem Kami maus também. E por esse motivo o Kami não pode ser entendido apenas como Deus, mas sim como entidades. Eles não são perfeitos nem onipotentes. São exemplos de Kami, Amaterasu (Deusa do Sol) e Susanoo (Deus do Mar e das tempestades).

Youkai (Demônios)

Os Youkai são criaturas sobrenaturais do folclore japonês, entendidas ocidentalmente como demônios. Eles podem ser humanos com características especiais, animais ou seres fantásticos, que tem algum tipo de poder sobrenatural ou espiritual.

O termo Youkai, na verdade, pode ser utilizado para designar qualquer tipo de monstro ou criatura sobrenatural, portanto alguns dos seres apresentados a seguir podem ser considerados uma subclassificação dos Youkai. No mais, os Youkais são divididos em diversos gêneros: Kitsune (raposas de muitas caudas), kappa (tartarugas), Baku (devorador de sonhos). kodama (espíritos guardiões da floresta), Yuki-onna (mulher da neve), Tanuki (cão-guaxinim), Tsukumogami (espíritos encantados de artefatos), oni (demônios e ogros) e Tengu (alados), dentre muitos outros.

Tasukomogami (Objetos com vida)

Tsukumogamis são considerados seres mitológicos japoneses sobrenaturais. Acredita-se que ao atingir seu aniversário de 100 anos qualquer objeto pode se tornar um Tsukumogami. Eles podem adquirir algumas características humanas ou animalescas, tais como rostos expressivos e garras ou dentes afiados.

Eles não são vistos como espíritos malignos, pois em sua maioria são inofensivos. Gostam de pregar peças e vingar-se de quem os jogou fora. Um fato curioso é o de que itens modernos tais como celulares não podem se tornar Tsukumogamis devido à eletricidade que corre pelo aparelho, porém não há como se ter certeza visto que tais itens ainda não completaram 100 anos de idade. Um dos Tsukumogamis mais conhecidos é o Kasa-obake, um guarda-chuva animado que normalmente é representado com um único olho e uma língua grande e vermelha.

Yurei (Fantasmas)

Yurei é o termo utilizado para designar os espíritos ou seres fantasmagóricos. O japão é repleto de histórias de fantasmas e eu me atrevo a dizer que eles possuem alguns dos mitos mais horripilantes do mundo.

Na cultura japonesa acredita-se que se uma pessoa não receber um funeral apropriado, principalmente nos casos de assassinato e suicídio, alma da pessoas será transformada em um fantasma. Normalmente um forte sentimento, de vingança, ódio ou inveja, pode ocasionar a prisão o yurei a Terra. Alguns dos Yurei conhecidos do Japão são: Teke Teke (moça tímida que foi cortada ao meio por um trem ao se assustar com um inseto que colocaram em seu ombro), Shirime (o homem com o olho no lugar do ânus) e Oiwa (envenenada pelo marido para que este pudesse se casar com um mulher rica).

Ryu (Dragões)

Os dragões são criaturas presentes em várias mitologias ao redor do mundo. Na mitologia japonesa, no entanto, os dragões são vistos como seres mitológicos japoneses divinos. Eles são comumente confundidos com os dragões chineses, mas sua aparência e sua representação são, na verdade, bastante distintos.

Existem 6 dragões mais conhecidos da mitologia japonesa. São eles: Ryujin (Kami que vive no oceano), Mizuchi (kami antigo que habita os rios), Kiyohime (filha de nobres que se transformou em dragão devido a uma desilusão amorosa), Kuniyoshi e Otohime (filhas de Ryujin) e Nureonna (um dragão-fantasma que aparece em alguns mitos japoneses).

Fim do artigo sobre os Seres Mitológicos Japoneses

Bom, aqui termina a lista dos Seres Mitológicos Japoneses. Espero que tenha gostado! Veja mais listas como essa, com outros deuses, entidades e criaturas mitológicas das mais diferentes culturas e regiões do mundo, em breve, aqui no blog!

O post Os 5 Seres Mitológicos Japoneses Mais Conhecidos apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Os 5 Seres Mitológicos Japoneses Mais Conhecidos

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×