Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Datas Comemorativas de Abril – Atividades e Projetos

Veja o post que saiu agorinha do Demonstre.com:

Seja bem vindo a mais um post da série Datas Comemorativas! Hoje voltamos a trazer para você conhecimento e informações curiosas sobre as datas festejadas neste ano, reunindo também dicas de atividades para você, sua família e as crianças fazerem em cada uma delas. Acompanhe as datas comemoradas em Abril.

Conheça as Datas Comemorativas de Abril

Abril é o quarto mês conforme o calendário gregoriano que usamos atualmente. Seu nome provém do latim Aprilis que significa “abrir”, em referência as culturas agrícolas e flores que germinavam nessa época, lembrando que, embora para nós o mês de abri seja de outono, no hemisfério norte é primavera. O nome abril também pode ser derivado de Aprus, nome etrusco para a deusa romana Vênus.

Seja como for, este mês tem igualmente muitas datas para comemorar, confira a seguir!

Dia da Mentira – 01 de abril

Esta data também é conhecida como Dia dos Bobos. Tradicionalmente, contam-se pequenas mentiras e se pregam peças engraçadas nos desavisados nessa data. A data é comemorada por crianças e adultos, e muitas pessoas e até instituições entram na brincadeira todo o ano.

Origem do Dia da Mentira – 01 de abril

Há muitas teorias diferentes para explicar a origem dessa data. A mais conhecida diz que até o século XVI o ano novo na França era comemorado em 01 de abril, mas então o Rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano e passou o ano novo para 01 de janeiro. Muitos franceses, contudo, continuaram a comemorar na data antiga e aqueles que adotaram o novo calendário passaram a chamar os que persistiam na tradição de bobos, pois sabiam que o ano novo não era mais comemorado em 01 de abril, logo esse era um dia de mentira.

Sugestão de Atividade para o Dia da Mentira

Neste dia celebre a data pregando uma peça engraçada em Seus familiares e amigos, mas cuidado, brinque de forma a não prejudicar ninguém! Na escola aproveite para pregar uma peça divertida em seus alunos, que tal aparecer com uma prova surpresa e deixar todo mundo da turma apavorado?

Dia do Propagandista – 02 de abril

Propagandista é um profissional que promove produtos e serviços com uso de técnicas especiais de propaganda. Seus conhecimentos bem empregados fazem com que o público se interesse pelo produtos e serviços que ele oferta. Os profissionais dessa área são em informados, dinâmicos e desinibidos.

Origem do Dia do Propagandista – 02 de abril

A data foi criada para homenagear os profissionais que se esforçam em criar formas atrativas de anunciar produtos e serviços dos clientes que lhes contratam.

Sugestão de Atividade para o Dia do Propagandista

Se você conhece alguém que trabalha na área não deixe de dar os parabéns! Aproveite também para prestar mais atenção nas propagandas, prestigie o trabalho deste profissional, que sabe você não encontra bons descontos e promoções em algo que estava procurando?

Na escola aproveite para trabalhar a propaganda com seus alunos. Leve um anúncio impresso para os estudantes e peça para que analisem a imagem e descrevam as características de linguagem que conseguem identificar na propaganda. Depois, peça para que os alunos pensem um produto que gostem e criem um anúncio para promovê-lo. No final monte um mural temático com as produções dos estudantes.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 02 de abril

O autismo é um transtorno de desenvolvimento cerebral que afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A esta condição causa mudanças afetivas, comportamentais e psicológicas que interferem no modo como a pessoa se relaciona consigo mesmo e principalmente com o mundo ao redor e outros indivíduos. A data visa, portanto, conscientizar as pessoas sobre o autismo, combatendo o preconceito e promovendo a inclusão.

Origem do Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 02 de abril

O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, para alertar as sociedades e seus governantes sobre o transtorno e promover medidas em prol do respeito e inclusão aos autistas.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Esta dia é celebrado no Brasil com eventos públicos, palestras e campanhas, informe-se, convide seus familiares e compareça a um desses eventos. Leve seus filhos também. Na escola é um bom momento para levar os alunos a um destes eventos, chamar um palestrante para conversar com os alunos sobre o autismo ou caso isso não seja possível, montar uma aula diferenciada, abordando o tema e incentivando o respeito, a tolerância e a compreensão com os autistas e seu mundo.

