Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

10 Dinâmicas para o dia das crianças

Veja o post que saiu agorinha do Demonstre.com:

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para o dia das crianças que com certeza proporcionarão muita diversão para os pequenos.

10 Dinâmicas para o dia das crianças

Criança é um ser humano que está em fase de aprendizado e desenvolvimento. É um período marcado pela inocência, curiosidades e muitas descobertas.

Comemorado anualmente no dia 12 de outubro no Brasil, o dia das crianças é uma data comemorativa que visa homenagear todas as crianças.

Neste post, você encontrará diversas dinâmicas para o dia das crianças que com certeza proporcionarão muita diversão para os pequenos.

Chupando balas – Dinâmicas pra o dia das crianças

Essa dinâmica é extremamente divertida e um ótimo recurso para trabalhar no dia das crianças, pois tem o objetivo de estimular o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e o relacionamento interpessoal fazendo com que as crianças entendam a importância de pedir ajuda a seus amigos ou se oferecerem na hora de solucionar um problema.

Recursos para a dinâmica:

  • Uma bandeja;
  • Balas.

Execução da dinâmica:

  1. O coordenador da atividade deve formar círculo, diga então as crianças: “vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca.” É natural que os participantes fiquem agitados e demorem um pouco para entenderem a solução do problema, dependendo da idade das crianças o professor ou coordenador deverá dar dicas, do tipo, vocês não podem usar as suas mãos, enfatizar para que entendam que se outra pessoa utilizar as mãos para desembrulhar e colocar a bala na boca estará tudo certo.
  2. Essa é uma dinâmica muito divertida e o coordenador deve dar tempo para que as crianças entendam por si só a solução para o problema, uma dica é colocar a bandeja com as balas no chão, muitos participantes tentarão pegar as balas com a boca e descascar com os dentes, é muito engraçado como as crianças vão encontrando soluções.
  3. Depois que as crianças encontram a solução para o problema o coordenador deverá deixar que chupem as balas e se relacionem entre si, no final da brincadeira deverá falar sobre a importância de analisar o problema e pedir ajuda para um amigo ou alguém que esteja próximo para nos ajudar.

Quem sou eu – Dinâmicas para o dia das crianças

Ser curioso, é uma característica indispensável da vida das crianças, afinal, elas se encontram em um período de desenvolvimento, de descobertas. Nessa dinâmica, as crianças se tornarão grandes detetives.

Recursos para a dinâmica:

  • Papel;
  • Caneta;
  • Caixa.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, os jogadores devem se posicionar juntos em uma roda.
  2. Em seguida, cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja.
  3. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder sim ou não.
  4. Sendo assim, cada um tem uma chance de tentar adivinhar.

Emprestando o lápis – Dinâmicas de Grupo para Crianças

Essa é uma excelente dinâmica para crianças que tem como objetivo primordial mostrar para as crianças a importância de compartilhar suas coisas estimulando o relacionamento interpessoal e a união entre os membros do grupo.

Recursos para a dinâmica

  • Lápis de cor;
  • Desenho para colorir.

Execução da dinâmica

  1. Um dia antes da atividade com crianças em sala de aula a professora deve orientar que no próximo dia cada um traga apenas 1 lápis de cor, pode ser de qualquer cor.
  2. O professor também deverá providenciar um desenho para colorir, pode ser qualquer tema, Importante que cada folha tenha duas cópias do desenho, um ocupando a metade superior da folha e outro ocupando a metade inferior da folha e também providenciar a quantidade de cópias suficientes para todos os participantes, o desenho deve ser o mesmo para todos.
  3. Ao escolher o desenho certifique-se que ele tenha várias partes para colorir.
  4. No dia da brincadeira com as crianças o professor deverá verificar se todos trouxeram um lápis de cor, caso contrário é importante que tenha algum de reserva. Também deve observar que as crianças usem apenas um lápis, uma cor, pedir que os demais lápis sejam colocados na bolsa ou debaixo da carteira.
  5. Todos com as folhas com desenhos em mãos a professora vai iniciar a atividade orientando que as crianças pintem somente o desenho de cima da folha com o lápis que trouxeram, ou seja, o desenho será pintado com apenas uma cor.
  6. Após todos terminarem de pintar o primeiro desenho com apenas uma cor a professora orientará da seguinte maneira: Agora vocês vão pintar o segundo desenho mas não podem utilizar o lápis que trouxeram. É importante nesse momento o educador ou coordenador da atividade observe a reação das crianças para ver se por si só encontrarão a solução para o problema, ou seja, se não podem usar o próprio lápis então como pintarão o desenho? A solução é simples, trocar o lápis com o de um amigo.
  7. Dependendo da idade das crianças que estão participando da brincadeira logo se darão conta e começarão a emprestar os lápis dos amigos, se a solução demorar a aparecer o professor deverá interagir para que os alunos cheguem a conclusão por si próprios.
  8. Quando todos entenderem o que deve ser feito o coordenador da atividade deverá orientar que podem usar quantas cores quiserem para pintar o desenho de baixo mas precisarão trocar e emprestar os lápis de seus amigos.
  9. Antes de encerrar a atividade o coordenador ou professor deverá explicar aos alunos que o primeiro desenho foi pintado com apenas uma cor pois cada um utilizou apenas o lápis que tinha, no entanto ao compartilharem os lápis emprestando uns aos outros puderam colorir o desenho de baixo deixando-o mais bonito.
  10. A conclusão aqui é que em certas circunstancias de nossa vida devemos aprender a compartilhar nossas coisas com nossos amigos para atingirmos um objetivo em comum.

A metade certa – Dinâmicas para o dia das crianças

Essa dinâmica tem como objetivo primordial estimular a integração dos participantes bem como a concentração.