Dia Internacional do Livro Infantil – 02 de abril

A data celebra a literatura infantil no mundo todo. Ler desde pequeno é o segredo para desenvolver um hábito duradouro de leitura, portanto, esta data visa incentivar a leitura pelas crianças e conscientizar os adultos sobre a importância de inserir a criança desde pequena no universo dos livros.

Origem do Dia Internacional do Livro Infantil – 02 de abril

A data foi escolhida para homenagear a literatura infantil por ser o dia de nascimento do escritor Hans Christian Andersen, o primeiro a adaptar fábulas antigas para a idade infantil. Entre suas obras estão “O Patinho Feio” e “A Pequena Sereia”.

Sugestão de Atividade para o Dia Internacional do Livro Infantil

Nesta data compre um livro infantil e presenteie uma criança da sua família, se não tiver nenhuma no seu círculo familiar, presenteie o filho de alguém que você conheça. Na escola é um bom dia para levar as crianças a biblioteca da sua escola e fazer um momento de leitura.

Dia Nacional do Parkinsoniano – 04 de abril

A data tem por objetivo promover a conscientização social sobre o Mal de Parkinson, uma doença que afeta a sistema nervoso central. A doença é mais comum em pessoas acima de 60 anos de idade. Seus sintomas incluem tremores involuntários, rigidez corporal, postura instável e movimentos lentos.

Origem do Dia Nacional do Parkinsoniano – 04 de abril

A data foi criada como marco inicial de uma campanha de conscientização social que dura até o dia 11 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Doença de Parkinson.

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional do Parkinsoniano

Nesta data se informe sobre o Mal de Parkinson, nome pelo qual é mais conhecida a doença. Se possível visite um asilo e faça uma atividade de voluntariado. Na escola trabalhe a data com seus alunos, leve um pequeno texto instruindo-os sobre a doença e os sintomas, e estimule seus alunos a respeitarem os mais velhos e serem cuidadosos com os idosos de suas famílias.

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e Pela Paz – 06 de abril

O objetivo desta data é comemorar o potencial das atividades esportivas para a educação cívica. Comemora-se ainda a capacidade do esporte em promover aproximações quebrando barreiras de culturas e idiomas.

Origem do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e Pela Paz – 06 de abril

O dia foi criado em uma Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) realizada no ano de 2013.

Sugestão de Atividade para o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e Pela Paz

Nesta data celebre com sua família e amigos praticando uma atividade física juntos. Uma boa ideia é andar de bicicleta. Na escola aproveite para organizar uma competição esportiva entre seus alunos, escolha um esporte, divida os times, deixe as crianças se divertirem e promova o cultivo de boas atitudes, companheirismo, solidariedade e trabalho em equipe.

Dia do Corretor – 07 de abril

A data presta homenagem ao profissional que trabalha intermediando negócios de compra de aquisição de determinados bens e serviços, como os corretos de imóveis, que intermedeiam a compra e venda de imóveis ou corretor de seguros, que visa planejar e vender as melhores condições econômicas ou de saúde para seus consumidores. Há ainda o corretor de frete, o corretor da bolsa de valores, entre outros.

Origem do Dia do Corretor – 07 de abril

A data foi instituída para valorizar o trabalho dos profissionais deste segmento homenageando a todos os corretores e suas importantes funções para a sociedade.

Sugestão de Atividade para o Dia do Corretor

Neste dia parabenize os profissionais deste segmento, se você conhece um corretor diga a ele pessoalmente, senão pode publicar uma homenagem lembrando o dia em suas redes sociais. Na escola trabalhe o dia do corretor aproveitando para apresentar as crianças mais uma profissão, explica as atividades desse profissional, os ramos que pode atuar e sua importância para a sociedade. Crie alguns tópicos e peça para os alunos copiarem no caderno.

Dia do Jornalista – 07 de Abril

O jornalista é um profissional responsável por levar a notícia ao público, seja na televisão, rádio, internet ou jornal impresso. Este profissional deve trabalhar com imparcialidade e tendo sempre em vista a verdade real dos fatos, é graças ao trabalho dos jornalistas que podemos ter acesso as notícias todos os dias.

Origem do Dia do Jornalista – 07 de Abril

A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para homenagear Giovanni Battista Libero Badaró, personalidade de destaque na luta pelo fim da monarquia portuguesa e pela independência do Brasil. O jornalista e médico foi assinado em São Paulo por inimigos políticos e seu assassinato foi um dos fatores que levou o imperador D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril.

Sugestão de Atividade para o Dia do Jornalista

Comemore a data conhecendo mais a respeito da profissão de jornalista no Brasil, faça uma pesquisa e se conhecer algum jornalista não deixe de dar os parabéns. Na escola apresenta a profissão as crianças, divida os alunos em grupos e peça para eles montarem um pequeno teatro apresentando notícias como se fossem jornalistas de um telejornal.

Dia Mundial da Saúde – 07 de abril

A data visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidarem da própria saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Especificamente o foco está na prevenção e na manutenção de hábitos saudáveis, como a boa alimentação e a prática de atividades físicas.

Origem do Dia Mundial da Saúde – 07 de abril

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, quando os integrantes da mesma estavam preocupados em manter as pessoas de todo o mundo em boas condições de saúde.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial da Saúde – 07 de abril

Nesta data aproveite para dar uma atenção especial a sua saúde e a saúde das pessoas que você conhece. Incentive a todos a terem bons hábitos, reveja seus próprios comportamentos sobre o tema, e se conhecer alguém com algum problema de saúde incentive essa pessoa a procurar um médico. Na escola aproveite a data para trabalhar os bons hábitos alimentares junto as crianças, incentive também a prática de exercícios. Leve uma lista com sugestões de alimentos saudáveis, se possível passe algumas receitas fáceis de fazer.

Dia do Médico Legista – 07 de Abril

A data homenageia a medicina legal, atividade exercida pelos médicos legistas. São eles que realizam necrópsias nos corpos humanos visando encontrar a possível causa da morte. Esses médicos entram em ação quando a morte não é natural ou quando existe suspeita de que não seja.

Origem do Dia do Médico Legista – 07 de Abril

A data surgiu em 1886 quando foi aprovada a Lei n.18 que oficializou a perícia médico-legal no país, com a assinatura do conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira, presidente da capitania de São Paulo.

Sugestão de Atividade para o Médico Legista – 07 de Abril

Nesta data aproveite para se informar e aprender sobre esta especialidade da medicina. Na escola leve um pequeno texto ou construa uma lista de tópicos para apresentar esta profissão aos alunos. Aproveite para apresentar o histórico da mesma e trabalhar alguns conceitos básicos de anatomia humana, depois peça para as crianças fazerem uma redação de uma página sobre o que aprenderam na aula.

Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda – 07 de Abril

Esta data presta homenagem a memória das mais de 800 mil pessoas inocentes que foram mortas em menos de três meses no genocídio de Ruanda e também aos sobreviventes da tragédia, que seguem tendo de conviver com as duras memórias dos fatos que presenciaram.

Origem do Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda – 07 de Abril

Em 1994, o presidente de Ruanda Juvenal Habyarimana morreu em um acidente de avião que na verdade foi um atentado. O governo político composto em maioria por pessoas da etnia Hutu culpou a minoria tutsi pelo atentado desencadeando assim a perseguição e morte em massa dessas pessoas. Mas, muitos hutus acabaram sendo mortos também por se oporem ao genocídio.

Escolheu-se o dia 07 de abril, pois foi nesse dia que a matança começou e durou aproximadamente 100 dias.

Sugestão de atividade para o Dia Internacional para Reflexão do Genocídio de 1994 contra os Tutsi em Ruanda

Neste dia reserve algum tempo para refletir sobre a importância da paz e da busca da resolução pacífica de conflitos para que eventos como esse nunca mais acontecem. Na escola aproveite para falar as crianças sobre o conceito de genocídio, explique o que significa, mencione o ocorrido em Ruanda e peça as crianças produzirem um cartaz em grupo com mensagens de paz e igualdade para celebrar o dia.

Dia da Natação – 08 de abril

A prática da natação é muito antiga estando ligada a própria evolução da espécie, desde seus primórdios o homem em diferentes culturas esteve em contato com a água e precisou aprender a mover-se dentro dela, especialmente as populações próximas a rios, lagos e mares.

DCIM\100GOPRO\GOPR3997.

Origem do Dia da Natação – 08 de abril

A data foi criada para promover a natação, um dos esportes mais completos para a prática de exercício físico e que traz inúmeros benefícios a saúde humana.