Recursos para a dinâmica:

  • Imagens cortadas ao meio extraídas de revistas, fotos, desenhos, etc;
  • Fita adesiva.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, o coordenador deverá dividir o grupo de crianças em duplas e dar a cada participante a metade de uma imagem, as demais devem ser espalhadas pelo chão ou colocadas em uma ou mais caixas grandes para que os alunos possam procurar os respectivos pares. Para tornar a atividade mais interessante é importante que o número de imagens sejam maiores do que o número de participantes.
  2. Conforme as duplas forem encontrando as partes que faltam das imagens o coordenador dá uma nova imagem para que as crianças encontrem a parte que falta, no final a dupla que conseguir unir o maior número de partes de imagens é a vencedora.
  3. No final o coordenador pode falar sobre a importância do trabalho em grupo para conseguirem atingir seus objetivos. Dependendo do tipo de imagem utilizada pode abrir um diálogo pedindo que as duplas falem sobre as personalidades ou personagens contidos nas fotos.

Marcha dos chapéus – Dinâmicas para o dia das crianças

Essa dinâmica se parece com a dança das cadeiras, entretanto, utiliza-se menos espaço e menos recursos, mas a diversão é certeira!

Recursos para a dinâmica:

  • Chapéus;
  • Música;
  • Sala ampla

Execução da dinâmica:

  1. Para o início da dinâmica, os participantes devem formar um círculo e marchar ao compasso da música, um atrás do outro como os chapéus postos, menos um.
  2. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que marcha na frente.
  3. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e este deve sair do círculo, levando um chapéu.
  4. O último que consiga manter seu chapéu será o vencedor. Pode-se fazer a brincadeira com um só chapéu no círculo.
  5. O participante que ficar com o chapéu na cabeça ao cessar a música, sairá do círculo.

Ovelha perdida – Dinâmicas para o dia das crianças

Nesta dinâmica, as crianças terão como objetivo primordial estimular a percepção e atenção das crianças.

Recursos para a dinâmica:

  • Vendas para os olhos;
  • Vara.

Execução da dinâmica:

  1. Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor.
  2. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A pessoa apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego.
  3. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.

Fazendo compras – Dinâmicas para o dia das crianças

Essa dinâmica é uma das dinâmicas mais divertidas para ser trabalhada no dia das crianças, pois ela necessita da atenção e concentração dos participantes.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla.

Execução da dinâmica:

  1. Um círculo com uma pessoa no centro. O participante que vai fazer compras dará voltas ao redor do círculo e deter-se-á em frente de um dos participantes e dirá, por exemplo: “Vou ao México, que posso comprar?”
  2. Imediatamente, contará até dez e antes que termine, o concorrente a quem está falando terá que mencionar três coisas que comecem com M (como manteiga, medicamentos, meias).
  3. Se não conseguir fazer isto, então ele tomará o lugar do que vai fazer compras. Poderá mencionar qualquer lugar e as coisas compradas terão que começar com a inicial do nome do lugar.

Caçar na natureza – Dinâmicas para o dia das crianças

Trabalho em equipe será primordial para vencer esta dinâmica.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla;
  • Folha de papel;
  • Caneta.

Execução da dinâmica:

  1. Divida a classe em três ou quatro grupos. A cada grupo deve ser dada uma lista idêntica de artigos que devem ser encontrados.
  2. Ninguém pode sair da área designada. Sugestões: sementes, trevo, haste de grama, folha de árvore, penas de aves, varinhas, pedaços de papel. Especifique um limite de tempo de mais ou menos 3 a 5 minutos.
  3. Ao término da dinâmica, grupo que conseguir mais itens, é o vencedor.

Seguem em Samaria – Dinâmicas para o dia das crianças

Essa dinâmica exige muita correria, coisas que as crianças amam. Os mais velozes, ciom certeza se beneficiaram nessa atividade.

Recursos para a dinâmica:

  • Sala ampla;
  • Giz.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, utilizando o giz, faça alguns quadrados no chão de forma que eles se tornem um grande círculo. Um quadrado para cada criança menos um que será o que “sobra”.
  2. Cada jogador ficará dentro do seu quadrado até que receba um toque do que sobra, ao este estar circulando e dizendo: “Segue-me para Samaria”. O que foi tocado coloca a sua mão no “sobra” e o segue.
  3. À medida que os outros vão sendo tocados e vão aumentando a fila que vai sendo unida pelas mãos no ombro, o líder pode gritar: “Os romanos vêm vindo”.
  4. Então, todos correm para os seus quadrados. O que ficar sem quadrado é “sobra”.

Corrida de jornais – Dinâmicas para o dia das crianças

Atividades de competição animam qualquer pessoa, com as crianças não é diferente. Nessa dinâmica, agilidade e velocidade serão indispensáveis para quem quiser vencer a dinâmica.

Recursos para a dinâmica:

  • Folhas de jornal.

Execução da dinâmica:

  1. Primeiramente, cada participante receberá duas folhas de jornal.
  2. Ao iniciar a corrida, cada passo na corrida deve ser dado em cima dos jornais.
  3. Desta maneira, ele põe uma folha no chão, pisa em cima; põe a outra no chão, pisa em cima; pega a primeira que ficou para trás, trazendo-a novamente à frente, e assim sucessivamente até alcançar o alvo.

Até a próxima!

Espero que esse post seja de extrema importância para trabalhar de uma forma bem legal o tão aguardado dia pelos pequenos, o dia das crianças.

O post 10 Dinâmicas para o dia das crianças apareceu primeiro em Demonstre.



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

10 Dinâmicas para o dia das crianças

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×