Sugestão de Atividade para o Dia da Natação

No dia da natação convide sua família para ir a um parque aquático, a piscina, ou até mesmo a praia, aproveite o dia com os seus familiares e filhos. Se você não sabe nadar que tal aprender? Procure um instrutor e mãos a obra! Na escola aproveite para comentar sobre a data com os alunos e fale a eles sobre os benefícios da prática para a saúde. incentive os estudantes a terem uma vida saudável praticando atividade física.

Dia Mundial do Combate ao Câncer – 08 de abril

Esta data visa conscientizar as pessoas sobre os cuidados de prevenção contra o câncer, a segunda doença que mais mata em todo o mundo. As causas para o surgimento desta enfermidade são várias, incluindo fatores externos, hábitos da pessoa e mesmo condições genéticas predeterminadas.

Origem do Dia Mundial do Combate ao Câncer – 08 de abril

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) visando mobilizar as organizações de saúde e a sociedade de uma forma geral na luta contra o câncer.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial do Combate ao Câncer

Neste dia aproveite para dedicar um tempo a cuidar da sua saúde. Informe-se sobre os cuidados para prevenção do câncer e busque cultivar hábitos de vida saudáveis. Se você fuma, bebe, tem uma vida alimentar desregrada ou é sedentário, aproveite para refletir sobre como pode mudar prejudiciais a sua saúde para viver melhor. Na escola, faça uma atividade de pesquisa, leve os estudantes ao laboratório de informática, peça que pesquisem sobre o câncer, o que é, suas causas, tratamento e principais tipos de tumores.

Dia Mundial da Astronomia – 08 de abril

O céu fascina o homem desde os primórdios da raça humana. A Astronomia é a ciência que estuda o universo, sua imensidão e seus astros, sendo um dos conhecimentos mais antigos da humanidade, seu estudo foi desenvolvido por diversas civilizações da antiguidade e continua a exercer fascínio sobre cientistas e estudiosos nos dias de hoje.

Origem do Dia Mundial da Astronomia – 08 de abril

A data é presente nos calendários de muitos países, como o Brasil, mas não existe um documento oficial que justifique a data. Alguns pesquisadores apontam que a data teria surgido nos Estados Unidos em 1973, para propagar o entusiasmo pela Astronomia.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial da Astronomia

Neste dia dedique um tempo a observar os céus, convide seus filhos para passar um momento ao livre, pode ser no quintal da sua casa, e explique a eles sobre os astros celestes, constelações e incentive o gosto pela pesquisa e o estudo da Astronomia. Na escola, peça para os estudantes fazerem uma maquete do sistema solar, forneça material de apoio e dê dicas sobre o processo, e no final faça uma exposição dos trabalhos para valorizar o empenho dos alunos.

Dia Nacional do Sistema Braille – 08 de abril

A data visa propagar o conhecimento sobre o método braille, o sistema de escrita e leitura desenvolvido para os deficientes visuais. O Sistema surgiu na França, em 1825, desenvolvido pelo francês Louis Braille. Louis ficou cego aos três anos de idade, ao completar 20 anos criou um método para escrita e leitura composto por variações de formas compostas por um conjunto de seis pontos. O método foi amplamente aceito e se propagou pelo mundo todo.

Origem do Dia Nacional do Sistema Braille – 08 de abril

A data foi criada em homenagem a José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional do Sistema Braille

Neste dia dedique um tempo a conhecer melhor o método Braille, converse com seus filhos sobre o sistema, apresente a eles o método e ajude a propagar o respeito e a compreensão com os deficientes visuais. Na escola faça um exercício com seus alunos, tire carteiras e cadeira do caminho, ou leve as crianças a quadra, peça que todos coloquem uma venda nos olhos e fiquem assim por alguns minutos. A experiência vai ajudar os estudantes a entenderem melhor o mundo dos cegos, não se esqueça de fazer uma reflexão ao final falando sobre a importância do respeito e da inclusão.

Dia Nacional do Aço – 09 de abril

A data presta homenagem a liga de aço, um dos materiais mais importantes para o desenvolvimento da civilização moderna. O aço, composto de ferro e carbono, é um material muito empregado na área de construção civil. Igualmente, grande parte das maquinas e equipamentos de todos os ramos industriais são feitos de aço.

Origem do Dia Nacional do Aço – 09 de abril

A data foi criada para homenagear a Companhia Siderúrgica Nacional, CSN, criada em 09 de abril de 1941.

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional do Aço

Neste dia que tal fazer uma pesquisa sobre os diferentes usos da aço? Você vai se surpreender com a importância desse material para a sociedade. Na escola apresente aos alunos a história do aço, comente seus usos pelas civilizações e sobre o emprego atual do mesmo nos diferentes setores da sociedade. Leve um pequeno texto ou passe tópicos para os estudantes registrarem as informações no caderno.

Dia Nacional da Biblioteca – 09 de abril

A data visa incentivar a leitura homenageando este espaço historicamente consagrado aos livros, sua preservação e acesso.

Origem do Dia Nacional da Biblioteca – 09 de abril

A data foi criada como referência a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, e também ao dia do bibliotecário, ambos instituídos por meio do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional da Biblioteca

Esta é mais uma data para ler e incentivar a leitura. Compre um livro ou faça um empréstimo na biblioteca local. Se preferir presenteie alguém. Na escola peça para as crianças fazerem uma redação sobre o livro que mais gostaram de ler e socialize as produções com a turma ou leve aos alunos para uma visita a biblioteca escolar para um momento de leitura.

Dia da Engenharia – 10 de abril

A engenharia é uma das ciências mais importantes desde o início da civilização humana, nenhuma obra produzida pela mão do homem seria possível sem ela, desde as monumentais pirâmides ao pequenos objetos do dia a dia. A engenharia contempla diferentes especialidades, como construção, engenharia elétrica, engenharia agronômica etc.

Origem do Dia da Engenharia – 10 de abril

A data foi criada para homenagear o Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, que era o Comandante do Primeiro Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Ele morreu em 10 de abril de 1866.

Sugestão de Atividade para o Dia da Engenharia

Faça uma homenagem aos engenheiros com uma publicação nas redes sociais. Se conhecer um engenheiro ligue e dê os parabéns. Na escola é um bom momento para trabalhar esta profissão com seus alunos, leve um vídeo curto falando sobre as atribuições desse profissional em seu dia a dia e comente com as crianças sobre a importância da engenharia para a história humana.

Dia do Infectologista – 11 de abril

A infectologia é uma especialidade médica muito importante reconhecida desde o século XIX quando grandes epidemias de doenças passaram a assolar o mundo, inclusive o Brasil. O infectologista é especializado em doenças infecciosas e parasitárias, como a dengue, febre amarela e hepatite.

Origem do Dia do Infectologista – 11 de abril

A data foi criada no ano de 2005 pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). O dia foi escolhido por ser a data de nascimento do médico Emílio Ribas, um dos pioneiros da área no Brasil.

Sugestão de Atividade para o Dia do Infectologista

Neste dia previna-se! Veja sua carteira de vacinas e a de seus filhos, e se algo estiver faltando procure um posto de saúde e coloque a prevenção da sua saúde em dia.

Na escola aproveite para trabalhar sobre doenças infecciosas e prevenção. Fale sobre os perigos da dengue e do Zika vírus, ensine as crianças a não deixarem água parada em casa como em vasos de flores e objetos jogados no quintal, estimule os alunos a serem socialmente conscientes.

Dia da Escola de Samba – 11 de abril

A data homenageia os grupos que animam o carnaval de São Paulo e Rio de Janeiro nos tradicionais desfiles de carnaval. As escolas de samba são os elementos mais lembrados em tempos carnavalescos.

Origem do Dia da Escola de Samba – 11 de abril

A criação deste dia visa homenagear a fundação do bloco carnavalesco Ouro Sobre Azul, por Paulo da Portela em 1935. Posteriormente o bloco passou a ser conhecido como Conjunto Carnavalesco Oswaldo Cruz.

Sugestão de Atividade para o Dia da Escola de Samba

O Carnaval já passou, mas sempre é possível ouvir um bom samba. Neste dia reserve um tempo para se divertir e quem sabe dançar, não deixe as crianças de forma da brincadeira. Na escola aproveite o momento para trabalhar elementos artísticos como cor, forma, textura, luz e sombra usando exemplos dos belos carros alegóricos e fantasias carnavalescas dos desfiles. Peça para seus alunos fazerem um desenho apresentando cada um desses elementos.

Dia do Obstetra – 12 de abril

O obstetra é o médico (a) que faz o acompanhamento pré-natal das gestantes, aconselhando e monitorando a saúde da mulher e seu bebê durante a gravidez, no parto e no pós-parto.

Origem do Dia do Obstetra – 12 de abril

O dia do Obstetra foi criado para homenagear esses profissionais tão importantes para a saúde da mulher e da família, que tem papel ativo na redução da mortalidade infantil e também das mulheres no parto.

Sugestão de Atividade para o Dia do Obstetra

No dia do obstetra publique uma mensagem parabenizando esses profissionais em sua rede social e se você for mãe parabenize o médico que cuida da sua saúde e dos seus filhos. Na escola aproveite para apresentar essa profissão aos seus alunos, leve um texto informativo, faça a leitura junto a turma e destaque o papel desse profissional nos cuidados com a saúde das gestantes.

Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado – 12 de abril

A data visa comemorar as conquistas espaciais da humanidade, celebrando os voos tripulados para a órbita da Terra e os voos históricos para a Lua. O dia também visa reafirmar a importância da ciência e da tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável.

Origem do Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado – 12 de abril

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU em 2011 durante uma de suas assembleias gerais.

Sugestão de Atividade para o Dia Internacional do Voo Espacial Tripulado

Neste dia visite um museu de história ou faça uma pesquisa na internet sobre o desenvolvimento da tecnologia espacial e os voos tripulados. Se preferir veja um documentário. Na escola não deixe de lembrar da data com seus alunos, apresente a eles um vídeo mostrando imagens obtidas pelas missões espaciais da Nasa, fale sobre a profissão dos astronautas e instigue a curiosidade infantil pela ciência e tecnologia.

Aniversário de Fortaleza – 13 de abril

A cidade de Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Uma das mais belas cidades litorâneas brasileiras, o seu aniversário não é feriado, mas ponto facultativo para funcionários e órgãos públicos conforme o Decreto nº 13781 de 01/04/2016. O nome da cidade faz referência ao seu marco inicial, um forte construído pelos holandeses em 1649.

Origem do Aniversário de Fortaleza – 13 de abril

A data celebra a fundação oficial da cidade ocorrida em 13 de abril de 1726.

Sugestão de Atividade para o Aniversário de Fortaleza

Neste dia se você mora em Fortaleza ou cidades vizinhas aproveite o passeio cultural público oferecido pela prefeitura todos anos nesta data. Na escola peça para seus alunos homenagearem a fundação da cidade desenhando um forte, primeira construção da cidade.

Dia do Office-boy – 13 de abril

A data presta homenagem aos responsáveis pela entrega e retirada de documentos em escritórios, encomendas, depósitos bancários, comunicados e diversos outros elementos que facilitam o dia a dia dos escritórios. Por norma, os Office-boy são profissionais jovens em inicio de carreira.

Origem do Dia do Office-boy – 13 de abril

A data foi instituída pela Lei nº 4.110, de 03 de julho de 1983, no estado de São Paulo.

Sugestão de Atividade para o Dia do Office-boy

Se você conhece um Office-boy não deixe de parabenizar e agradecer pela agilidade que o trabalho dele presta ao funcionamento de muitas empresas. Na escola, comente sobre o dia com seus alunos, essa pode acabar sendo a primeira profissão de algum deles no futuro. Fale sobre as atribuições desse profissional, média de salário e um pouco de seu dia a dia.

Dia do Beijo – 13 de abril

O beijo é uma das mais antigas expressão de amor e carinho que a espécie humana desenvolveu. Podemos beijar no rosto, na testa ou nos lábios daqueles que amamos, demonstrando amor e afeto.

Origem do Dia do Beijo – 13 de abril

Uma lenda italiana conta que o jovem Enrique Porchelo era conhecido por já ter beijado todas as mulheres de sua vila. Por causa dos rumores, o padre da vila ofereceu um prêmio em dinheiro para a mulher que nunca tivesse sido beijada pelo rapaz. Ninguém apareceu para reclamar a soma, que se diz estar escondida em algum lugar na aldeia. Supostamente era o dia 13 de abril de 1882.

Sugestão de Atividade para o Dia do Beijo

Comemore o dia beijando aqueles que você ama com carinho e amor. Na escola comente sobre o dia com as crianças e lembre seus alunos de darem um beijo carinhoso em seus pais e familiares ao chegar em casa.

Dia do Hino Nacional Brasileiro – 13 de abril

A melodia do nosso hino foi composta por Francisco Manuel da Silva em 1822, sua letra, contudo, só foi criada anos depois por Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909. Apesar disso, o hino só se tornou oficial 1º de setembro de 1971, através da lei nº 5.700.

Origem do Dia do Hino Nacional Brasileiro – 13 de abril

O hino nacional é um dos símbolos da República Federativa do Brasil. A escolha desse dia faz referência a uma manifestação ocorrida nesta data em 1831 quando D. Pedro I embarcava para Portugal.

Sugestão de Atividade para o Dia do Hino Nacional Brasileiro

Comemore o dia ouvindo o hino nacional em demonstração de amor e respeito pela nossa pátria. Na escola, o hino deve ser cantado obrigatoriamente, ao menos uma vez por semana, desde 2009. Então se você é professor ou diretor escolar reúna os alunos para cantarem juntos o hino nacional nesse dia.

Dia do Jovem – 13 de abril

A data celebra a juventude, uma fase da vida humana repleta de vigor, alegria e descobertas. Conforme as Nações Unidas, são considerados jovens os indivíduos entre 15 a 24 anos de idade.

Young friends in the park

Origem do Dia do Jovem – 13 de abril

A data foi instaurada para celebrar os jovens, comemorando essa fase tão importante da vida, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade, já que os jovens representam o futuro.

Sugestão de Atividade para o Dia do Jovem

Nesta data celebre a juventude e sua alegria, se você for jovem saia com seus amigos e se divirta, se você for mais velho aproveite o dia com seus filhos e façam coisas divertidas juntos. Na escola celebre o dia com seus alunos, fale sobre o significado da data e peça para que eles escrevam uma redação sobre o que desejam ser quando forem mais velhos, seus sonhos e aspirações de vida.

Dia da Carta Régia – 13 de abril

Carta Régia é nome atribuído a um documento oficial assinado por um rei (monarca), o qual segue para uma autoridade, sem passar pela chancelaria, e geralmente contém determinações e ordens permanentes. Existem vários destes documentos na história brasileira como a Carta Régia de 1701, a Carta Régia de 1785, e o Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, de 28 de janeiro de 1808.

Origem do Dia da Carta Régia – 13 de abril

Em 13 de abril de 1808 foi publicada uma carta régia brasileira insentando os navios da Capitania da Bahia do Commercio da escravatura da Costa da Mina, de fazerem escala pelas Ilhas do Principe e S. Thomé. A carta foi direcionado ao Conde da Ponte, sendo tal carta régia uma lei do período imperial brasileiro.

Sugestão de Atividade para o Dia da Carta Régia

Neste dia faça uma pesquisa sobre as cartas régias brasileiras e conheça mais sobre história do Brasil. Na escola apresente uma carta régia aos alunos, pode-se encontrar uma facilmente em acervos digitais, explique a eles sobre o que é este documento, para que servia e qual sua relevância histórica. Peça aos estudantes para colarem o texto no caderno ao final.

Domingo de Ramos – 14 de abril

Esta é uma data religiosa cristã a qual recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém quando ele foi recebido por todos como filho de Deus. Ele foi saudado com folhas de palmeira e oliveira, da onde advêm o nome domingo de ramos.

Origem do Domingo de Ramos – 14 de abril

Esta data muda todos os anos, pois o domingo de ramos é celebrado sempre um domingo antes da Páscoa. Neste dia as pessoas costumam levar ramos para a igreja para serem benzidos, em menção a saudação recebida por Jesus, fato que dá nome a celebração.

Sugestão de Atividade para o Domingo de Ramos

Se você é católico compareça a missa com sua família. Aproveite para refletir sobre sua fé e orar. Na escola a data pode ser inserida nos conteúdos de ensino religioso, fale a seus alunos sobre o significado do dia para os cristãos e peça para que anotem alguns tópicos sobre o assunto no caderno.

Dia Mundial do Café – 14 de abril

O café é uma bebida apreciada no mundo todo. A Associação Brasileira da Indústria do Café – ABIC, 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos tomam café. Na atualidade, o Brasil é considerado o maior produtor e exportador do produto no mundo todo.

Origem do Dia Mundial do Café – 14 de abril

Esta data não é oficializada por nenhum órgão internacional, e nenhum registro consta sobre sua origem, contudo está presente nos calendários oficiais de diversos países.

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial do Café

Celebre o dia bebendo um bom café, convide seus amigos para uma visita ou vá com eles a uma cafeteria. Na escola apresente aos alunos o significado do dia, embora o café não seja uma bebida indicada para crianças, você pode se surpreender com o número de alunos seus que o bebem em casa. Leve grãos de café e distribuía aos alunos, peça para que eles façam uma colagem com os grãos homenageando o dia. Socialize as produções em um mural.

Dia Mundial do Desenhista – 15 de abril

A data presta homenagem aos artistas e profissionais do desenho que nos encantam com sua habilidade e traços. Os desenhistas precisam ter entender de elementos como ângulos, perspectivas, texturas, cores, luz e sombra, além de terem sensibilidade artística.

Origem do Dia Mundial do Desenhista – 15 de abril

O dia foi escolhido para prestar homenagem ao pintor renascentista Leonardo Da Vinci, que nasceu em 15 de abril de 1452. A data foi instituída pela primeira em 2011 pela Associação Internacional de Artes (IAA).

Sugestão de Atividade para o Dia Mundial do Desenhista

Neste dia homenageie os desenhistas conhecendo mais as áreas onde esse profissional pode atuar, como publicidade e arte digital em quadrinhos e mangás. Dê alguns desenhos para seus filhos colorirem e estimule seus hábitos artísticos. Na escola aproveite para apresentar a profissão aos alunos e ensinar a eles algumas técnicas de desenho com luz e sombra, peça para para os alunos fazerem uma produção individual e socialize no mural da escola.

Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de abril

Este dia foi pensando para estimular o desenvolvimento de um pensamento crítico na sociedade quanto a relevância da correta utilização do solo, enquanto importante recurso natural para produzir alimentos. O conhecimento sobre o que polui o solo e como combater essa poluição é um dos principais pontos levantados nesse dia.

Origem do Dia Nacional da Conservação do Solo – 15 de abril

A data foi instituída por meio do decreto de Lei n.7.876, de 13 de novembro de 1989. A iniciativa veio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Sugestão de Atividade para o Dia Nacional da Conservação do Solo

Neste dia que tal cuidar do seu quintal? Você pode chamar seus filhos e fazer um canteiro de flores, ou até mesmo uma horta se houver espaço. Caso não tenha essa possibilidade, leve sua família a um parque ou praça e passe um tempo ao ar livre em contato com a terra.

Na escola aproveite para trabalhar os tipos de solo, mata ciliar, plantio, reflorestamento e outros elementos ligados ao cuidado do solo. Peça para seus alunos fazerem um cartaz apresentando os diferentes tipos de solo com imagens e frase informações aprendidas na aula.

Dia do Desarmamento Infantil – 15 de abril

A data discute os perigos e consequências do uso de armas pelas crianças, inclusive aquelas as armas de réplica ou de brinquedo. A principal preocupação diz respeito aos efeitos que esse contato precoce com armas, mesmo que sejam em jogos de videogame, na vida futura dessas crianças.

Origem do Dia do Desarmamento Infantil – 15 de abril

A data foi instituída desde 2001, sendo comemorada desde então para estimular que as crianças troquem armas por brinquedos e brincadeiras não agressivas.

Sugestão de Atividade para o Dia do Desarmamento Infantil

Neste dia converse com seus filhos sobre a violência e o uso de armas, dê brinquedos a eles no lugar de videogames violentos e armas de brinquedo. Na escola não deixe a data passar em branco, promova em conjunto ao corpo docente da sua instituição uma campanha de arrecadação de armas de brinquedo, trocando as armas das crianças por outros brinquedos.

Dia Mundial da Voz – 16 de abril

A data visa promover reflexão sobre a importância da preservação da voz, ficando alertas a alterações na voz que podem ser sinais de alguma enfermidade, como o câncer de laringe.

Origem do Dia Mundial da Voz – 16 de abril

A primeira comemoração da voz foi criada no Brasil no Brasil



This post first appeared on Demonstre Educação, please read the originial post: here

Share the post

Datas Comemorativas de Abril – Atividades e Projetos

×

Subscribe to Demonstre Educação

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×